Marketing
Franchising brasileiro cresceu 8,3% em 2015
Setor enfrentou crise com criatividade, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF)
Setor enfrentou crise com criatividade, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF)
Meio & Mensagem
29 de janeiro de 2016 - 6h00
Enquanto todos os indicadores da economia apontam para baixo, os números do setor de franchising no País ainda apresentaram crescimento em 2015. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor cresceu 8,3%, atingindo faturamento de R$ 139,5 bilhões.
A entidade destaca como propulsor desse crescimento a capilaridade das redes, que avançaram para cidades com menos de 50 mil habitantes, sendo as regiões Nordeste e Centro-Oeste destaques na expansão. Ano passado, o franchising chegou a 40% dos municípios brasileiros, contra 37% de 2014. E a atuação em rede é que teria ajudado a amenizar os efeitos da crise, segundo Claudio Tieghi, diretor de inteligência de mercado, relacionamento e sustentabilidade da ABF. “Essa estrutura permitiu que muitas redes não repassassem integralmente as pressões inflacionárias para o preço final de seus produtos e serviços. Além disso, as franquias, de forma geral, têm ticket médio compatível com o bolso do brasileiro”, afirmou em comunicado.
O número de marcas de franquias cresceu 4,5% em relação a 2014 – em 2015, 131 novas marcas de diferentes segmentos iniciaram operações de franchising, como Casa Bauducco, Cia. dos Livros, Di Pollini, Espaço Laser e Paris Jóias. Das mais de três mil em operação, 95% são de origem nacional. Quanto ao número de unidades de franquia teve expansão de 10,1%, chegando a 138.343 pontos de venda.
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