Cinco passos para você (marqueteiro) evitar fraudes no mundo digital

Buscar

Cinco passos para você (marqueteiro) evitar fraudes no mundo digital

Buscar
Publicidade

Opinião

Cinco passos para você (marqueteiro) evitar fraudes no mundo digital

Chegou a hora de discutir a relação e fazer perguntas óbvias, que podem parecer simples ou até mesmo inconvenientes, mas que o momento mais do que pede


8 de fevereiro de 2018 - 15h45

Neste momento em que a sociedade discute a pós-verdade, busca transparência e descobre que os níveis de fraude são alarmantes no mundo digital, a reação natural é condenar o meio, frear ou cortar seus investimentos em mídia online. Mas seria possível não seguir esses caminhos e fazer algo para proteger as marcas e os investimentos em mídia digital, para aproveitarmos as facilidades da programática, a cauda longa, as plataformas, os dados e todas as vantagens que foram trazidas como benefícios para nossa indústria nos últimos anos?

Eu acredito que sim. E para começar, proponho uma DR. Proponho colocar numa única discussão os seus times de marketing, a sua (ou suas) agência (s), seus parceiros de mídia, como DSPs, Trading Desks, etc, e conversar abertamente sobre o que é preciso ser feito daqui para frente. Chegou a hora de discutir a relação e fazer perguntas óbvias, que podem parecer simples ou até mesmo inconvenientes, mas que o momento mais do que pede.

A transparência não está sendo tão clamada? Então, mãos à obra! Para contribuir, fiz este Guia de Melhores Práticas Digitais em apenas cinco passos, só que com um nível de detalhe máximo. Espero ajudar para que a DR termine em conciliação entre as partes, e não ao contrário.

VEICULAÇÃO. Construa uma lista de veiculação, que deve conter:

Local da veiculação (site, URL, nome do aplicativo, etc)

– Formato (display com o tamanho, vídeo com a duração, som ligado e a posição, outros formatos com descrições detalhadas do tipo intervenção de 12 segundos ao trocar a página, Menu do App, Selo na página, etc)

– Métricas de entrega — impressões, cliques, usuários únicos e viewability

– Fonte dos Dados — ferramenta de mercado, auditada pelo MRC ou própria?

– Por favor (o favor aqui é para você mesmo), olhe a lista de sites! Visite os sites que você não conhece e comece a bloquear (blacklist) ou validar (whitelist) todos eles. Um dos maiores problemas que encontramos hoje e que propicia a fraude é a distribuição de campanhas sem o controle humano.

O Chase Manhattan Bank reduziu suas campanhas de 400 mil sites para 5 mil e não piorou seus resultados pela redução. Todos os 5 mil sites foram aprovados pelo departamento de marketing em duas semanas. Quem estava com medo de perder o emprego para os algoritmos, anime-se, porque está sobrando trabalho para ser feito. É fundamental controlar onde você veicula a sua comunicação. Parece óbvio, não? Mas não tem sido nos últimos anos e os anunciantes têm pago um alto preço por isso.

Exemplos:

Bom: site A, Banner 300×250 na homepage, 1 milhão de impressões, 200 cliques, 50% de viewability, fonte Adserver XYZ, auditado pelo MRC.

Ruim: aplicativo B (Android e iOS ), Banner 300×250 na homepage, não fornecendo impressões, 200 cliques, métrica própria.

Péssimo: compra de performance não transparente C, diversos banners (quais ?) , 500 Cliques medidos pelo Analyticis do comprador (jura?).

INVESTIMENTO. Converse sobre custos com sua agência/agente/plataforma: 

 Pergunte como ele se remunera (cuidado, você pode ficar surpreso)

– Pergunte se ele recebe rebates/incentivos dos veículos (é um direito seu saber)

– Pergunte se ele topa abrir os investimentos pela lista de veiculação

Observação: a margem ou lucro das operações são assuntos privados das empresas na cadeia. O objetivo aqui é entender de forma transparente o custo efetivo da mídia, aquele que você paga e que deve ter certeza de que foi entregue/veiculado sem intermediações desconhecidas da cadeia ou simplesmente “encorpados” por práticas de intermediação indevidas do processo.

Exemplos:

Bom: remuneração através de fee combinado e transparente (percentual do investimento ou valor homem/hora), plano de mídia aberto site por site, alocação por alocação, o cliente aprovando a veiculação previamente. No caso de mídia programática, é possível ter faturas separadas de Mídia, Serviços e custos de Tecnologia.

Médio ou Ruim: para facilitar, você faz um pacote que engloba tudo, Mídia (Veiculação), Serviços (Operação) e Tecnologia em um custo único. A diferença entre médio e ruim decorre da transparência de abrir o investimento linha a linha: se topar é médio, se não topar, é ruim.

Péssimo: pagamento feito apenas pelo resultado comprovado, mas sem garantia de onde a veiculação foi feita. Nunca entre na conversa de que “La garantia Soy Yo”, ou outras malandragens do tipo “para conseguir este preço, só sem saber onde roda”. Isso é sinal de risco iminente.

OPERAÇÃO. Detalhe quem é quem, e quem faz o quê no processo:

– Quem opera e compra a mídia? Você ou um/mais terceiros? Quem são eles?

– Como eles são remunerados e como são compostos os custos da campanha?

Exemplos:

Bom: o fornecedor/parceiro esclarece a tecnologia que usa, abre para que você e/ou sua equipe possam ter acesso direto ao trader/programador/analista sempre e quando precisar.

Médio: depende, terceirizamos partes das campanhas para empresas diferentes dependendo da demanda, mas são as empresas A, B ou C, e nem sempre é possível falar com o operador. Os custos com essas empresas são negociados caso a caso.

Ruim: ninguém explica nada. Seu fornecedor se mantém numa posição de que é apenas um gestor operacional e não lhe dá acesso aos detalhes do processo, alegando que são muito técnicos e complexos. Acrescenta a isso o argumento de que você não precisa se preocupar, porque você está comprando “resultados” e que você os terá.

TECNOLOGIA. Entenda quantos e quais são seus fornecedores:

– Quais são as empresas de tecnologia que serão utilizadas na sua campanha (DSPs, DMPs, DCOs, Analytics, etc)

– Quem tem os contratos dessas empresas, onde ficam suas sedes?

– Quantos engenheiros trabalham nessas empresas? Elas são de fato especializadas nas tecnologias que fornecem?

Exemplos:

Aqui, vale o bom senso, mas o que você tem que entender é que a tecnologia pode ser uma forma de mascarar os serviços e o que de fato está acontecendo na operação mídia. Quantas empresas de “programática” não são apenas adnetworks “travestidas”? Como descobrir isso? Se a empresa tem 200 vendedores e só 4 engenheiros, o que você acha dela? Outra pergunta importante é se ela tem vendedor no Brasil ou se, por exemplo, o time todo fica em Londres ou Nova York e a companhia tem apenas 20 funcionários em todo o mundo. Normalmente, essa não é de fato uma empresa de tecnologia. Nomes desconhecidos não são sinônimos de problemas, mas certamente sinônimo de você ter que fazer mais perguntas.

DADOS. São a alma de tudo, entenda detalhadamente cada um deles:

– Como minhas campanhas são otimizadas (custo, histórico passado, dados de mercado, concorrentes)?

– Meus dados serão armazenados?

– Depois dessa campanha, haverá algum custo adicional para a sua reutilização?

– Outros clientes podem utilizar/acessar esses dados de forma direta ou indireta?

Esse é um ponto muito técnico, os acordos são chatos de ler. Mas o fato é que ninguém quer que o concorrente use os dados dos seus clientes, concorda? Que se tenha acesso a informações deles do tipo navegação, intenção de compra, entre outros. Então, está mais do que na hora de você começar a se preocupar com tudo isso.

Exemplos:

Bom: ter/adotar uma política clara de dados, exigir o seu não compartilhamento e o seu armazenamento em uma DMP (com os devidos custos) para uso  futuro.

Ruim: você não ter normas rigorosas recorrentes e acaba fazendo controles negligentes, em que você se preocupa apenas com parte do rigor acima descrito ou os aplica apenas algumas vezes, outras não.

Péssimo: não se preocupar com nada disso, imaginando que os seus dados estarão sempre seguros.

OPCIONAL. Foro e localização:

– Empresas e pagamentos estão 100% no Brasil? E os recebimentos e os pagamentos?

– Todas as empresas envolvidas têm CNPJ?

-As compras programáticas ou pagamentos às exchanges têm ou não impostos para a remessa do dinheiro para fora do Brasil?

Aqui estamos entrando em tópicos bastante delicados e avançados. Mas uma pergunta crítica para todo comprador de mídia é se o dinheiro dele será bem investido. Empresas pequenas, que vão enviar o dinheiro ao exterior, precisam pagar muitas vezes 42% de imposto para “importar serviços” no Brasil. Isso significa que do dinheiro investido, boa parte “some” em impostos. Isso fora comissões, margens, tecnologias intermediárias que comem parte significativa do dinheiro investido. É um direito de todo anunciante entender cada detalhe dessas operações fiscais e tributárias.

OPCIONAL. Resultados no Analytics/Conversões:

Eu sei que falei que eram apenas 5, mas o trabalho continua. A boas práticas de compra de mídia (Digital ou não) têm quase sempre um objetivo que continua em outros ambientes, que pode ser no site do anunciante em um E-Commerce, nas pesquisas de marca ou mesmo nas lojas físicas, só para dar alguns exemplos. Esta análise deve continuar nestes ambientes e ser conjunta, andarem sempre lado a lado. Mas vamos por partes, se resolvermos os desafios da compra, transparência e minimizando a fraude, a expectativa é que o seu resultado aumente pelo menos 30%, que é uma média global das perdas para a fraude, podendo chegar a mais de 50% quando somarmos isso ao chamado “tech tax” ou pedágio digital, que são todos os fees escondidos e margens não transparentes que podem acontecer sem o interesse genuíno do dono do dinheiro, o anunciante e a sua cadeia de valor.

Faça todas essas perguntas e adote cada uma das dicas do Guia. De fato, não é simples tudo isso, assim como nenhuma DR é simples. Mas assim como as DRs da vida, olhar cada detalhe da sua relação com seus investimentos em mídia digital, hoje, requer extremo cuidado, coragem e transparência. Entenda esse guia como um ponto de partida para aqueles que buscam melhoria contínua e a proteção das suas marcas. Assim como relações mais éticas, transparentes e seguras em toda a cadeia da nossa indústria.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Técnica e estratégia

    Ambiente estressado pela pulverização de opções de mídia e pelas mudanças de comportamento da audiência valoriza os profissionais especialistas na atividade, mas exige desempenhos mais fundamentados

  • Premiunização para avançar

    Fazer leituras rasas dos cenários econômicos pode restringir oportunidades de negócios