Experiência e versatilidade são vitais para os profissionais de mídia
Para concorrentes na categoria, área tem sido crucial para o cenário estratégico dos anunciantes

Carlinha (IPG), Aline (Nubank) e Rafaela (Almap): cadeira ganhou maior relevância (Crédito: Divulgação)
Numa era em que a atenção do público é mais escassa, estar no lugar certo e na hora certa é fundamental para marcas, e esse é um dos desafios que movem os profissionais de mídia de agências e anunciantes, entre eles Aline Velha, diretora de mídia do Nubank; Carlinha Gagliardi, CMO e CRO da IPG Mediabrands; e Rafaela Alves, COO da AlmapBBDO, indicadas ao Caboré na categoria Profissional de Mídia.
Além da experiência com canais, a versatilidade ao trabalhar com as variáveis do mercado se tornou ponto chave na rotina desses executivos, que participam desde negociação e compra de espaços, até otimização do tráfego, monitoramento e análise de resultados.
Para a diretora do Nubank, indicada pela primeira vez, sua trajetória diversa a ajudou a ter uma visão holística de como funciona o ecossistema de comunicação, além de a ter preparado para liderar com mais consistência os times de mídia.
“Me apaixonei por esse mercado, que se move com muita velocidade. São empresas que têm desafios gigantescos com um crescimento acelerado. Precisamos nos adequar e entender como impactar milhões de pessoas em escala e mensurar”, diz a profissional, que já passou por PicPay, OLX, Uber e Meta.
Carlinha, por sua vez, acredita que é preciso entender o lugar das agências, com relevância, propósito e rentabilidade, para poder reforçar a importância e o real valor que entregam tanto para os anunciantes quanto para os veículos.
Esse é parte do legado que a executiva da IPG Mediabrands quer deixar no mercado. Carlinha diz que não tem maiores ambições de cargos e que alcançou, profissionalmente, tudo o que almeja. “O importante agora é deixar um mercado melhor, mais saudável para a geração que chega. Quando falo em legado, é devolver às agências a relevância que sempre tiveram, mostrando que são importantes e fundamentais para qualquer campanha”. A chefe de mídia já foi indicada em 2018, quando estava na BETC Havas. Também acumula passagens por Record TV, Rapp e Loducca.
Rafaela, por sua vez, procura todos os dias uma nova perspectiva, optando por estar em empresas que tenham movimentos de inovação. Isso faz parte do seu foco em modelar estruturas eficientes e estrategicamente relevantes. “Mídia não é mais apenas uma disciplina de métricas. É preciso entender a composição estratégica entre todos os stakeholders do sistema, formatos, produtos e audiências”, analisa.
Indicada pela primeira vez, já passou por Claro, Fundação Dom Cabral e TIM. “Ao longo dos últimos 28 anos fiz questão de sentar em cadeiras diversas que me dessem visão ampliada do marketing. Depois de 24 anos atuando em multinacionais de serviços e bens de consumo, optei por mudar para agência. “Estrategicamente entendo o ecossistema das agências como o mais completo, amplo e complexo”.
Para a executiva, um dos maiores desafios desses profissionais, atualmente, é a constante necessidade de diferenciação em um período em que a eficiência é a máxima para o profissional de mídia.