Assinar

42º Anuário do Clube: por menos ideias “bundonas”

Buscar

42º Anuário do Clube: por menos ideias “bundonas”

Buscar
Publicidade
Comunicação

42º Anuário do Clube: por menos ideias “bundonas”

Idealizado pelo criativo André Gola, da Almap, livro pede, em tom bem-humorado, mais ousadia ao mercado


6 de abril de 2018 - 17h35

Ao ser convidado para dirigir o 42º Anuário do Clube de Criação, André Gola, diretor de criação da AlmapBBDO, buscou inspiração naquilo que o fez estudar Propaganda em primeiro lugar: ideias novas que não seguem regras pré-estabelecidas.

Unindo essa paixão ao momento atual da sociedade e da própria indústria, que segundo ele vivem um medo “da reação desconhecida”, o criativo deu origem ao conceito “Bundões”, que compõe o livro de fotografias de Gustavo Zylberstajn, apresentado na sede da entidade, em São Paulo, na terça-feira, 3. “Trabalhamos com pessoas, e as reações à comunicação muitas vezes são surpreendentes. Não é matemática. Isso gera um desconforto. O momento de crise atual e, com as pessoas muito mais ativas na internet, acentua esse medo de arriscar o novo, e reflete em ideias menos interessantes, por serem velhas e mais comuns”, afirma o criativo.

Ironicamente, ao tentar combater ideias quadradas, Gola teve as fotos do Anuário deletadas por conteúdo impróprio no Instagram. A saída encontrada pelo criativo foi repostar a foto do livro vestido de cueca em seu perfil na rede social.

André Gola, diretor de criação da AlmapBBDO, com o 42º Anuário em mãos: “a ideia do tema dos Bundões é fazer as pessoas refletirem, através de uma forma leve e bem humorada, a arriscarem um pouquinho mais, apostando em novas ideias” (Crédito: Eugenio Goulart)

Desta vez, o anuário teve seis meses para ser criado e entregue, e não mais um ano, como nos outros anos. Segundo Gola, a mudança é fruto da insatisfação de muitos membros do clube. Dele, inclusive. ““Estava levando quase um ano para entregar o livro para os sócios. A gente julgava e oficializava os premiados no festival e demorava para confeccionar o Anuário. Isso fazia com que o material perdesse valor como registro histórico. Com a velocidade das informações, o anuário viu-se na necessidade de atualizar-se e antecipar o lançamento”, explica Fernando Nobre, presidente do Clube de Criação.

Apesar da vontade realizada, o momento de colocar a ideia em prática em um tempo reduzido trouxe contratempos. Gola conta que as informações e o conteúdo demoraram três meses para serem reunidos e entregues. Diagramação, tratamento de imagens, finalização das peças, revisão (são pelo menos três), ajuste de cor e impressão foram feitos nos três meses restantes. “Ou seja, é uma correria, mas compensa”, comemora.

No livro, estão registrados os vencedores anunciados em 17 de setembro de 2017, durante o Festival do Clube de Criação. Foram entregues 42 troféus. Nas áreas de criação, a AlmapBBDO (3 Ouros, 5 Pratas e 6 Bronzes) e a F/Nazca S&S (2 Ouros, 6 Pratas e 6 Bronzes) foram as mais premiadas. A F/Nazca já havia liderado a premiação nas áreas técnicas. Outras 21 agências receberam troféus nas áreas de criação, com destaque para FCB Brasil (1 Ouro, 1 Prata e 2 Bronzes), CP+B (3 Pratas e 1 Bronze), Leo Burnett Tailor Made (1 Estrela Verde e 2 Pratas), Wieden + Kennedy (2 Pratas e 2 Bronzes) e Soko (2 Ouros).

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BETC Havas mantém conta da TIM

    BETC Havas mantém conta da TIM

    Depois de processo de concorrência que também envolveu VML e We, agência retém verba da marca de telecomunicações

  • Sonridor chega ao Brasil com campanha estrelada por Marta Silva

    Sonridor chega ao Brasil com campanha estrelada por Marta Silva

    Intitulada "Sem tempo para dor," a campanha narra o apoio e dedicação da mãe de Marta, Dona Tereza da Silva, na trajetória da filha