Instituto Natura e Avon combatem a violência contra a mulher
Campanha “Sim, é violência. Chame pelo nome” destaca a importância do Agosto Lilás

Instituto Natura e Avon publicam vídeo-manifesto sobre Agosto Lilás (Crédito: Reprodução/YouTube)
O Instituto Natura e a Avon lançam a campanha “Sim, é violência. Chame pelo nome”, em conscientização ao Agosto Lilás.
A iniciativa, que será divulgada no Brasil ao longo desse mês e em outros países da América Latina em novembro, reforça que, além da violência física contra as mulheres, existem outras formas de agressão: psicológica, sexual, moral e patrimonial.
O vídeo-manifesto, assinado pela agência Repense, ressalta as violências que não deixam marcas na pele e se disfarçam de amor, ciúme ou brincadeira.
Além disso, no dia 7, data que marca os 19 anos da Lei Maria da Penha, a Avon mudará a cor do seu logo para lilás (Pantone 2582C), em apoio à campanha. A marca reforça que o gesto busca chamar a atenção da sociedade para as diferentes formas de violência que ainda são naturalizadas.
A ação, além de conscientizar, também reforça os meios de apoio e acolhimento, como o canal Angela, que oferece suporte a mulheres em situação de violência doméstica pelo número (11) 94494-2415, e hub informativo reunindo todas as ações.
Origem do Agosto Lilás
Foi instituído no Brasil como mês de proteção à mulher e conscientização pelo fim da violência contra a mulher em 2022, com a sanção da Lei 14.448.
A campanha também está diretamente ligada à promulgação da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), sancionada em 7 de agosto de 2006, considerada um marco no enfrentamento à violência de gênero no Brasil.
A legislação ampliou os mecanismos de proteção às mulheres em situação de vulnerabilidade, reconhecendo oficialmente cinco formas de violência: física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.