Aos 50, Propeg busca o seu restart
Agência comemora meio século revendo seus processos e pensando em novos rumos para o futuro
Agência comemora meio século revendo seus processos e pensando em novos rumos para o futuro
Teresa Levin
26 de outubro de 2015 - 2h04
Criada em Salvador por Rodrigo Sá Meneses, junto com seu pai, Oswaldo Sá Meneses, em 1965, a Propeg comemora em 2015 cinquenta anos de mercado. Hoje é presidida por Fernando Barros, que começou a trabalhar na agência em 1973 e se tornou sócio na década de 1980. Barros comanda a empresa ao lado dos vice presidentes Marcos Fonseca (operações) e Vitor Barros (atendimento e gestão).
Segundo o presidente, a Propeg festeja o meio século de atividades com o intuito de se renovar para os próximos anos. Com escritórios em Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Brasília, emprega 230 funcionários em suas cinco unidades e é a principal empresa do Grupo PPG.
“Queremos decididamente fazer um restart da empresa na busca da excelência criativa que sempre foi o que nos diferenciou”, salienta Barros. Sua ideia é aproveitar a data para começar um novo momento na empresa. “Estamos revendo tudo, de profissionais a métodos, maneiras de fazer. Estamos fazendo questionamentos inclusive junto aos nossos clientes”, diz.
Uma das mudanças mais relevantes é a troca do líder criativo. Emerson Braga assume como CCO, em substituição à Ana Luisa Almeida, que deixa a empresa. Até então, Braga era vice-presidente de criação da Revolution Brasil, a agência de varejo do Grupo PPG, que atende as contas de Ricardo Eletro e Insinuante. Com a mudança, André Figueiredo assume a direção de criação da Revolution.
Fernando Barros comenta que, como a imensa maioria das empresas do mercado, a Propeg vive um momento de apreensão por conta da crise econômica que afeta todo o País. “Mas, nem por isso deixamos de ser fortes dentro da esperança e da expectativa de conquistas. Não nos encolhemos e estamos mais ativos ainda no sentido de buscar o crescimento nesta época em que todo mercado está em grande contração”, ressalta.
O portfólio da Propeg é historicamente recheado de contas públicas. Entre os clientes atuais estão Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Ministério da Saúde, Correios, Governo do Estado de São Paulo, Detran SP, Governo do Estado do Ceará, Governo do Distrito Federal, Prefeitura de Salvador e Prefeitura de Fortaleza. Entre as contas da iniciativa privada, destaque para M. Dias Branco, PDG, Queiroz Galvão, Santa Helena, Odebrecht Realizações, Coelba e Oi.
Ao seu lado no Grupo PPG estão as agências Revolution, Invent Live Marketing, iNFavela e Menta. A holding está presente em seis estados e soma 350 colaboradores. “Estamos buscando fortalecer o Grupo PPG, que é o acionista majoritário da Propeg e mais quatro agências. Vamos buscar negócios que vitaminem não só a atuação na área de propaganda, mas de ativação e promoção. Outra vocação nossa é trabalhar bem o mercado de varejo com a Revolution”, cita.
Na sua história de 50 anos, a Propeg tentou em vários momentos ganhar força em São Paulo, o maior mercado do País, inclusive com acordos e joint ventures com outras agências como a CBBA, nos anos 1980, e com a Lew’Lara, na década seguinte. Atualmente, é uma das poucas de capital 100% nacional entre as líderes do ranking nacional de agências de publicidade.
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