Comunicação

As melhores campanhas de 2025, segundo o Ad Age

"Better in Denim", da Gap, "Someday", da Apple e "So What", da Nike, figuram entre as melhores do ano

i 1 de dezembro de 2025 - 18h13

*Do Ad Age

Em meio a uma indústria que constantemente questiona o valor da criatividade, as melhores campanhas de 2025 mostram que a publicidade pode surpreender, encantar e mover peças importantes para as marcas.

Muitos profissionais de marketing estavam especialmente interessados em brincar com a realidade neste ano: teve doppelgängers, multiversos, frankstein fashion e consumer generated content. Além disso, uma chamada do Zoom se virou teatro e uma marca de tecnologia transformou um escândalo em performance.

Até mesmo os trabalhos mais discretos parecem caros. Uma revista de 100 anos dançou através de sua história com uma grandiosidade digna de Gershwin; o consumo de notícias se tornou uma escolha caleidoscópica; um refúgio para americanos negros foi homenageado e uma rede de sanduicheiras provou que experimentação ainda é imbatível.

Outros temas ganharam espaço: construção de mundos como construção de marcas; nostalgia; vida off-line e conexões profundas. Muitas dessas ideias não buscaram dominar cultura, mas ressoar nela, oferecendo pequenos universos para que os usuários pudessem imergir e se apaixonar.

Veja, abaixo, as 25 melhores campanhas de 2025, de acordo com o Ad Age:

25. A24: Reunião de marketing com Thimothée Chalamet para Marty Supreme

Zombar de clichês batidos no marketing é uma narrativa bem-vinda, mas a A24 levou isso além. Por meio de uma chamada de vídeo “vazada”, Thimothée Chalamet reclama, de forma arrogante, das ideias promocionais do time da A24 para o lançamento de Marty Supreme.

A campanha, criada in-house, mistura improviso com sátira corporativa, ridicularizando a busca por hype de muitos estúdios. A ideia de mergulhar monumentos mundiais no laranja de Marty Mauser é brega e hilária.

O filme, com estreia prevista para 25 de dezembro, não tem nada a ver com a campanha, mas os cinéfilos estão tão imersos em promoção — como aconteceu com o mundo rosa de Barbie — que a paródia se mostra certeira.

24. Prada: “Ritual Identities”

Scarlett Johansson experimentou um momento no multiverso em um filme da Prada, criado in-house. Na produção, a bolsa Galleria se apresenta como a única constante em estilo.

A abordagem surreal multiplicou a atriz em várias versões de si mesma, cada uma gerada por uma alquimia de alta-costura. É o luxo encontrando o cinema de arte, uma combinação poderosa.

23. Yeti: “Don’t get them a Yeti”

“Não compre um Yeti de presente”, diz o narrador — mesmo que o pedido soe mais como uma tentação. O filme imagina uma reação em cadeia acontecendo a partir do momento em que se presenteia alguém com um cooler indestrutível.

O presente leva a protagonista a imaginar uma série de possíveis contratempos envolvendo animais selvagens, tombos e caos generalizado. A narração de Ryan Bingham enriquece os visuais evocativos da campanha, prometendo uma série de aventuras para aqueles que têm coragem suficiente para abrir o presente.

A campanha, criada pela Wieden+Kennedy Portland, é a primeira publicidade de larga escala feita para a marca.

22. AG1: “Good morning, Moon”

A AG1 quer dominar as manhãs. A campanha “Good morning, Moon”, criada in-house, reconta a famosa história infantil “Goodnight, Moon”, destacando como o combustível da AG1 impulsiona manhãs ao redor do globo — desde o momento em que amanhece com a lua ainda aparecendo no céu.

A narração calma de Rick Rubin confere gravidade enquanto vemos um desfile de madrugadores, indo desde a tenista Sloane Stephens até o surfista Mick Fanning. O filme retrata ondas no mar e cozinhas silenciosas, destacando o ritmo sagrado nas manhãs.

21. Facebook: “Secret Santa”

O Facebook se reintroduziu ao público por meio de uma série de filmes para as festas de fim de ano, criados pela Droga5. “Secret Santa” conta a história de um funcionário que tira o nome da chefe no amigo secreto da empresa.

Ao stalkear o Facebook dela, ele é levado a um labirinto de pistas que termina na descoberta perfeita no Marketplace da plataforma. A trilha de Emile Mosseri e Kiss dão à produção um brilho cinematográfico, por meio de uma história que parece vivida, não enfiada à força.

20. Astronomer: “Thank you for your interest in Astronomer”

Após um escândalo que flagrou o CEO da Astronomer e a diretora de RH em um show do Coldplay, a companhia lançou um filme estrelado por Gwyneth Paltrow, ex-esposa do vocalista da banda, Chris Martin.

Na peça, idealizada pela agência Maximum Effort, Gwyneth aparenta responder dúvidas sobre o incidente, mas termina falando sobre a empresa.

É importante que empresas saibam lidar com situações difíceis de forma leve, e a campanha da Astronomer acertou em cheio — ajudando todo mundo a superar o escândalo e promovendo a companhia.

19. Waitrose: “The perfect gift”

A campanha de Natal da Waitrose é uma comédia romântica de 4 minutos, protagonizada por Joe Wilkinson — que interpreta um viúvo — e Keira Knightley — única mulher com quem a esposa falecida de Joe o deixaria seguir em frente.

Com diversas referências ao filme Love Actually, a peça une romance, humor e conforto sazonal, de forma a revelar que uma boa comida fala mais alto que palavras sinceras.

Criada pela Wonderhood Studios, a campanha trouxe trailers, pôsteres de filme e desdobramentos nas redes sociais, todos apontando para a comida como a principal linguagem do amor.

18. The New Yorker: “Everything, covered”

A The New Yorker celebra 100 anos de existência com o lançamento de seu primeiro comercial: um filme que mostra quase 700 capas da revista, de forma a retratar seu passado e seu futuro. A criação é da Condé Nast Creative Marketing e da Le Truc.

A animação é feita pelo Roof Studio e a trilha sonora pela Human, recriando uma versão da música Rhaspody in Blue, de George Gershwin. A combinação de elementos dá ao filme uma ideia de grandiosidade, de forma a homenagear a história da revista.

17. Cheetos: “The other hand font”

Uma dose de estupidez — muito bem-vinda — foi a essência da nova campanha da Cheetos, que debutou uma fonte criada por designers que usaram sua mão não dominante, já que a mão dominante estava coberta de Cheetos.

Criada pela Goodby Silverstein & Partners, a iniciativa inclui um browser plug-in que muda a fonte de qualquer site para a The other hand font, além de pacotes do salgadinho estampados com a nova fonte.

16. Rugiet: “Second half rally”

Conversa pré-jogo ou palestra sobre disfunção erétil? A Rugiet uniu os dois temas em sua campanha “Second half rally”, criada in-house. Apoiado em trocadilhos e insinuações, o filme se eleva acima de uma narrativa que poderia soar vulgar.

Cada frase de duplo sentido é entregue com charme, graças a performances marcantes. A marca promete movimentar a categoria de medicamentos para disfunção erétil com uma abordagem criativa.

15. Mountain Dew: “Kiss from a lime”

A campanha da Mountain Dew, em parceria com a Goodby Silverstein & Partners, uniu dois mainstreams do Super Bowl: animais e celebridades.

A produção faz referência a memes da internet, com elementos de CGI que levam a campanha a outro nível. Parabéns ao artista Seal, que pôde fazer piada de si mesmo e não tratou com preciosismo um de seus maiores sucessos musicais.

14. Eletronic Arts: Trailer do live action de lançamento de Battlefield 6

A Eletronic Arts reverteu a narrativa comum utilizada em trailers de games, em campanha criada pela Mother Los Angeles.

No filme, Zac Efron, Jimmy Butler, Morgan Wallen e Paddy Pimblett entram em cena para imediatamente serem destruídos por uma bomba — o que abre espaço para a entrada dos verdadeiros heróis, as equipes de Battlefield.

A peça mistura humor com uma guerra intensa, reforçando que os momentos clássicos da franquia surgem quando os jogadores trabalham juntos.

13. Gushers: “FruitHead”

A melhor campanha de Halloween de 2025 foi um curta de terror da Gushers, criado pela Imagine Entertainment. No filme, um garoto cuja cabeça se transformou em uma fruta — em um comercial de Fruit Gushers dos anos 90 — nunca melhorou, e agora está em busca de vingança.

Chester Collins, que interpreta o garoto, e Bradley Whitford, que interpreta o diretor dos comerciais dos anos 90, traçam a linha perfeita entre assustador e cafona.

12. Coors Light: “Case of the Mondays”

A campanha “Case of the mondays”, da Coors Light, estreou semanas antes da estreia do Super Bowl, com um erro de digitação intencional — em anúncios externos, impressos e nas redes sociais — prometendo um “Mountain cold refershment“.

O lançamento foi seguido de outras peças que retratam os “momentos de segunda-feira”, de forma a ajudar consumidores a aliviar a sensação de melancolia do fim da temporada de futebol. A criação é da Mischief @ No fixed address.

11. Apple: “Someday”

A Apple estreou a campanha “Someday”, protagonizada por Pedro Pascal, que destaca os cancelamento ativo de ruído dos AirPods 4.

No filme, o ator encontra refúgio na música para escapar da dor de um término. A narrativa tem tom emocional e lúdico, mostrando que a tecnologia pode mudar vidas. A criação é da TBWA\Media Arts Lab.

10. Ralph Lauren: “Um retrato do sonho americano”

A Ralph Lauren lançou uma coleção em edição limitada que celebra o Oak Bluffs, o refúgio de verão histórico para várias gerações de famílias negras, em Matha’s Vineyard.

Um curta documental, criado in-house, registra a história de Oak Bluffs, ao passo que apresenta as novas peças  — que misturam moda praiana com um estilo universitário.

9. Craft Sportswear: “Run, like we’re meant to”

Humanos foram feitos para correr. Essa verdade simples e atemporal foi retratada na campanha “Run. Like it’s meant to” da Craft Sportswear.

No filme, o atleta Tim Tollefson aparece como um homem das cavernas correndo pela natureza — e eventualmente pela cidade moderna — de forma a destacar as raízes primitivas da corrida.

A produção, criada pela Forsman & Bodenfors, reforça a postura pioneira da marca na categoria road-to-trail.

8. Nike: “So win”

A Nike celebra mulheres atletas em sua primeira campanha feita para o Super Bowl em 27 anos. A criação é da Wieden+Kennedy.

O filme traz narração da rapper Doechii, exaltando as mulheres pelo olhar de seus opositores, que listam tudo o que elas não podem fazer — mas fazem mesmo assim.

Caitlin Clark, Jordan Chiles, Sabrina Ionescu, Sha’Carri Richardson, A’ja Wilson e Sophia Wilson aparecem em closes marcantes acompanhados de uma locução rítmica e cheia de intenção.

7. Apple Tv: “The Cube”

A Apple TV reuniu atores de sua série Ruptura em uma campanha transmitida ao vivo na Grand Central Station, em Nova York. No filme, os personagens cumprem sua rotina de trabalho em uma réplica fo escritório da Lumon durante o horário de pico.

A ação, criada pela Kamp Grizzly, conta com a participação de Ben Stiller, e faz referência à série ao pegar passageiros justamente no intervalo entre suas vidas profissionais e pessoais.

6. Gap: “Better in Denim”

Após o fiasco da campanha de American Eagle com Sidney Sweeney, a Gap lançou uma série de vídeos protagonizados pelo grupo Katseye. A criação é da Gap em parceria com a Invisible Dynamics.

Ao som de Milkshake, da Kelis, “Better in Denim” é o vídeo mais assistido da série. A campanha trouxe a marca de volta para o cenário cultural.

5. The New York Times: “It’s our world to understand”

O New York Times ressignificou o ato de consumir notícias como uma busca ativa de vida com “It’s Your World to Understand”, sua primeira campanha com a agência Isle of Any.

O filme combina o jornalismo do Times com imagens inéditas para mostrar que o jornal não é apenas leitura essencial, mas vida essencial.

4. Polaroid: “The camera for an analog life”

Muitas marcas adotaram a abordagem da vida offline, mas nenhuma o fez de forma tão simples quanto a Polaroid.

A campanha, criada in-house, posicionou peças out-of-home em lugares estratégicos — como no escritório da Apple e Google — com frases como “Ninguém, em seu leito de morte, já disse: Gostaria de ter passado mais tempo no celular”.

As peças foram feitas em parceria com o artista Thomas Lélu.

3. Mr. Submarine: “50 years, 50 commercials”

A Mr. Submarine lançou uma série de 50 campanhas em celebração a seus 50 anos. Com uma estética retrô, as peças trazem diferentes versões do jingle da marca e participações de diversos ícones de Chicago.

Criada pela Quality Meats, a campanha aposta em autenticidade e diversão em sua melhor forma.

2. ChatGPT: Dish, pull-up e road trip

Jantares, treinos na academia e viagens de carro: cenas do cotidiano retratadas na primeira campanha do ChatGPT.

Em três filmes de 30 segundos, a marca mostra a IA não como uma ameaça, mas como uma parceira discreta no dia a dia.

Criada pela agência Isle of Any, a campanha traz revelações sutis pontuadas por prompts e respostas aparecendo como texto rolante, no estilo créditos de cinema.

1. Zohran para Cidade de Nova York

Zohran

(Créditos: Zohran for New York City)

A campanha de Zohran Mamdani para prefeito de Nova York foi mais uma história de design do que de publicidade, que ajudou um candidato relativamente desconhecido a derrotar um político de longa data como Andrew Cuomo.

Rejeitando o clichê patriótico vermelho, branco e azul, o designer Aneesh Bhoopathy criou um sistema que parecia a própria cidade, inspirado em referências visuais de marquises de bodegas, táxis, MetroCards, pôsteres de Bollywood e letreiros pintados à mão.

O design também espelha a política e personalidade de Mamdani: socialista democrata, que aposta em uma linguagem mais expressiva e menos corporativa, sinalizando autenticidade para eleitores mais jovens.