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Caboré: a vez dos profissionais de agências

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Comunicação

Caboré: a vez dos profissionais de agências

Conheça os candidatos ao prêmio deste ano em quatro categorias que elegem os melhores em quatro áreas: Criação, Planejamento, Atendimento e Mídia. A votação se encerra no dia 30


13 de novembro de 2012 - 6h00

Quatro categorias do Caboré premiam os melhores profissionais das agências nas seguintes áreas: Criação, Planejamento, Atendimento e Mídia. Os perfis dos indicados estão descritos abaixo e foram produzidos pela redação de Meio & Mensagem. A votação foi iniciada no dia 29 de outubro e se estende até 30 de novembro. O processo se dá pelo site www.cabore.com.br. A revelação dos ganhadores, escolhidos exclusivamente pelos assinantes do jornal (com assinaturas ativas até 24/9), será na noite de 4 de dezembro, Dia Mundial da Propaganda. 
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Profissional de Criação

– ANSELMO RAMOS (OGILVY BRASIL)
Um brasileiro gringo. Este é o redator Anselmo Ramos, vice-presidente nacional de criação da Ogilvy Brasil. Indicado pelo segundo ano consecutivo ao Caboré, ele chegou à agência em 2007, após 12 anos trabalhando em Portugal, Espanha e EUA. Fez dupla com um português de língua presa na Y&R Lisboa. Em seguida mudou-se para a filial de Madri. Do espanhol clássico, se deparou com a miscelânea da língua em Miami, com vertentes cubana, colombiana e venezuelana. Desembarcou depois na Lowe de Nova York como um dos dois únicos estrangeiros da agência (o outro era indiano). Voltou a Miami para comandar a criação da Diego+Heymann+Partners, então agência da Disney. Ramos traz a certeza de que buscar conceitos universais é uma das formas mais eficazes de fortalecer o trabalho de construção das marcas.

– EDUARDO LIMA (F/NAZCA SAATCHI & SAATCHI)
Ganhador, entre outros Leões, de uma Prata em Promo em Cannes neste ano com o case “Curiosismo”, criado para a Pinacoteca do Estado de São Paulo, Lima tira da realidade a inspiração para criar os trabalhos. E anseia em aumentar ainda mais essa bagagem. “Queria ter mais tempo para tirar fotos, brincar com meus filhos, fazer esporte, ler e viajar”. Indicado pela terceira vez ao Caboré (as outras foram em 2001 e 2007), ele fala de outros aspectos da vida real: está desiludido com as eleições para prefeito e com o time do coração, o São Paulo, por causa de “falcatruas e armações”. Mas, na emoção embriagante de um gol, Lima renova as esperanças. “Como bom viciado, vez ou outra acabo voltando”, afirma. Agora, torce pela cobiçada vaga ofertada no Brasileirão para a Libertadores, o que, segundo ele, “já estaria de bom tamanho”. E, claro, pela captura da coruja.

– JOÃO LIVI (TALENT)
“Cocriei um filme para o Grêmio, paródia de um comercial do Internacional. O do Inter era emocionante e tinha o Taffarel como protagonista. O do Grêmio era a versão trash, com o arqueiro Mazzaropi como herói. Tomou conta de Porto Alegre. O problema é que sou colorado doente.” Esta é considerada por Livi a peça mais inusitada que já criou. Neste ano, ele celebrou o Grand Prix de Rádio do Festival de Cannes, com um case para a revista Go Outside. Ele foi acordado às oito da manhã por uma voz feminina ao telefone avisando que conquistara o GP. “Desculpe ter acordado o senhor”, disse a mulher. “Minha querida, esta é a segunda melhor maneira que você poderia ter me acordado”, respondeu. “Achei que tinha exagerado na irreverência, mas do outro lado da linha explodiu uma gargalhada”. Livi já foi indicado ao Caboré uma vez, em 2005.

Profissional de Planejamento

– CÍNTIA GONÇALVES (ALMAPBBDO)
Encontrar insights de comunicação que possam ser traduzidos em grandes campanhas é a motivação de Cíntia, que está na Almap há 12 anos. A chegada à agência aconteceu de maneira corajosa. Em uma viagem a São Paulo, a gaúcha de Porto Alegre decidiu tentar uma entrevista na Almap. Dias depois, foi contratada. No portfólio da profissional estão os cases “Acredite na beleza” (O Boticário), “Vai que” (Bradesco Seguros), “Posso te falar uma coisa? Pagar com Visa é muito melhor” e “Pode ser bom. Pode ser muito bom. Pode ser Pepsi”. Segundo ela, as estratégias mais poderosas são aquelas que têm a verdade das pessoas em sua essência. “Encontrar isso exige curiosidade, técnica e muita sensibilidade”. Cíntia ficou impressionada com o retorno de colegas e clientes após o recebimento da gaiola, que chegou para ela pela primeira vez. “O prêmio tem um reconhecimento enorme”, declara.

– KEN FUJIOKA (LODUCCA)
Sócio da Loducca desde o ano passado, Fujioka soma experiências em consultoria, marketing direto e internet. Ele já havia trabalhado cinco anos na agência e retornou em 2011 após atuar por seis anos na função de head de planejamento e estratégia digital na JWT. Fujioka revela que os trabalhos realizados na Loducca para Nextel, GVT, Red Bull, MTV e Leroy Merlin são seus preferidos e destaca cases vencedores de ouro no Effie Awards: “Biro-Biro x Maradona”, para Coca-Cola, e “Bichos” para Ford, feitos na JWT. Para ele, que é um dos fundadores do Grupo de Planejamento, esta segunda indicação ao Caboré (a primeira vez foi em 2007) é uma vitória da agência. “Prêmios individuais são símbolos do trabalho coletivo”. Na opinião dele, a experiência que possui é uma forma de devolver ao mercado a sorte que conseguiu na carreira. “E, quem sabe, influenciar positivamente a vida de alguns futuros planejadores.”

– MARCELLO MAGALHÃES (LEO BURNETT)
“Gosto muito de aprender e ensinar”. É assim que Magalhães, sócio e vice-presidente de planejamento estratégico na Leo Burnett, se caracteriza. Após acumular experiências no gerenciamento de algumas marcas da Unilever, ele deixou o “lado” do cliente e migrou para as agências. Somou passagens por Y&R, Lowe, Neogama/BBH, Giovanni+DraftFCB e Ogilvy & Mather. Magalhães ainda se tornou sócio da Brand Think Tank. Em 2010, junto com Paulo Giovanni, criou a Tailor Made, que, após fusão, virou a Leo Burnett Tailor Made. Ele considera que o planejamento é um modo de construir conhecimento sobre as pessoas e transformá-lo em emoção e consistência na construção de marcas. A gaiola do Caboré, sua primeira, foi recebida durante uma reunião de budget, no mesmo dia da recebida pela Leo Burnett. “Foi um triplo prazer: pela Leo, por mim e porque fez que minha reunião terminasse imediatamente”, brinca.

Profissional de Atendimento

– ALEXANDRE GRYNBERG (NBS)
O diretor-geral do escritório paulista da NBS está na agência desde 2009. Entre os trabalhos recentes dos quais participou estão a campanha “Meu primeiro Gradiente”, que marcou a volta da Gradiente ao mercado, e a da Suvinil, com Cauã Reymond e Grazi Massafera, que mostrava o quarto da filha do casal. Antes de ingressar na NBS, Grynberg atuou em agências como Lew’Lara\TBWA, Africa, e a Hello, onde foi sócio e diretor de negócios. Para ele, um bom profissional de atendimento precisa conhecer a fundo o negócio do cliente. “Estar envolvido em todas as partes do processo criativo, passando pelo planejamento, compra de mídia, ações online, etc. Deve estar familiarizado com todas as áreas para trabalhar de forma integrada e construir um trabalho de consistência e cumplicidade com o cliente”.

– EDUARDO SIMON (TATERKA)
O sócio e vice-presidente de atendimento da Taterka soube que era um dos indicados em meio a uma reunião de negócios no Uruguai. O celular dele começou a mostrar inúmeras mensagens. A indicação coroa o trabalho que desenvolve para clientes como McDonald’s, que atende em 18 países da América Latina; Natura, no Brasil e em outros cinco países, além de trabalhos para BMW, Saraiva, Porto Seguro e Bosch. Entre os projetos de destaque está a campanha feita para a Natura Plant, que posicionou a marca na categoria de cabelos, levou um Leão em Cannes e conquistou o GP do Prêmio MaxiMídia/Grupo RBS 2012. Para ele, o bom profissional de atendimento deve ter a ambição de influenciar todas as etapas do processo de construção de uma estratégia de comunicação aos clientes.

– RONALDO RANGEL (DPZ)
São 23 anos na DPZ, inicialmente no cargo de diretor do grupo de contas, depois, diretor de atendimento. Está há 11 anos como diretor-geral da unidade do Rio de Janeiro. Entre as contas atendidas pela DPZ Rio estão Coca-Cola (comunicação corporativa e institucional), Odebrecht Realizações, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Firjan, Vivo Regional, PDG-Rio, NKS, Souza Cruz (corporativo) e Petrobras (comunicação interna). Além de liderar a operação carioca, faz parte de suas funções a coordenação e o apoio às filiais da agência em Brasília e Vitória. Para Rangel, ter trabalhado em diversas áreas (como jornalismo), atuado como mídia e também como cliente ajudou em sua formação. “Uma boa forma de atuar em atendimento é ter o máximo de informações e experiências possíveis”, diz.

Profissional de Mídia

– ALEXANDRE UGADIN (GIOVANNI+DRAFTFCB)
“Nunca contei para ninguém, mas sempre tive a expectativa de ser indicado. Apesar disso, não esperava que fosse acontecer agora. Estava em um evento corporativo em Trancoso (BA) e cheguei a chorar quando soube que havia recebido a gaiola”, revela Ugadin sobre o fato de ser, pela primeira vez, um dos finalistas. Ele trabalhou na Talent, Y&R, Africa, Dentsu e Neogama/BBH e, desde 2009, está na Giovanni + DraftFCB, onde ocupa a posição de vice-presidente de mídia, função que equilibra paralelamente à atuação no Grupo de Mídia de São Paulo. “Meu objetivo é fazer que as pessoas e as marcas com que trabalho estejam bem posicionadas na mídia”. Ele diz estar interessado em aproveitar o momento pré-premiação sem preocupar-se com o resultado. “Estar entre os três finalistas já é um grande reconhecimento de meu trabalho”.

– EZRA GELD (JWT)
Na JWT desde 2004, no ano passado o então head of media tornou-se diretor-geral da agência, o que, para Geld “demonstra respeito e reconhecimento” a seu trabalho de longa data com a mídia. “Sou apenas um dos exemplos que se tornam cada vez mais frequentes da evolução dos mídias no mercado”, declarou. Geld é formado em História e, após especializar-se na área da Publicidade, passou a prestar consultoria para agências. Apesar de esta ser sua segunda indicação ao Caboré (a primeira foi em 2009), Geld assegura que, ao receber a notícia, teve uma surpresa total. “Estava de férias e comecei a receber torpedos me parabenizando. Agora eu já sei o que esperar da premiação, mas todos os meus concorrentes são muito dignos de vitória e, independentemente do resultado, é uma honra estar junto deles nisso”, complementa.

– FABIO FREITAS (AFRICA RIO)
O vice-presidente de mídia da Africa Rio concorre pela primeira vez ao Caboré e considera que a data da indicação já é uma das mais inesquecíveis de sua vida. “Além da emoção de ter meu trabalho reconhecido, recebi a gaiola no dia em que nasceram minhas filhas gêmeas. Soube da notícia por telefone, estava na maternidade em São Paulo e, de repente, várias pessoas começaram a me ligar do Rio. Achei que tinha acontecido algum problema, mas a agência estava em festa.” Freitas já passou por Leo Burnett, Talent, DM9DDB, Y&R e Grey. Hoje responde pelos principais projetos de merchandising e product placement da Africa Rio, atendendo clientes como P&G e Itaú. “Sempre tive a esperança de ser indicado. Todos os anos ficava na expectativa, mas como a Africa havia sido indicada como Agência, não achei que eu também poderia ser”. 

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