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Thaís Azevedo quer escalar a educação corporativa no Brasil

Executiva lidera o marketing da Unico Skill com o propósito de transformar a educação nas empresas em ferramenta de desenvolvimento humano 

i 30 de outubro de 2025 - 11h08

Thaís Azevedo, chief marketing officer da Unico Skill (Crédito: Divulgação)

Thaís Azevedo, chief marketing officer da Unico Skill (Crédito: Divulgação)

Após duas décadas de carreira em grandes marcas de consumo, varejo e tecnologia, como Unilever, Netshoes, Uber Eats e Zé Delivery, Thaís Azevedo acaba de dar um novo passo. Desde setembro, ela é a nova CMO da Unico Skill, spin-off de tecnologia e educação corporativa da Unico ID, que oferece educação ilimitada como benefício trabalhista a funcionários e seus dependentes. 

Com um portfólio de mais de 26 mil cursos em parceria com instituições como Ibmec, FGV, Universidade de São Paulo, Saint Paul, Harvard e Fundação Dom Cabral, a Unico Skill atende 80 empresas, entre elas Pague Menos, Ypê, BMG, Banco BV, Nestlé e Heineken, o que representa cerca de 190 mil colaboradores com potencial acesso ao produto. 

Para Thaís, o novo desafio marca um ponto de virada em sua trajetória: “São 20 anos de carreira, mais de oito anos de delivery e uma vontade real de fazer algo diferente, de exercitar novos músculos do cérebro”.  

Como primeiro passo na cadeira, ela diz ser crucial sentar com os clientes e prospecções da ferramenta para identificar dores e oportunidades. “Precisamos entender o que de fato está adicionando valor para o negócio de cada um e por que prospects não fecharam com a gente. A estratégia precisa ser toda pautada no que pode não estar sendo atendido com o produto atual”, avalia. 

A executiva também tem se dedicado a conhecer as pessoas do time. “Elas querem ser enxergadas, desejam que o líder esteja conectado com elas e esteja olhando para suas necessidades individuais. Precisamos entender o que há por trás de cada profissional e como potencializar a vida delas para que também entreguem mais performance e resultado.” 

Da comunicação à construção de pontes

Filha do meio de uma família paulistana do Ipiranga, na zona sul de São Paulo, Thaís cresceu entre um engenheiro, uma médica e o desejo de trilhar seu próprio caminho, considerado pouco tradicional pelos seus parentes.  

“Lá atrás, meu pai perguntou por que eu queria ser publicitária, já que ninguém na família era dessa área”, lembra. “Mas eu olhava para as minhas qualidades e entendia que sempre gostei de me comunicar, entender as dores e as alegrias das pessoas e atuar sobre essa percepção do que elas precisam. O marketing tem tudo a ver com isso.” 

Ela atribui a origem de suas qualidades, muito presentes em sua trajetória profissional, à própria família. “Meus pais sempre me ensinaram sobre a importância de darmos valor para as pessoas, independentemente da posição que elas tenham. O começo da minha história vem dessa base.” 

Essa combinação de curiosidade humana e pensamento analítico moldou sua carreira desde o início. Na Unilever, ainda em 2008, ela descobriu o poder do digital quando o Orkut e o Facebook começavam a ganhar espaço. “Gosto de unir lógica e mágica”, explica. “Os grandes insights e a criatividade têm que estar atrelados a dados e problemas reais, comprovados, e resultados. Foi isso que me encantou no digital.” 

Empreendedorismo e novos negócios

Antes de chegar à Unico Skill, Thaís passou por experiências que uniram tecnologia, varejo e inovação, da criação de um e-commerce próprio de roupas de bebê ao lançamento de negócios digitais no Brasil. “Empreender transformou totalmente minha carreira. Eu era a CEO e a empacotadora do meu site, fazia tudo”, conta. “Foi ali que nasceu meu amor pelo varejo e pela tecnologia.” 

Na época, em 2013, com o e-commerce a todo vapor, Thaís decidiu fazer o business plan de um no trabalho de conclusão de curso de sua pós-graduação na Insper. “Achei legal aquele negócio e resolvi abri-lo de verdade. Me juntei ao meu irmão, meu sócio, e entramos nessa empreitada. Eu trabalhava em paralelo na agência CuboCC. Foi um momento bem importante para mim.” 

No final da jornada na agência, ela recebeu o convite de ir para a Netshoes, em 2015, e resolveu descontinuar o empreendimento. “Pensei que iria aprender em um e-commerce grande e talvez, mais para frente, voltaria a empreender. Não trilhei esse caminho, mas tenho um perfil de empreendedora no sentido de construir novos negócios.” 

Na Netshoes, Thaís lançou a Zattini, loja de moda online, relançou a marca Shoestock, e depois foi para Uber, com o objetivo de abrir e escalar a Uber Eats no Brasil. Já nos últimos anos, consolidou-se como uma líder de crescimento e transformação, conduzindo reconstruções de marca e estrutura, como fez no Zé Delivery, no pós-pandemia. 

Entre propósito, pessoas e educação

Após deixar a Ambev e fazer uma pausa para descansar e se reconectar com a maternidade e seus interesses, como cerâmica e antroposofia, Thaís buscava um projeto que unisse impacto social e propósito pessoal. Mãe de três filhos pequenos, sendo dois gêmeos, ela diz ter encontrado isso na Unico Skill. 

É um produto que atua na educação das pessoas, uma necessidade básica de desenvolvimento de qualquer ser humano. Vejo na liderança dessa marca uma oportunidade de formar, mentorar e liderar pessoas. E impactar positivamente. Antes eu fazia isso com a minha equipe e com mentorados, mas eram números pequenos. Poder fazer isso em escala é muito especial.” 

Thaís conta que ficou animada com o produto logo de cara, pois sempre viu a educação como uma das maiores lacunas nas empresas e acredita que a marca existe para solucionar esse problema.

“Normalmente, o investimento em educação nas empresas está focado na alta liderança. O produto da Unico serve para a companhia inteira, tanto para times de venda como para aqueles pouco contemplados com incentivos de educação nas companhias. A Skill dá essa escala para cobrir toda a força de trabalho com flexibilidade, porque cada um pode fazer o curso adequado para suas necessidades específicas.” 

Os desafios da nova cadeira

O desafio de Thaís é tornar a Unico Skill uma marca forte e desejada no Brasil, capaz de engajar tanto empresas quanto colaboradores. “É um negócio B2B, mas que tem um B2B2C no coração. Porque a empresa compra, mas quem usa são as pessoas. Se elas não enxergarem valor, não quiserem esse benefício, ele perde relevância.” 

Para chegar lá, a executiva entende que é crucial mostrar o valor da educação como benefício base. “Tudo o que é novo exige explicação e profundidade nas relações”, afirma. “A escassez de talentos é uma das maiores dores do mercado, e a Skill é uma ferramenta poderosa para resolver isso.” 

Com quatro tipos de plano para as empresas, a plataforma permite que elas personalizem o acesso à educação de acordo com o perfil de cada colaborador, do chão de fábrica à liderança. “É uma solução que democratiza o aprendizado, sem pasteurizar o desenvolvimento. Cada pessoa pode construir seu próprio caminho de crescimento.” 

Como exemplo concreto de impacto da empresa, Thaís cita o caso da Pague Menos, um dos clientes da Unico Skill, que oferece o benefício a 100% dos seus colaboradores.  

“A rede enfrentava escassez de contratação de farmacêuticos, mas agora tem milhares de balconistas cursando graduação em Farmácia com o benefício. Em quatro anos, grande parte do problema estará resolvido, e com um impacto enorme na vida dessas pessoas”, conta. 

A executiva também compartilha um exemplo pessoal: “Ganhei da empresa o direito de presentear alguém com um curso. Dei de aniversário para minha babá, que nunca teve acesso à faculdade. Ela ficou emocionada. É disso que se trata, abrir caminhos.” 

Missão para o futuro

Com entusiasmo e o “friozinho na barriga” dos inícios, como diz, Thaís encara o novo desafio com propósito. “Quero deixar um legado de impacto real. Que a educação seja mais acessível e flexível para todos, inclusive para que os meus filhos tenham um futuro melhor.” 

Para ela, liderar o marketing da Unico Skill é mais do que uma nova fase profissional. É um recomeço alinhado com o que acredita: “No fim do dia, tudo volta para as pessoas. E se a gente puder transformar a vida delas por meio da educação, já é um futuro melhor começando agora.”