Coca-Cola corta casamento gay de filme na Irlanda
Marca omite união entre dois homens de novo vídeo da série ?Razões para acreditar?. Ativistas protestam
Um novo comercial da série “Razões para Acreditar”, lançada em 2012 pela Coca-Cola, está agitando ativistas pelos direitos civis igualitários.
Com adaptações para diferentes países, a nova gama de filmes criados exclusivamente para a Europa volta a apostar em imagens e mensagens que inspiram otimismo e tolerância. Na Irlanda, no entanto, o vídeo tem causado polêmica ao omitir a cena de um casamento entre dois homens, exibida pela marca em outros mercados.
Em países como Inglaterra, Noruega e Bélgica, por exemplo, a imagem da união homoafetiva aparece após a cena de depredação de um carro e a mensagem “Para qualquer expressão de ódio, 5 mil pessoas declaram seu amor”. No anúncio irlandês, o casal gay foi trocado por um par formado por um homem branco e uma mulher negra.
De acordo com o Adweek, um porta-voz da Coca-Cola alegou que a mudança aconteceu porque na Irlanda o casamento gay ainda não é legal. “Queríamos que cada anúncio fosse válido para o seu próprio mercado", afirmou o representante da marca. Ele argumentou ainda que algumas cenas foram customizadas de acordo com a realidade de cada região. “A cena do Dia de St Patricks só está incluída na versão irlandesa, pois é só aqui que ela é verdadeiramente relevante do ponto de vista cultural".
Confira algumas das versões do filme:
Um novo comercial da série “Razões para Acreditar”, lançada em 2012 pela Coca-Cola, está agitando ativistas pelos direitos civis igualitários. Com adaptações para diferentes países, a nova gama de filmes criados exclusivamente para a Europa volta a apostar em imagens e mensagens que inspiram otimismo e tolerância. Na Irlanda, no entanto, o vídeo tem causado polêmica ao omitir a cena de um casamento entre dois homens, exibida pela marca em outros mercados.
Em países como Inglaterra, Noruega e Bélgica, a imagem da união homoafetiva aparece após a imagem de depredação de um carro e a mensagem “Para qualquer expressão de ódio, 5 mil pessoas declaram seu amor”. No anúncio irlandês, o casal gay foi trocado por um par formado por um homem branco e uma mulher negra.
De acordo com o Adweek, um porta-voz da Coca-Cola alegou que a mudança aconteceu porque na Irlanda o casamento gay ainda não é legal. “Queríamos que cada anúncio fosse válido para o seu próprio mercado", afirmou o representante da marca. Ele ainda argumentou que algumas cenas foram customizadas de acordo com a realidade de cada região. “A cena do Dia de St Patricks só está incluída na versão irlandesa, pois é só aqui que ela é verdadeiramente relevante do ponto de vista cultural".
Confira algumas das versões do filme: