Conar abre processo contra campanha da C&A
Filme “Dia dos Misturados”, criado pela AlmapBBDO, será avaliado pelo Conselho de Ética do orgão
Filme “Dia dos Misturados”, criado pela AlmapBBDO, será avaliado pelo Conselho de Ética do orgão
Bárbara Sacchitiello
3 de junho de 2016 - 18h21
A campanha “Dia dos Misturados”, da C&A, será avaliada pelo Conselho de Ética do Conar. Após receber quatro reclamações de consumidores que questionavam a responsabilidade moral e social do comercial da rede varejista, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária abriu um processo para avaliar a campanha, assinada pela AlmapBBDO.
O órgão já encaminhou uma carta oficial sobre a abertura do processo à agência e ao anunciante. De acordo com o cronograma do Conselho, o processo da C&A deverá ser julgado no mês de julho. Caso a campanha receba outras reclamações, o Conar irá anexá-las ao processo. O mesmo vale para as eventuais demonstrações de apoio ou elogios à peça. publicitária, que serão igualmente consideradas no julgamento do caso.
O comercial da C&A já havia causado polêmica logo após sua estreia. A cantora gospel Ana Paula Valadão e muitos de seus seguidores nas redes sociais pediram um boicote à marca. A razão seria o fato de o filme mostrar casais (heterossexuais e homossexuais) trocando suas peças de roupas. Em alguns casos, os rapazes vestem as roupas de suas namoradas e vice-versa. Assista:
Na ocasião, quando foi questionada sobre a polêmica, a C&A se manifestou com o seguinte comunicado: “A nova campanha da C&A “Dia dos Misturados” tem como tema principal a celebração do amor e dá continuidade à nova visão da C&A sobre a Moda, lançada em março com a campanha “Misture, ouse e divirta-se. Livre de todo e qualquer tipo de preconceito e estereótipo, o novo filme, que celebra o Dia dos Namorados, faz um novo convite à mistura de atitudes, cores e estampas como forma de expressão. A C&A reforça que o respeito à diversidade, inclusive de opiniões, sempre foi um dos princípios da marca.”
É o segundo ano consecutivo que uma campanha da AlmapBBDO feita para o Dia dos Namorados vai para o julgamento do Conar. No ano passado, a agência enfrentou a polêmica gerada pela campanha “As Sete Tentações”, feita para O Boticário em comemoração da data. Rejeitado por um grande grupo de pessoas e defendido por muitas outras, o comercial chegou a ser julgado no Conar, sendo, posteriormente, absolvido. A campanha acabou sendo premiada no Effie Awards e a marca foi homenageada pelo seu apoio à causa da diversidade. Relembre o comercial:
Compartilhe
Veja também
WPP fortalece parceria com a Universal Music Group
Por meio da união, clientes globais da holding terão acesso a soluções de música e entretenimento, desenvolvidas com base em dados
Pesquisa coloca em xeque antagonismo entre awareness e performance
Estudo realizado pela Suno United Creators a pedido do SoftBank aponta que campanhas de performance têm potencial para construir marca