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Effie Brasil concede 15 troféus

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Comunicação

Effie Brasil concede 15 troféus

Júri premiou treze campanhas em 15 categorias, com destaque para a DPZ&T, com três troféus para a ação ?Super mega Big Mac?, do McDonald?s, e para a AlmapBBDO, também com três menções


5 de outubro de 2015 - 11h30

A edição brasileira do Effie Awards chegou à sua oitava edição e um júri composto por 39 profissionais avaliou na semana passada as 105 peças inscritas. O número superara os 93 cases de 2014 e estabelece um novo recorde na história do evento no País. As campanhas premiadas representaram o que há de melhor na publicidade que une criatividade, estratégia e resultados, fato que tem atraído mais atenção dos anunciantes para o prêmio. “Eles estão mais interessados e participativos”, afirma Maria Laura Nicotero, CEO da Momentum e presidente geral do júri do Effie Brasil.

Neste ano, serão 15 troféus para as 13 campanhas vencedoras, repetindo o número de premiados de 2014. Destacam-se, com três troféus cada, a AlmapBBDO, com ações para Bradesco Seguros, O Boticário e Visa; e DPZ&T, todos para a campanha “Super mega Big Mac”, desenvolvida para McDonald’s. A Ogilvy teve dois prêmios; e a FCB, a F/Nazca S&S, a Fbiz, a J. Walter Thompson, a Loducca, a R/GA e a Y&R conquistaram um Effie cada uma.

Algumas tendências ficam claras para os jurados, como Eduardo Lorenzi, head of planning da Publicis, que liderou uma das salas de julgamento. “As agências têm procurado propor soluções anteriores à comunicação, que afetem desde precificação, distribuição e target, respondendo ao que o consumidor precisava e gerando resultado reais de venda. Às vezes, a campanha sozinha não pode fazer o milagre, pois apenas comunica o que existe”, analisa. Embora a comunicação continue sendo fundamental para gerar atenção e vendas para as marcas, a criatividade não pode ser aplicada apenas nessa esfera, na ótica de Lorenzi.

Para Antonio Fadiga, sócio da Artplan São Paulo, que coordenou a segunda sala de júri, muitos cases não conseguiram aliar todas as frentes necessárias para uma boa avaliação no Effie. “Vimos cases com estratégia ótima, mas execução mal resolvida. Tivemos campanhas espetaculares, mas que não geraram vendas para o anunciante. E houve cases com grandes resultados, mas com criatividade mediana”, avaliou. “Mas neste cenário, também vimos muitas propostas boas e certamente saímos melhores do que entramos”, crê. Um dos problemas apontados por Lorenzi é o de apresentação de resultados que não são os mais importantes. “Muitos cases falam sobre os resultados intermediários, que são, por exemplo, likes e compartilhamentos nas redes sociais e rankings de marcas mais queridas. Mas são dados que não vendem por si só. Muita gente confunde esses números com o resultado final, que é o que interessa”.

Em 19 de outubro, quando acontece a cerimônia de premiação no Hotel Hilton, em São Paulo, se saberá se os vencedores receberam Ouros ou Pratas. E somente nesta dará será eleito o Grand Effie, ao qual concorrem todos os vencedores de Ouros, em nova reunião do júri. A versão nacional do mais importante prêmio de eficácia do mundo, entregue há mais de 40 anos e atualmente presente em mais de 40 países, é promovida pelo Meio & Mensagem desde 2008.

Confira todos os ganhadores de Ouro ou Prata do Effie Brasil 2015:

Alimentos e bebidas
“Super mega Big Mac”, da DPZ&T para McDonald’s

No filme da campanha, um grupo de amigos canta a tradicional música do Big Mac, mas são confrontados por outro colega, que entoa a canção criada para a nova versão do sanduíche. 

wraps

“Você é só um biscoito salgado. E isso é legal”, da FCB para Club Social
Série de filmes criada para a campanha “Possibilândia” explora personagens que encontram novos caminhos depois de matarem a fome com o biscoito da Mondelez. 

Bens duráveis
“A revolução na sua garagem”, da F/Nazca S&S para Honda

Comercial resgata as principais revoluções da história da humanidade para promover o novo SUV da montadora. No digital, o consumidor pode curtir e compartilhar os atributos do veículo que mais gostou. 

Produtos
“Reinvente seu estilo com Seda”, da J. Walter Thompson para Seda, da Unilever

Protagonizada por Ísis Valverde, campanha ressalta importância do creme de pentear da Seda para momentos decisivos. No filme dirigido por Andrucha Waddington, a atriz relembra seu primeiro teste de elenco. 

Serviços
“Vai que…”, da AlmapBBDO para Bradesco Seguros

Com o intuito de reforçar a importância de ter um seguro residencial, agência criou comercial em que homem recorre ao Batman para consertar um curto-circuito, mas não é socorrido pelo super-herói. 

“Vivo Tudo: uma conversa de qualidade”, da Y&R para Vivo
O personagem “Ruivo” protagoniza uma série de filmes para promover as funcionalidades do plano pré-pago da operadora. 

Serviços financeiros
“Visa Platinum e a batalha pela preferência do consumidor”, da AlmapBBDO para Visa

Rodado em Praga, filme da campanha recria cenário medieval para contar uma batalha em que um dos soldados deixa de lutar para preservar seu escudo novo. Depois, ele descobre que não precisa se preocupar pois tem benefícios com o cartão Visa Platinum.  

Comércio e varejo
“Super mega Bic Mac”, da DPZ&T para McDonald’s

“Um dia dos namorados para todas as formas de amor”, da AlmapBBDO para O Boticário
Comercial criado para a data comemorativa mostra o encontro romântico de casais de diferentes orientações sexuais. O filme tem direção de Heitor Dhalia, da Paranoid, e divulga a linha de sete fragrâncias multigênero da Egeo.

Lançamentos
“O incrível só acontece com quem compartilha”, da Fbiz para Motorola

Campanha levou personalidades da internet, como Jefferson, do vídeo “Para Nossa Alegria”, aos programas de TV e às ruas, com o objetivo de encorajar os usuários a compartilhar conteúdo na web. 

 Promoções
“Super mega Big Mac”, da DPZ&T para McDonald´s

Sem fins lucrativos
“Carequinhas”, da Ogilvy para Graacc

Ação cortou o cabelo de personagens infantis como Mônica, Snoopy e Garfield para reforçar a dignidade de crianças com câncer.

“Mães seguranças”, da Ogilvy para Sport Recife
Mães de torcedores com comportamento violento foram escaladas para fazerem a segurança das torcidas em um jogo do Sport x Náutico, em fevereiro. 

David x Golias
“PMG”, da Loducca para Nextel

Marca apostou na customização de seus planos com o posicionamento PMG, que representa as diferentes opções – pequeno, médio e grande – que os clientes podem assinar.
 

Real time marketing
“Mini Blablablâmetro”, da R/GA para TIM

Jogo desafia jovens a mostrar sua influência nas redes sociais. A partir de dados coletados, a operadora ranqueia os usuários e converte a pontuação obtida em benefícios, seguindo a lógica de que ganha mais quem usa mais. 

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