Felicidad Collective inaugura operação no Brasil
Fundada pelo publicitário Chacho Puebla, agência tem Tomás Correa na liderança e auxilia marcas no processo de adoção de práticas mais sustentáveis
Felicidad Collective inaugura operação no Brasil
BuscarFelicidad Collective inaugura operação no Brasil
BuscarFundada pelo publicitário Chacho Puebla, agência tem Tomás Correa na liderança e auxilia marcas no processo de adoção de práticas mais sustentáveis
Giovana Oréfice
6 de outubro de 2023 - 14h55
Com sedes em Madri, na Espanha e no Meco, em Portugal, a Felicidad Collective desembarca no Brasil. As operações da agência fundada por Chacho Puebla tiveram início no final de setembro, com o publicitário Tomás Correa na liderança e com nome em português: Felicidade.
O negócio permeia sua identidade entre um coletivo, agência e consultoria. O nome dado pelo fundador Puebla faz referência à busca do ser humano pela felicidade, com conceito adaptável e constantemente mutante. O objetivo da criação, há três anos, é auxiliar marcas e C-Level na caminhada de impacto positivo, legado para um mundo melhor e adaptação ao capitalismo consciente ou verde.
A atuação da Felicidad vai além das fronteiras de sua sede. A consultoria já realizou projetos para o Reino Unido, Estados Unidos, Colômbia, Argentina e Equador. “O Brasil é fundamental para a transformação global – tem a Amazônia, é um país muito criativo, com marcas globais e com impacto na América Latina”, diz Puebla sobre a decisão de expandir para o Brasil. De acordo com ele, a exportação da Felicidad não foi algo planejado, mas uma oportunidade.
“Nosso papel é criar uma uma ponte de autenticidade e verdadeira, e claro, com storytelling emocional para que a gente consiga destravar o medo e a essa ansiedade por parte do consumidor”, explica Correa. Os trabalhos envolvem a criação de narrativas de engajamento sustentável, branding e, claro, publicidade. “Não era comum a propaganda falar sobre a ‘quase perfeição’. Muitos estudos provam que o público quer entender as marcas como negócios que estão evoluindo”, contribui Puebla.
A partir de uma metodologia interna, o coletivo realiza uma análise holística das marcas para entender em que local da jornada sustentável se encontram. A dupla explica que isso ajuda a descobrir as intenções que existem por trás, bem como auxiliam na identificação e evitamento de um possível greenwashing. Eles complementam, ainda, que é preciso intencionalidade no processo. “Temos visto na comunicação as grandes marcas começarem a dialogar com o consumidor através do tema, mas é algo muito vazio e até amador, quase ingênuo”, complementa Correa.
Além disso, a atuação da Felicidade prevê o trabalho junto a consultores em diversas especialidades. Elas são relacionadas à sustentabilidade, como ambientalistas, advogados, professores, até mesmo startups, por exemplo, de diversos locais. A escolha é feita de acordo com a demanda do projeto. Um deles é Mariano Cenamo, CEO da Amaz, uma aceleradora de negócios de sociobiodiversidade com atuação na Amazônia legal, Amaz.
Compartilhe
Veja também
Quem explica o torcedor brasileiro? Betano celebra o futebol em campanha
Patrocinadora do Campeonato Brasileiro destaca a paixão da torcida e anuncia nova edição da Casa Brasileirão Betano para 2025
Como o acordo entre Omnicom e IPG depende de dados e automação
A aquisição é vista como uma forma de ganhar mais força e tamanho em um cenário de mídia em constante mudança