Como os anunciantes podem adotar práticas mais sustentáveis?

Buscar

Como os anunciantes podem adotar práticas mais sustentáveis?

Buscar
Publicidade

Marketing

Como os anunciantes podem adotar práticas mais sustentáveis?

ABA cria guia, baseado na versão original feita pela World Federation of Advertisers, com a proposta de discutir os impactos da indústria de mídia no meio-ambiente


26 de setembro de 2023 - 11h03

Atenta às pautas mais urgentes da atualidade, a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) lança o Guia GARM de Sustentabilidade. A apresentação oficial foi feita na semana passada, dia 21, durante a 3ª Reunião de Diretoria Nacional.

guia de sustentabilidade

(Crédito: Antony-Weerut-Adobe-Stock)

O guia propõe uma discussão do impacto da indústria de mídia na sustentabilidade e é voltado a todo segmento e seus profissionais, independentemente da função. Ele também aponta ações para reduzir a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. O plano conta com orientações práticas, bem como sugestões divididas por seleção de fornecedores, otimização de ativos, planejamento e compra de mídia.

Ao todo, são 14 capítulos que devem atuar como base para planos de ação em agências também no exterior.

A versão original do documento é elaborada pela World Federation of Advertisers (WFA), entidade que representa os anunciantes, da qual a ABA é afiliada. Já o documento em português, voltado para a indústria de mídia brasileira, foi produzido pelos Comitês de Comunicação & ESG e de Mídia da Associação.

A equipe de direção de sustentabilidade da Global Alliance for Responsible Media GARM) está à frente da entrega. A aliança conta com membros de marcas como Diageo, Unilever, Procter & Gamble, Mars, L’Oréal, Reckitt e Mastercard, bem como associados da ABA e outros órgãos. Colaboraram também holdings de agências, editores, provedores de dados e tecnologia.

A mídia na sustentabilidade

Em nota, a presidente do Comitê de Comunicação & ESG da ABA, Fabíola Duarte, aponta que é preciso que profissionais de marketing e comunicação usem sua criatividade e o alcance de suas mídias e campanhas para promover a conscientização e incentivar comportamentos mais sustentáveis. A executiva também é head de comunicação da Diageo.

É importante ressaltar que o guia não aborda campanhas de mudança de comportamento voltadas para o consumidor ou a produção criativa. Ambas são abordadas por outras áreas prioritárias da Ad Net Zero (ANZ). O documento foi lançado em 2022 como resposta da indústria da publicidade à necessidade de mudança em prol da urgência climática.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Marcas de moda e beleza lideram investimentos em creators

    Marcas de moda e beleza lideram investimentos em creators

    Levantamento da BrandLovrs indica que mais da metade das campanhas com criadores de conteúdo da plataforma são realizadas por marcas de moda e beleza

  • Petlove questiona práticas do mercado pet em vídeo

    Petlove questiona práticas do mercado pet em vídeo

    Movimento “Petlove não vende” quer acabar com qualquer tipo de comercialização nociva ao bem-estar dos animais