Como os anunciantes podem adotar práticas mais sustentáveis?
ABA cria guia, baseado na versão original feita pela World Federation of Advertisers, com a proposta de discutir os impactos da indústria de mídia no meio-ambiente
Como os anunciantes podem adotar práticas mais sustentáveis?
BuscarComo os anunciantes podem adotar práticas mais sustentáveis?
BuscarABA cria guia, baseado na versão original feita pela World Federation of Advertisers, com a proposta de discutir os impactos da indústria de mídia no meio-ambiente
Meio & Mensagem
26 de setembro de 2023 - 11h03
Atenta às pautas mais urgentes da atualidade, a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) lança o Guia GARM de Sustentabilidade. A apresentação oficial foi feita na semana passada, dia 21, durante a 3ª Reunião de Diretoria Nacional.
O guia propõe uma discussão do impacto da indústria de mídia na sustentabilidade e é voltado a todo segmento e seus profissionais, independentemente da função. Ele também aponta ações para reduzir a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. O plano conta com orientações práticas, bem como sugestões divididas por seleção de fornecedores, otimização de ativos, planejamento e compra de mídia.
Ao todo, são 14 capítulos que devem atuar como base para planos de ação em agências também no exterior.
A versão original do documento é elaborada pela World Federation of Advertisers (WFA), entidade que representa os anunciantes, da qual a ABA é afiliada. Já o documento em português, voltado para a indústria de mídia brasileira, foi produzido pelos Comitês de Comunicação & ESG e de Mídia da Associação.
A equipe de direção de sustentabilidade da Global Alliance for Responsible Media GARM) está à frente da entrega. A aliança conta com membros de marcas como Diageo, Unilever, Procter & Gamble, Mars, L’Oréal, Reckitt e Mastercard, bem como associados da ABA e outros órgãos. Colaboraram também holdings de agências, editores, provedores de dados e tecnologia.
Em nota, a presidente do Comitê de Comunicação & ESG da ABA, Fabíola Duarte, aponta que é preciso que profissionais de marketing e comunicação usem sua criatividade e o alcance de suas mídias e campanhas para promover a conscientização e incentivar comportamentos mais sustentáveis. A executiva também é head de comunicação da Diageo.
É importante ressaltar que o guia não aborda campanhas de mudança de comportamento voltadas para o consumidor ou a produção criativa. Ambas são abordadas por outras áreas prioritárias da Ad Net Zero (ANZ). O documento foi lançado em 2022 como resposta da indústria da publicidade à necessidade de mudança em prol da urgência climática.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros