Como os anunciantes podem adotar práticas mais sustentáveis?
ABA cria guia, baseado na versão original feita pela World Federation of Advertisers, com a proposta de discutir os impactos da indústria de mídia no meio-ambiente
Atenta às pautas mais urgentes da atualidade, a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) lança o Guia GARM de Sustentabilidade. A apresentação oficial foi feita na semana passada, dia 21, durante a 3ª Reunião de Diretoria Nacional.

(Crédito: Antony-Weerut-Adobe-Stock)
O guia propõe uma discussão do impacto da indústria de mídia na sustentabilidade e é voltado a todo segmento e seus profissionais, independentemente da função. Ele também aponta ações para reduzir a emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. O plano conta com orientações práticas, bem como sugestões divididas por seleção de fornecedores, otimização de ativos, planejamento e compra de mídia.
Ao todo, são 14 capítulos que devem atuar como base para planos de ação em agências também no exterior.
A versão original do documento é elaborada pela World Federation of Advertisers (WFA), entidade que representa os anunciantes, da qual a ABA é afiliada. Já o documento em português, voltado para a indústria de mídia brasileira, foi produzido pelos Comitês de Comunicação & ESG e de Mídia da Associação.
A equipe de direção de sustentabilidade da Global Alliance for Responsible Media GARM) está à frente da entrega. A aliança conta com membros de marcas como Diageo, Unilever, Procter & Gamble, Mars, L’Oréal, Reckitt e Mastercard, bem como associados da ABA e outros órgãos. Colaboraram também holdings de agências, editores, provedores de dados e tecnologia.
A mídia na sustentabilidade
Em nota, a presidente do Comitê de Comunicação & ESG da ABA, Fabíola Duarte, aponta que é preciso que profissionais de marketing e comunicação usem sua criatividade e o alcance de suas mídias e campanhas para promover a conscientização e incentivar comportamentos mais sustentáveis. A executiva também é head de comunicação da Diageo.
É importante ressaltar que o guia não aborda campanhas de mudança de comportamento voltadas para o consumidor ou a produção criativa. Ambas são abordadas por outras áreas prioritárias da Ad Net Zero (ANZ). O documento foi lançado em 2022 como resposta da indústria da publicidade à necessidade de mudança em prol da urgência climática.