Kantar e Cenp aprimoram ranking de agências

Buscar

Kantar e Cenp aprimoram ranking de agências

Buscar
Publicidade

Comunicação

Kantar e Cenp aprimoram ranking de agências

A partir de 2021, o ranking de agências de publicidade publicado pela Kantar ganhará mais precisão ao considerar dados do Cenp-Meios


17 de dezembro de 2020 - 6h00

(Crédito: iStock)

O ranking de agências publicado anualmente pela Kantar Ibope Mídia será aprimorado a partir de 2021, passando a considerar dados do Cenp-Meios. Pela proposta aprovada pela empresa de pesquisas e pelo Conselho Executivo das Normas-Padrão o Cenp fornecerá uma lista com as agências que mais compram mídia, sem apresentar os valores e qualquer outra informação relacionada à remuneração obtida por elas.

O sistema Cenp-Meios, implementado pelo CENP em 2017 e que totaliza dados referentes às compras de mídia por 217 agências participantes do projeto, publicará o ranking em meados de março de 2021, já no novo formato. A partir disso, a Kantar Ibope Media utilizará esta lista para, com base nos dados do Monitor Evolution, e utilizando metodologia própria, estimar os valores veiculados.

As mudanças atendem às solicitações de entidades do setor. Segundo Caio Barsotti, presidente do CENP, a Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap) e a Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) demonstraram preocupação com o formato anterior do ranking. “Na conversa, surgiu esta proposta com potencial de aprimorar o já tradicional ranking da Kantar Ibope Media”, revela, em nota. “Com esta colaboração, a representatividade do investimento em publicidade ganha em transparência e relevância, projetando sua importância na economia do país”, completa Melissa Vogel, CEO da Kantar Ibope Media no Brasil.

Representantes das entidades projetam que os dados serão mais precisos e ajudarão no desenvolvimento e reconhecimento do mercado. “É um fenômeno bem conhecido dos especialistas em administração: medições mais precisas são indispensáveis a qualquer segmento de mercado e influenciam em seu reconhecimento e desenvolvimento”, aponta Mario D’Andrea, presidente da Abap, em nota de divulgação da reformulação dos rankings. Já Daniel Queiroz, presidente da Fenapro,acredita no aumento da credibilidade do setor. “Análises de evolução e desempenho quantitativos e qualitativos ampliam nossa credibilidade e têm repercussão positiva não só para as agências como também para os anunciantes e veículos”, diz.

Para o novo formato do ranking sair do papel, será feito o desenvolvimento do sistema para extração do ranking e informação às agências participantes do CENP-Meios. Aambos procedimentos já estão em curso.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Grupo Farol adquire a rede de perfis digitais Virau

    Grupo Farol adquire a rede de perfis digitais Virau

    Aquisição visa fortalecer o posicionamento da holding no mercado de marketing de influência

  • Vivo homenageia mães, as verdadeiras atletas

    Vivo homenageia mães, as verdadeiras atletas

    Patrocinadora do Comitê Olímpico do Brasil, marca homenageia mães em diferentes fases do cuidado aos filhos, em filme dirigido por Ariela Dorf