“Live marketing não tem cultura de premiação”
Ampro cria iniciativas para aproximar agências do setor do Festival de Cannes e valorizar os cases de ativação e promoção
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Bárbara Sacchitiello
24 de fevereiro de 2017 - 7h30
O ritmo frenético de trabalhos das agências de ativação, promoção e eventos fez com que a participação e inscrição de cases e trabalhos em festivais de premiação ficasse sempre em segundo plano. Essa é a visão de Célio Ashcar Jr, chairman da Associação Brasileira de Marketing Promocional (Ampro), que aponta o próprio ritmo do setor como uma das causas para a baixa participação de agências e profissionais em grandes encontros da indústria global de publicidade. “O dia a dia do live marketing é mais insano e, como a prioridade é sempre entregar os trabalhos em curtos prazos de tempo, a participação em premiações é até almejada, mas quase sempre deixada de lado”, analisa.
As agências preferidas do live marketing
Para tentar começar a mudar esse quadro, a diretoria da Ampro reuniu-se com o Estadão, veículo representante do Festival Internacional de Criatividade de Cannes no Brasil, para pensar em estratégias e formas de aproximar as agências de live marketing brasileiras do maior encontro de criatividade do mundo. “Tão importante quanto inscrever peças e competir em Cannes, é primordial que os profissionais do setor também vivenciem o evento e possam entrar o conteúdo com o conteúdo e com as informações que ali são apresentadas”, defende Célio.
De acordo com o profissional, essa proposta de aproximar o setor do live marketing do Festival de Cannes surgiu a partir de uma reclamação do próprio setor. “Todos os anos ouvimos reclamações pelo fato de os cases de promo apresentados no Cannes Lions serem assinados por agências tradicionais. E enquanto as agências de live não participarem da premiação, isso continuará acontecendo”, afirma o chairman da Ampro.
Para tentar mudar esse quadro, a Associação tentará, a partir deste ano, aproximar os profissionais das agências associadas do festival. O primeiro passo dessa missão será dado dia 8, quando a organização do Cannes Lions ministrará um webinar para explicar detalhadamente aos profissionais sobre a estrutura e as categorias do Festival.
Posteriormente, a Ampro vai procurar auxiliar, de forma prática, as agências a inscreverem peças em Cannes. “Recrutamos profissionais do mercado que possuem experiência em inscrições para auxiliar as empresas interessadas em participar do festival”, revela o chairman.
Na opinião do profissional, que também é sócio da agência Aktuellmix, ao ficar distante de festivais como Cannes, o setor de live marketing do País perde uma grande chance de mostrar seu potencial ao mercado e de valorizar seus trabalhos e profissionais. “O Brasil tem um histórico de trabalhos muito criativos e interessantes, ainda mais depois de um período de Olímpiada, que tivemos no ano passado. É preciso divulgar esses e valorizar o setor”, finaliza.
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