O que o brasileiro pensa sobre promoção
Agência 96 apresenta ao mercado estudo sobre o que motiva a adesão a promoções
Agência 96 apresenta ao mercado estudo sobre o que motiva a adesão a promoções
Meio & Mensagem
8 de outubro de 2013 - 11h55
Quatro profissionais que se conheceram na Bullet, acabam de se reunir novamente para inaugurar a Agência 96, também focada no segmento de promoções e ativações. O nome faz referência ao ano em que trabalharam juntos pela primeira vez.
Segundo a diretora de atendimento Denise de Cassia, o grupo decidiu se juntar por acreditar que há um desgaste nas ações de marketing promocional realizadas atualmente no Brasil. “Percebemos que há uma commoditização do nosso segmento. As promoções estão muito parecidas e o nosso ideal é buscar a inovação”, salienta.
Antes de lançar oficialmente a empresa, os quatro sócios investiram em uma pesquisa com a finalidade de investigar as mecânicas mais usadas pelas promoções realizadas no Brasil e para saber o que os consumidores pensam sobre elas. O estudo Promo em Movimento entrevistou em setembro dois mil consumidores em 20 cidades brasileiras, em locais como supermercados e shoppings.
Para complementar, o Instituto São Paulo realizou uma fase qualitativa na qual 32 pessoas avaliaram cerca de 60 ações promocionais realizadas no mercado nacional. Entre os temas pesquisados estão o perfis típicos dos consumidores que participam de promoções — 63% são mulheres e 34% pertencem à chamada geração Y — e as premiações mais desejadas (veja quadro nesta página com alguns resultados).
Quem ganhou?
Entre as conclusões tiradas pelos sócios da Agência 96 estão a importância da valorização do fator sorte, que continua atraindo o consumidor: 58% deles preferem participar quando há esse ingrediente. “É a mesma mecânica que move as pessoas que jogam na loteria”, destaca Perola Freeman, diretora de planejamento e criação, que embora também tenha passado pela Bullet, onde esteve por 12 anos, atuou posteriormente na Mix, Geo Eventos e Mood. Katia Bivanco, diretora de novos negócios, que tem passagens por The Marketing Store, Bferraz, OgilvyAction, Momentum e Grupo ABC; e Caio Carvalho, diretor de operações, completam o quarteto de sócios.
Outro ponto importante é o da necessidade de agência e anunciante darem feedback aos consumidores participantes após a definição dos vencedores. Geralmente, todos querem saber quem ganhou e se o prêmio foi entregue. “O brasileiro se sente mais valorizado quando fica sabendo o desfecho das promoções. Com o advento das mídias sociais, a comunicação entre marcas e consumidores ficou mais rápida. E eles acreditam ser justo saber quem ganhou e como a ação acabou”, ressalta Perola.
Leia a íntegra da matéria na edição 1580 do Meio & Mensagem que circula com data de capa de 7 de outubro.
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