O2 Filmes leva Brasil à Rio+20
Produtora cuida do espaço brasileiro no evento em parceria com Magnetoscópio. Atribuições vão da concepção cenográfica aos vídeos sobre o País
Produtora cuida do espaço brasileiro no evento em parceria com Magnetoscópio. Atribuições vão da concepção cenográfica aos vídeos sobre o País
Meio & Mensagem
12 de junho de 2012 - 10h38
A O2 Filmes vem explorando o bom momento do Brasil no cenário internacional de maneira muito própria. Primeiro, assinou os filmes da candidatura brasileira à Olimpíada de 2016. Em seguida, cuidou da concepção e da execução do estande do País na Expo Shangai, em 2010.
Nesta semana, lança o terceiro projeto neste sentido: exibirá o País aos participantes da Rio+20. A produtora venceu concorrência do governo federal para conceber e executar um espaço onde serão apresentados desafios, ideias e propostas do Brasil para o desenvolvimento sustentável.
Pela proposta vencedora, o pavilhão foi dividido em cinco asas, cada uma abordando temas correlatos: inovação tecnológica e produção sustentável; dilemas sociais e participação política; energia e infraestrutura; turismo, grandes eventos/cultura; e meio ambiente. Todo o conteúdo será mostrado de forma interativa, envolvendo desde sensores de movimento até telas touchscreen.
O projeto está sendo feito em parceria com a Magnetoscópio, dos diretores artísticos Marcello Dantas e Carlos Nader. A parceria foi experimentada na recente exposição itinerante dos irmãos Villas-Boas, realizada simultaneamente ao lançamento do filme de Cao Hamburguer do assunto, produzido pela O2.
O trabalho da Rio+20 teve o prazo como desafio: um mês para executar o pavilhão, incluindo aí o processo de captação de material, edição e pós-produção — esta, etapa fundamental para uso interativo do conteúdo.
A produtora envolveu seis diretores da casa em filmagens pelo País: Renato Amoroso, Gisele Barroco, Dainara Toffoli, Rodrigo Meirelles, Cassiano Prado e Carol Leone. “Usamos a expertise de cada um deles para dar o tom certo para cada um dos conteúdos”, explica Janaina Augustin, atendimento da O2 envolvida na condução do projeto.
Novo nicho
Tanto a experiência na Rio+20 como as anteriores despertam na empresa o interesse por esse novo nicho de atuação, ligado à experiência de marca associada ao conteúdo em um espaço próprio.
Segundo Andrea Barata Ribeiro, sócia-produtora da O2, a nova área vai ganhar importância nos próximos anos. “É um nicho que a publicidade deve usar cada vez mais para chegar ao seu cliente”, afirma. “Vemos que, mesmo eventos institucionais, têm ganhado peso e decidimos investir nisso. Investimos em tecnologia e trouxemos gente para cuidar disso.”
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público