Pedigree cria campanha para ?reclamões?
Divulgada pelas redes sociais, ação pró-adoção de cães abandonados é destinada ao público que se sensibiliza menos com a causa, mas que registra na web suas queixas cotidianas
Divulgada pelas redes sociais, ação pró-adoção de cães abandonados é destinada ao público que se sensibiliza menos com a causa, mas que registra na web suas queixas cotidianas
Meio & Mensagem
5 de abril de 2012 - 6h01
A Pedigree lança nesta segunda-feira, 9, uma ação criada pela ID\TBWA, para o projeto Adotar é tudo de bom, projeto internacional da Pedigree, sob o comando da agência desde que foi iniciado no Brasil, há três anos, e que tem como objetivo aumentar o número de adoções de cães abandonados. De acordo com a página do campanha, desde novembro de 2008, 26.910 cães já foram adotados por meio do projeto. A nova campanha busca atrair um tipo de público que não costuma se engajar na causa. Após três anos do projeto, quem gosta de cachorros já tomou conhecimento da proposta em algum momento. O desafio, portanto, era atingir as pessoas não identificadas como simpatizantes.
“Essa intenção veio ao encontro de uma percepção que tivemos durante monitoramento no Twitter e Facebook. Mais de 60% dos posts e tweets são de algum tipo de queixa, o que acaba transformando a timeline num balcão de reclamações”, disse Igor Puga, diretor executivo da ID\TBWA. “Desse ponto, veio a combinação. Cruzamos o objetivo da Pedigree com esse fenômeno e mapeamos as reclamações com maior recorrência”.
Para atingir essas pessoas, foi criada uma seção no site da campanha que permite a qualquer internauta criar uma brincadeira com seus contatos “reclamões” do Facebook ou Twitter. O usuário indica um amigo e escolhe, dentre as postagens feitas por esse contato, alguma que contenha reclamações. Um vídeo customizado será criado e poderá ser enviado ao contato. Segundo o levantamento feito pela agência, as cinco reclamações com maior ocorrência dizem respeito a: televisão, colegas de trabalho, trânsito, segunda-feira e calor.
No vídeo, a reclamação é comentada por um cachorro que demonstra, na sequência, que a queixa em questão acaba sendo menos urgente do que o de um animal abandonado. A ideia é salientar o problema da rejeição desse cão.
Foram produzidas 44 opções de vídeos com locução de diversos voluntários – entre eles Betty Goffman, Danilo Gentili e Thayla Ayala.
Outro ponto importante da estratégia foi evitar o spam. “A Pedigree não envia vídeos e links para as pessoas por conta própria. Isso parte de cada usuário e de sua rede de contatos. Desse modo, seremos capazes de preservar a privacidade do internauta”, explica Puga.
A ação já começou a se espalhar pela mídia social, embora seu lançamento oficial seja na segunda-feira, 9. Nessa data, o projeto ganha espaço no MSN e no Yahoo.
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