Comunicação

Por que o WPP está investindo no WhatsApp no Brasil?

Em parceria com a Meta, holding lança a ferramenta WPP Flow para oferecer soluções de marketing no app

i 28 de julho de 2025 - 6h06

A partir de uma parceria com a Meta, o WPP está lançando o WPP Flow, uma ferramenta de mensagens para negócios no Whatsapp. A solução foi desenvolvida pela Dti, empresa da holding especializada em produtos digitais. Segundo a companhia, a ideia do projeto nasceu ainda em 2023 em conversas sobre a parceria entre o WPP e a big tech.

Por que o WPP está investindo no WhatsApp

Por que o WPP está investindo no WhatsApp (Crédito: Tatiana-Diuvbanova-shutterstock)

A proposta da solução é, aproveitando a alta penetração do WhatsApp entre os brasileiros, oferecer aos anunciantes a possibilidade de usá-lo como canal de marketing assegurando o gerenciamento de toda a jornada, desde a concepção até a mensuração de resultados.

As aplicações serão variadas. De acordo com a holding, será possível criar experiências que vão desde a geração de leads até a conversão, com funcionalidades como catálogo de produtos, vendas diretas, redirecionamento e pagamentos. Outras opções envolvem agendamentos, remarketing para carrinhos abandonados, suporte ao cliente com confirmação, status de pedidos e rastreamento.

“Ao oferecer esse serviço completo, as agências conquistam maior controle sobre os indicadores das ativações, o que permite apoiar os clientes de forma mais assertiva na tomada de decisões estratégicas, como a alocação de investimentos em mídia e a análise de performance de anúncios”, explica Stefano Zunino, country manager da WPP no Brasil.

O maior desafio no desenvolvimento da ferramenta teria sido equilibrar as customizações necessárias para cada contexto e a padronização das funcionalidades, que podem ser aproveitadas em diferentes campanhas. A solução já está sendo usada por clientes do grupo, como Warner Bros., Universal, Perdigão, Listerine e Neutrogena.

A proposta é que a solução seja um diferencial estratégico das agências da holding, mas também poderá ser comercializada de forma independente. Além de fornecer maior controle para os anunciantes que querem explorar o WhatsApp como canal de atendimento e contato, a solução posiciona o WPP, por meio da Dti, como fornecedor de tecnologia.

“Ao demonstrar nossa capacidade técnica por meio dessa oferta de serviço, a dti pode se posicionar como um parceiro estratégico de tecnologia para outros desenvolvimentos, abrindo oportunidades para novos negócios dentro da base de nossos clientes”, explica Zunino.

Do outro lado, para Meta, a área de mensageria é uma das que mais cresce no País. E o WhatsApp, por sua vez, reúne marcas e consumidores em um ecossistema. No mês passado, o Publicis Groupe apresentou o Whisper, solução para marcas se conectarem ao público via WhatsApp.