Comunicação

Pros diversifica atuação e mira liderança corporativa

Gestão de imagem de executivos passa a integrar o portfólio estratégico da agência

i 15 de outubro de 2025 - 6h00

A Pros completou, no mês passado, uma década de atividade. Nos últimos dois anos, a agência criativa orientada por relações públicas tem investido, sobretudo, no fortalecimento de equipes, contratação de líderes e criação de soluções. Nessa linha, uma das novidades é o Simbiose Reputacional, serviço voltado para líderes de grandes empresas, grupo que está entre as prioridades estratégicas.

Daniela Graicar e Fernanda Tchernobilsky, coCEOs da Pros

Daniela Graicar e Fernanda Tchernobilsky, coCEOs da Pros, falam sobre os investimentos da agência (Crédito: Arthur Nobre)

O novo produto tem como premissa a gestão de reputação pessoal de altos executivos, levando em consideração o fato de que o posicionamento desses líderes impacta diretamente nas relações entre marcas e consumidores. Quem está à frente do serviço é Fernando Luna (ex-Globo, Trip e Abril), contratado neste ano para o cargo de vice-presidente de conteúdo e relacionamento.

“Entendemos a necessidade de cuidar da reputação das lideranças, porque elas a emprestam, como em uma simbiose, para o negócio e, com isso, também alimentamos a reputação institucional”, explica Daniela Graicar, coCEO da Pros.

Essa compreensão, conforme Fernanda Tchernobilsky, coCEO da agência, partiu de estudos que apontaram a queda no grau de confiança dos consumidores. Os executivos, então, podem desempenhar papel importante no dia a dia companhias. “Eles não são mais pessoas físicas ou jurídicas. As duas posições, atualmente, são uma coisa só”.

A fim de responder esse tipo de demanda do mercado, a Pros tem apostado, principalmente, na seniorização dos profissionais, inclusive contratando pessoas em diferentes segmentos para cadeiras pouco comuns na área de relações públicas. Em 2024, Adriano Abdalla (ex-Wunderman, VMLY&R e Tribal Worldwide) foi assumiu o chief creative officer (CCO), cargo mais convencional na publicidade.

Dentro de casa

Assim, Abdalla e Luna se juntaram ao restante do board, composto também por Maria Claudia Mestriner, head de estratégia e business intelligence (BI), e a recém-anunciada Liliam Braga, diretora de produção, que lidera a parte de experiência. Em números gerais, entre o primeiro e segundo semestres de 2025, o quadro de profissionais aumentou em 20% – saindo de 100 para 120 funcionários.

As áreas de criação e estratégia e BI, pontos focais na estruturação atual, são compostas por 30 e 12 profissionais, respectivamente. “Para nós, apostar em cultura é uma coisa relevante, com os times ‘multiestruturados’. Temos células que caminham juntas em processos e que conseguem ter agilidade e visão de mundo”, explica Daniela.

O processo de seniorização tem dois motivos, sendo um deles, justamente, atender à crescente demanda de novos clientes por mais especialização. De acordo com as duas CEOs, nos últimos três meses, a agência conquistou 17 novas marcas: Bom Ar e SBP (da Reckitt); Cafés União e Coqueiro (da Camil); 99Food; e Fugini.

Além dessas, passou a atender BIS, Lacta, Club Social, Oreo, Trident e Tang (da Mondelez); e, ainda, Old Parr, White Horse, Smirnoff, Johnnie Walker e Tanqueray (da Diageo). As novas contas se somam às outras que já estavam na carteira, como Amazon, O Boticário e Porto.

“Ganhamos clientes e contratamos bastante gente, tornando a operação mais sênior. Ou seja, estamos crescendo de forma estruturada, por uma segunda razão, que é dobrar de tamanho nos próximos três anos”, revela Daniela.

A Pros, desde o ano passado, está sob o guarda-chuva da holding de comunicação Stagwell, após processo de aquisição. Dessa forma, a estrangeira ampliou a atuação no território nacional, onde já tinha, como principal operação, a agência de publicidade Crispin Porter Bogusky (CPB).