Como está sendo a retomada de agências do Rio Grande do Sul
Profissionais de agências gaúchas detalham a volta aos trabalhos, bem como dificuldades e oportunidades pouco mais de dois meses das chuvas que assolaram o estado
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Giovana Oréfice
24 de julho de 2024 - 6h10
Pouco mais de dois meses após a tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul, deixando mais de 400 municípios em estado de calamidade, negócios de todos os tipos buscam voltar à normalidade.
É o caso das agências de publicidade que, assim como outros empreendimentos, tiveram suas operações afetadas pelas chuvas.
Passado o ápice do acontecimento, em que as agências mobilizaram e liberaram seu quadro funcional para a realização de voluntariados, o foco está em retomar e dar andamento a projetos que tiveram que ser adiados ou totalmente reformulados.
José Pedro Paz, sócio fundador e CCO da DZ Estúdio, a agência obteve, inicialmente, diversos tipos de reações entre as contas que atendem. Com algumas marcas de alcance nacional, o entendimento sobre a situação à época não foi totalmente imediato. Já junto aos anunciantes gaúchos, a compreensão foi mais fácil.
A tragédia afetou diversos anunciantes que operam no estado, como é o caso de Chandon, Salton, Riachuelo, Renner e Arezzo. A TAG Livros, por exemplo, é cliente da DZ Estúdio e suspendeu o trabalho de posicionamento de marca e institucional junto à agência, pois teve sua sede afetada.
Mateus Gobbi, head de pessoas e cultura da Paim United Creators, afirma que a agência fez a revisão estratégica de campanhas e de mídia para um público que não estava atento a qualquer tipo de comunicação ou publicidade.
Neste sentido, Renata Schenkel, CEO da Escala, corrobora: “Ninguém seguiu a vida com suas campanhas e projetos, porque, como pessoas físicas, todos também foram impactados direta ou indiretamente de alguma forma”, diz. A Escala já voltou a um modelo normalizado, com clientes demandando em ritmos mais intensos.
Muitas comunicações foram retomadas. Na W3haus, o CEO, Rafael Macedo, afirma que a empresa segue sem intercorrências em campanhas e projetos em andamento.
Na última semana, o Grupo RBS lançou campanha relacionada às Olimpíadas de Paris, desenvolvida pela DZ Estúdio. O plano era realizar gravações na orla do Rio Guaíba, que deu espaço, posteriormente, a uma comunicação com tom de união e solidariedade.
Em algumas agências, como a Paim United Creators, o fato de contar com 20 a 30 colaboradores espalhados pelo Brasil, fora do Rio Grande do Sul, o que auxiliou na retomada das atividades. Apesar do avanço gradual dos negócios desde as chuvas, algumas dificuldades permanecem.
A Escala segue com funcionários dependentes do Trensurb, empresa de trens urbanos da região que segue com trechos danificados. Assim, alguns colaboradores permanecem em home office, apesar da retomada de um modelo híbrido.
Para os profissionais, o momento foi crucial para que as agências alertem sobre a importância da agenda ESG para o futuro. “Queremos despertar a reflexão das marcas para tudo o que deve ser feito antes. Estamos vivendo o antes do próximo desastre. Isso tem sido uma tônica do que temos tentado imprimir para a retomada de tentar levar essa visão para os clientes”, comenta o CCO da DZ Estúdio.
O ponto de vista é compartilhado com Gobbi, da Paim United Creators. O head endossa que agências são empresas com responsabilidade social e, por isso, devem voltar os olhares também para o impacto da comunidade.
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