Ronaldo volta a campo com a Octagon
Depois de deixar a 9ine, ex-jogador assume controle acionário da agência de marketing
Depois de deixar a 9ine, ex-jogador assume controle acionário da agência de marketing
Fernando Murad
10 de janeiro de 2017 - 18h34
O ex-jogador Ronaldo é o novo controlador da agência de marketing esportivo e entretenimento Octagon no Brasil. O agora empresário assumiu o controle acionário do negócio no final do mês de dezembro de 2016. Na ocasião, Alexandre Leitão e Fred Pollastri, até então sócios minoritários da agência, compraram 100% da participação do grupo Interpublic, controlador global da Octagon, na Octagon Brasil, e negociaram o controle com ex-camisa 9 da seleção brasileira.
Em um primeiro momento, Ronaldo permanecerá apenas como investidor da agência. Gabriel Lima, na empresa desde 2012, continuará como CEO da Octagon Brasil, cargo que ocupa desde dezembro do ano passado. Leitão e Pollastri, que desde 2015 são executivos do Orlando City, time de futebol do empresário brasileiro Flávio Augusto da Silva, estarão mais presentes na operação a partir de agora. Ronaldo anunciou a nova empreitada com um post no Instagram.
Essa é a segunda investida de Ronaldo no marketing esportivo. Em sociedade com o grupo WPP e o empresário Marcus Buaiz, o fenômeno criou em setembro de 2010 a 9ine. Criada com o objetivo de gerenciar a imagem e os contratos de patrocínios de atletas e marcas, a agência chegou a atender Neymar, Anderson Silva e o UFC, mas não decolou. Ronaldo deixou o dia-a-dia da agência em 2013 e Buaiz deixou a sociedade em junho de 2016 para abrir a ACT10N, especializada na relação de marcas com celebridades e influenciadores.
WPP prestes a encerrar operação da 9ine
Memória Seletiva
Às vésperas dos Jogos Olímpicos Rio 2016, em agosto do ano passado, o jornalista Lauro Jardim publicou em sua coluna no jornal O Globo que a Octagon havia decidido deixar o Brasil após o evento. Na ocasião, a agência negou a informação. Em comunicado à época, a empresa disse acreditar 100% no mercado brasileiro e estar extremamente satisfeita com os resultados obtidos, além de estar segura com o futuro em virtude de projetos e contratos vigentes até 2018.
Criada em 2010, quando mercado brasileiro estava em polvorosa com o potencial de crescimento do mercado de marketing esportivo com a realização da Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016, a Octagon atendeu seis clientes parceiros oficiais da Fifa e dois clientes com programas de hospitalidade durante o Mundial de 2014, e nove clientes na Rio 2016.
Compartilhe
Veja também
Idec quer processar Burger King por campanha do Pix
Instituto avalia que a ação da Black Friday, que enviou Pix de R$ 0,01 aos clientes, violou a LGPD e o Código de Defesa do Consumidor
Sadoun, do Publicis Groupe, diz que acordo entre Omnicom e IPG é positivo
Líder da holding francesa, contudo, pontua que as duas companhias terão um longo processo de integração