Assinar

Sob queixa de racismo, SPTrans será julgada no Conar

Buscar

Sob queixa de racismo, SPTrans será julgada no Conar

Buscar
Publicidade
Comunicação

Sob queixa de racismo, SPTrans será julgada no Conar

Veiculada em novembro de 2016, peça publicitária alerta sobre a pedofilia mostrando menina sendo ameaçada por uma mão negra


22 de fevereiro de 2017 - 17h24

Pedofilia-Crime

Peça publicitária visava alertar para a importância de denunciar casos de abuso infantil (Crédito: Reprodução)

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) já tem um caso definido para avaliar na próxima reunião do Conselho de Ética, marcada para 9 de março. Os conselheiros avaliarão se uma campanha publicitária feita pela São Paulo Transportes (SPTrans), da Prefeitura de São Paulo, em novembro do ano passado possui teor racista.

A reclamação foi enviada ao Conar em novembro do ano passado e refere-se à edição 1016 do Jornal do Ônibus, informativo que a SPTrans exibe nos veículos da cidade de São Paulo. A proposta da campanha era alertar sobre a pedofilia e incentivar as pessoas a denunciar os casos.

 Um cidadão, entretanto, julgou que a ilustração escolhida pelo órgão de transporte para transmitir a mensagem era racista. Na peça, uma menina branca tem a boca tapada por uma mão negra. Ainda no ano passado, o Conar acatou a denúncia, mas o julgamento do caso ficou para este ano.

Apesar de ter acolhido a reclamação, os conselheiros do Conar não julgaram necessário conceder uma liminar para interromper, na época, a divulgação da peça nos ônibus da cidade. Ainda no ano passado, algumas entidades de combate ao racismo chegaram a postar reclamações sobre a peça publicitária nas redes sociais.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • WPP fortalece parceria com a Universal Music Group

    WPP fortalece parceria com a Universal Music Group

    Por meio da união, clientes globais da holding terão acesso a soluções de música e entretenimento, desenvolvidas com base em dados

  • Pesquisa coloca em xeque antagonismo entre awareness e performance

    Pesquisa coloca em xeque antagonismo entre awareness e performance

    Estudo realizado pela Suno United Creators a pedido do SoftBank aponta que campanhas de performance têm potencial para construir marca