Marcas promovem Carnaval mais consciente em 2020

Buscar

Marcas promovem Carnaval mais consciente em 2020

Buscar
Publicidade

Comunicação

Marcas promovem Carnaval mais consciente em 2020

Questões como assédio, preconceito, privacidade, furtos e proteção da pele e do corpo estão na pauta das empresas


19 de fevereiro de 2020 - 6h00

Carnaval deve movimentar mais de R$ 2,3 bilhões em 2020, segundo a Prefeitura (MesquitaFMS/istock)

Maior e mais tradicional festa do calendário brasileiro, o Carnaval arrasta anualmente uma multidão de pessoas para as ruas e consequentemente atrai a atenção das marcas. Neste ano, somente na cidade de São Paulo, por exemplo, mais de 678 desfiles foram aprovados e autorizados pela prefeitura, 38,5% a mais do que no ano passado, quando ocorreram 490 desfiles. Do ponto de vista de impacto econômico na capital paulista, a projeção do Observatório do Turismo na cidade é que o a celebração de 2020 ultrapasse a marca de 2019, que movimentou R$ 2,3 bilhões.

Se em termos de popularidade o Carnaval segue firme e forte, por outro lado o discurso de algumas marcas tem se modificado ao longo do tempo. Ao invés de apenas estimular o consumo ou pegar carona na festa, muitas delas têm usado seu investimento em criatividade e mídia para promover uma celebração mais consciente nas ruas e na avenida.

Um estudo da empresa de pesquisa MindMiners, realizado com 500 pessoas de todo o Brasil no mês de janeiro, mostra que os temas considerados pelo público como mais importantes no carnaval estão álcool e direção (59%), assédio sexual (55%), transmissão de DST’s (49%) e poluição das cidades e produção excessiva de lixo (49%). Sobre esse último item, inclusive, a pesquisa também mostra que a maior parte dos consumidores acredita que as marcas são totalmente responsáveis no Carnaval por ações como conscientizar o público sobre o descarte correto de embalagens, papeis e lixos gerados na festa, além de disponibilizar mais lixeiras e fornecer alternativas para o descarte de lixo.

Iniciativas das empresas
Sobre as questões de assédio e preconceito, preocupação recorrente no período, o Uber aproveitou a data para lançar uma campanha que tenta reforçar o compromisso da empresa com a segurança e o respeito, além de promover o código de conduta atualizado da plataforma. A ação, que utiliza mídia em pontos de ônibus e peças em redes sociais, apresenta frases como: “Não respeita duas mulheres se beijando? A Uber não é para você”, ou então “Você é do bloco dos assediadores, racistas ou LGBTfóbicos? A Uber não é para você”.

“Escolhemos o Carnaval por ser um período em que é importante destacar que não dá para colocar a fantasia e esquecer o respeito em casa. É primordial reforçar essa sensibilização no período, mas essa é uma preocupação que não muda de acordo com a época do ano, ela é atemporal e faz parte do DNA da empresa”, afirma Luciana Ceccato, diretora de marketing para a Uber na América Latina.

 

Campanha da Uber promove respeito e o código de conduta atualizado da plataforma (Crédito: divulgação)

O Facebook também aproveitou a data para incentivar a verificação de privacidade no Carnaval. Com o mote “Quem vai curtir o seu Carnaval”, a marca distribuiu no último dia 15 de fevereiro milhares de pochetes no bloco Sargento Pimenta, em São Paulo. Um QR code no verso do acessório leva as pessoas diretamente para a Verificação de Privacidade, ferramenta da rede social atualizada recentemente, e que permite, em apenas alguns cliques, ajustar quem pode ver posts e informações do perfil.

Com total fit com a causa, a Nivea Sun fez uma parceria com o Bloco Ritaleena, para ajudar as pessoas a curtirem o Carnaval com a pele protegida. Com a presença de promotores, a marca distribuí protetores solares de Nivea Sun Protect & Hidrata, FPS 30, em mochilões durante o bloco. Segundo a marca, a ação tem como objetivo reforçar a importância da proteção contra os raios UVA e UVB, especialmente quando há exposição direta ao sol.

 

Serasa faz ação para prevenir roubos e furtos recorrentes no Carnaval (Crédito: divulgação)

O Serasa Consumidor também participa do Carnaval por meio da ação da Serasa Bag: são bolsas com um cordão interno antifurto, para que o celular do folião volte para casa com ele, após pular o carnaval. Além disso, o consumidor recebe um desconto de 30% no serviço do Serasa Antifraude, que faz o monitoramento dos documentos em tempo real. As bags estão sendo distribuídas gratuitamente nas principais estações de São Paulo.

Uma das grandes patrocinadoras do Carnaval de Rua nas grandes cidades brasileiras, a Ambev se uniu com ANCAT (Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis), agência MAP, Boomerang e prefeituras para recolher o lixo dos principais blocos de rua de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Recife. Durante os dias oficiais de festa, o lixo de 26 milhões de foliões dos principais blocos será reciclado e parte deles será utilizado na produção de novas lixeiras instaladas nessas cidades.

 

O lixo de 26 milhões de foliões dos principais blocos será reciclado (Divulgação)

Crédito da imagem de topo: Cristiano Babini/istock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Centrum usa painéis de OOH para mapear árvores frutíferas em São Paulo

    Centrum usa painéis de OOH para mapear árvores frutíferas em São Paulo

    Ação foi desenvolvida em parceria com a WMcCann e JCDecaux e destaca a importância das vitaminas encontradas nas frutas

  • Campanhas da Semana: Ronaldinho Gaúcho e Vini Jr inspiram ações

    Campanhas da Semana: Ronaldinho Gaúcho e Vini Jr inspiram ações

    Bruxo estrela campanha do Prime Video, enquanto craque do Real Madrid recria entrevista icônica para Pepsi