Em movimento global, agências questionam prazos ampliados

Buscar

Em movimento global, agências questionam prazos ampliados

Buscar
Publicidade

Comunicação

Em movimento global, agências questionam prazos ampliados

Entidades de diversos países, unidas na VoxComm, intensificam campanha que envolve a remuneração


1 de junho de 2020 - 18h59

Agências de publicidade não são bancos. Esse é o posicionamento que resume o foco principal de atuação do movimento global VoxComm, lançado no ano passado, durante o Festival Internacional de Criatividade de Cannes, ampliado nos últimos meses e que acaba de lançar um manifesto mais incisivo contra os prazos ampliados para remuneração das agências de publicidade. O documento distribuído na semana passada é subscrito por entidades como a norte-americana Association of American Advertising Agencies (4A’s), a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), a European Association of Communication Agencies (EACA) e o canadense Institute of Communication Agencies (ICA), entre outras.

O texto defende que o pagamento atrasado, além de não ser inteligente, é irresponsável, já que traz consequências danosas como relacionamentos tensos com fornecedores, redução na flexibilidade e preços mais altos. “No manifesto, a VoxComm afirma que as agências não podem bancar investimentos de comunicação de certos clientes. Aqui no Brasil, a própria Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) já falou sobre a questão da remuneração algumas vezes e incluiu regras sobre o pagamento aos parceiros em seu manual de concorrência”, observa Mario D’Andrea, presidente da Abap. Segundo ele, o problema dos prazos estendidos de pagamentos já vinha sendo tratado pelas entidades integrantes do VoxComm nos últimos meses, mas se agravou com a crise econômica provocada pelo combate ao novo coronavírus.

Em seu manifesto, o VoxComm cita que as empresas que estão no ranking Fortune Global 500 gastam cerca de US$ 20 bilhões por ano em atividades de responsabilidade social corporativa. “No entanto, ouvimos de nossos membros em todo o mundo que muitas dessas empresas tidas como responsáveis ​​corporativamente estão usando a crise para adiar o pagamento de suas agências. O atraso no pagamento é um hábito pernicioso que até as empresas ricas empregam para aumentar falsamente seus índices de liquidez”, critica o texto.

Para a presidente e CEO da 4’As e também do VoxComm, Marla Kaplowitz “a extensão das condições de pagamento é um jogo de soma zero, pois não cria nem agrega valor ao produto final”. Ela diz que a entidade surgiu para ser a voz global da comunidade das agências e para defender o valor que agregam aos clientes como impulsionadoras do crescimento de empresas anunciantes e marcas. “Como líderes de associações comerciais de agências, reconhecemos que temos desafios e oportunidades semelhantes. Era benéfico abordá-los coletivamente com o poder e o foco de um grupo global”, detalha. Marla alerta, ainda, que os problemas enfrentados pelas agências e pelo setor não são exclusivos de nenhum mercado. “Temos maior influência e impacto ao compartilhar recursos, assim como melhores práticas e pensamentos”, acredita.

A íntegra desta reportagem está publicada na edição semanal de Meio & Mensagem, que até o fim de junho pode ser acessada gratuitamente pela plataforma Acervo, onde é possível consultar ainda todas as edições anteriores que circularam nos 42 anos de história da publicação. Também está aberto a todo o público, gratuitamente, o acesso à versão digital das edições semanais de Meio & Mensagem, no aplicativo para tablets, disponível nos aparelhos com sistema iOS e Android.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Centrum usa painéis de OOH para mapear árvores frutíferas em São Paulo

    Centrum usa painéis de OOH para mapear árvores frutíferas em São Paulo

    Ação foi desenvolvida em parceria com a WMcCann e JCDecaux e destaca a importância das vitaminas encontradas nas frutas

  • Campanhas da Semana: Ronaldinho Gaúcho e Vini Jr inspiram ações

    Campanhas da Semana: Ronaldinho Gaúcho e Vini Jr inspiram ações

    Bruxo estrela campanha do Prime Video, enquanto craque do Real Madrid recria entrevista icônica para Pepsi