Comunicação

Projeto reúne rappers em combate às fakes news

Criado pela Soko e produzido pela Cubocc, o projeto "Rimas contra fake news" pretende conter a onda de desinformação que acontece via WhatsApp

i 9 de julho de 2020 - 6h00

Segundo dados da Fiocruz divulgados em abril deste ano,  73,7% das fake news relacionadas ao novo coronavírus circulam no WhatsApp. Com isso, o projeto da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Nenê do Zap, reuniu os rappers Nego Bala, Kimani e Luz Ribeiro para passar informações sobre a doença por meio de rimas.

Criado pela Soko e produzido pela Cubocc, ambas agências do Grupo Flagcx, o projeto “Rimas contra fake news” tem o objetivo de conter a onda de desinformação que acontece no aplicativo de mensagens. Os conteúdos, originalmente enviados pelo WhatsApp de usuários cadastrados, estão disponíveis nas redes sociais do personagem Nenê do Zap.

https://www.instagram.com/p/CBn5Fr3Hn4v/

“Muitos pais e cuidadores não conseguem avaliar a veracidade dos conteúdos que chegam a eles, então nosso objetivo foi levar informação segura para as famílias que estão com crianças em casa e, muitas vezes, sem saber como agir em meio à tanta desinformação”, comentou Paula Perim, diretora de comunicação da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, em nota.

Desde o início da pandemia, o projeto Nenê do Zap tem ajudado as famílias com dicas de como enfrentar a quarentena com bebês e crianças pequenas em casa. O projeto nasceu no início de março com o intuito de reforçar a importância da conversa e da interação para o desenvolvimento das crianças na primeira infância. Na ação, a personagem Nenê do Zap manda conteúdos como vídeos, áudios e textos para ajudar a fortalece essa importância. Em maio, o projeto ganhou apoio da Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

**Crédito da imagem no topo: MicroStockHub/iStock