Comunicação

Deborah Colker reestreia no palco e estreia na publicidade

Em cartaz com "Cura", em São Paulo, coreógrafa faz sua estreia na criação publicitária em uma campanha da TIM, criada pela BETC Havas

i 11 de novembro de 2021 - 19h11

Campanha da BETC Havas pela TIM traz coreografia de Deborah Colker, que pela primeira vez participa de uma produção publicitária (Crédito: Divulgação)

Em cartaz no Teatro Alfa, em São Paulo, até domingo, 14, com o espetáculo “Cura”, a Companhia de Dança Deborah Colker voltou aos palcos depois de dois anos. Além da reestreia, a coreógrafa e seus bailarinos fazem uma estreia no universo da publicidade protagonizando o filme de TIM Black, criado pela BETC Havas, que estreia nesta quinta-feira, 11.

Com a dança contemporânea, a campanha expressa uma evolução na comunicação do plano pós-pago da TIM, lançado em 2017. Ana Paula Castello Branco, communication and branding director da TIM Brasil, conta que a marca, desde então, vinha seguindo com a mesma linha de comunicação. Percebendo que era hora de mudar, a empresa se viu diante do desafio estratégico de evoluir para uma linguagem mais inovadora e a BETC Havas a ideia de trazer Deborah Colker. “Ela e seus dançarinos representam a inovação, estão sempre tentando fazer o melhor. Eles não têm medo de ousar nas coreografias, de trazer o novo ao público, liderando movimentos importantes no mundo das artes. Entendemos que é o ‘match’ perfeito. A dança contemporânea tem total relação com a inovação da TIM e com nossos valores de coragem, respeito e liberdade”, afirma.

No filme, 13 dançarinos se movimentam em uma parede de escalada, resgatando a coreografia ícone do grupo, lançada nos anos 90, no espetáculo Velox. Deborah co-criou o comercial, que teve direção artística de Gringo Cardia e direção executiva de João Elias Alvares da Silva.

A trajetória da TIM está ligada ao universo musical há bastante tempo: a marca realizou eventos como o TIM Festival e o Prêmio TIM de Música, e a cantora Iza é a atual embaixadora da marca. Alexandre Vilela, o Xã, vice-presidente de criação da agência, relembra que o alemão Sven Otten, dançarino de Electro Swing, estrelou as campanhas do TIM Black por quatro anos.

Segundo Xã, as ofertas do produto, que incluem parcerias de streaming, fizeram com que a marca acabasse criando um espaço particular no segmento do pós-pago. E, ao mesmo tempo, reforçou a necessidade de a agência investir em uma comunicação atrelada ao entretenimento. “Deborah é a maior coreógrafa do país e uma das maiores do mundo e nos pareceu um caminho natural trazer esse talento brasileiro para continuar a história do TIM Black. O trabalho dela é sofisticado, plástico, brasileiro e universal ao mesmo tempo. E é bom de ver. Entrega o entretenimento que trilhamos para a comunicação durante os anos, e ao mesmo tempo que temos o espaço para explorar as ofertas e deliveries do plano, temos espaço para entreter o consumidor em troca da atenção dele. Se a marca tem o propósito de convidar o consumidor a Imaginar as Possibilidades, com a Deborah Colker embalando essa mensagem, o convite toma uma outra dimensão”, afirma.

*Crédito da imagem no topo: Divulgação