Do Hello, Moto ao “Hello, You!”

Buscar
Publicidade

Marketing

Do Hello, Moto ao “Hello, You!”

Lançamento da nova linha MotoG, da Motorola, e primeira ação da Publicis para a marca, colocam consumidor no centro das atenções


19 de abril de 2018 - 11h30

Nada menos que 70% do mercado brasileiro de celulares está na categoria que a indústria chama de “intermediária”, ou seja, nem os mais básicos, considerados de entrada, nem aparelhos sofisticados, como iPhones X e afins. Esse fato justifica a empolgação da Motorola ao lançar, nesta quinta-feira, 19, num evento em São Paulo, três novos aparelhos de sua linha Moto G, da família intermediária: Moto G6 Play, Moto G6 e Moto G6 Plus. A participação da Motorola nesse segmento varia entre 30% e 40%, segundo Bruno Couto, head de marketing da companhia no Brasil.

Outro sinal da importância atribuída a esse segmento foi uma concorrência realizada ano passado para selecionar a agência que seria responsável pelo lançamento global dos produtos. Entre quatro participantes, a Publicis foi a que apresentou a melhor proposta na visão do anunciante. Renata Silva, senior global brand manager da Motorola, explica que quase todas as campanhas da marca são globais e lideradas por times regionais, dependendo da categoria de produtos. Por ser uma fortaleza da marca no mercado local, o Brasil lidera a de intermediários (mas o México é outro mercado forte no segmento). As agências para tocar as campanhas globais são, assim, selecionadas job a job, e o dia a dia é tocado por parceiros fixos. Por aqui, a conta continua, por enquanto, a ser atendida pela FBiz e pela Jussi, em digital.

Bruno Couto ressalta que o grande trunfo da categoria da qual Moto G faz parte é trazer features de aparelhos premium para aparelhos economicamente mais acessíveis, o que o consumidor reconhece e valoriza. Outra novidade é a volta do Play, a versão mais básica dos três, que na versão anterior, G5, havia sido retirada. “Esse ajuste no portfolio ocorreu por dois motivos: porque o consumidor pediu, pois ainda há muita gente entrando nos smartphones, querem ter um MotoG e o Play é uma possibilidade mais acessível e porque nossos clientes varejistas, como Magazine Luiza e Casas Bahia também notaram que os consumidores procuravam o aparelho”, explica Bruno.

O objetivo da Motorola é manter a liderança no segmento e atrair para ele novos consumidores. Para isso conta com apelos fortes de design e features, inspirados nas demandas dos usuários.

Début da Publicis

Entre as marcas que lideram o segmento intermediário no Brasil, a Motorola é aquela, segundo seu diretor de marketing, que se posiciona de maneira mais próxima, humana e personalizada de seus consumidores. O que era preciso, nesse momento, entretanto, era continuar nessa pegada, mas com mais jovialidade. Dentro dessa ideia, a proposta da Publicis foi a que mais agradou à marca. E como ela traduziu isso, na campanha “Hello, you” (que é adicionado ao tradicional Hello, Moto) poderá ser conferido em diferentes canais de mídia, uma vez que se trata de um dos maiores investimentos da marca para o ano. “Essa é uma campanha que convida o consumidor a fazer parte da história de um produto cujo desenvolvimento foi feito pensando nele”, afirma Bruno Couto.

A TV segue tendo um papel relevante, com inserções na Globo (assista, abaixo, à versão de um minuto do filme) e em canais pagos – a marca mantém patrocínios à NFL e NBA, na ESPN, e fechou parcerias com o programa Bem, Amigos!, do SporTV, e Música Boa ao Vivo, do Multishow. O digital terá um papel de construção e manutenção de cobertura e frequência, assim como experimentações. A marca fará, por exemplo, uma transmissão online ao vivo do evento de lançamento. Bruno conta que depois de um post sobre o assunto no Facebook, e sem que a marca tenha feito publicidade, 3.500 pessoas se inscreveram para acompanhar, em dois dias. E durante a live, quem estiver assistindo, na cidade de São Paulo, e comprar pelo site da Motorola recebe o aparelho até às 15 h do mesmo dia, na ação feita em parceria com a Infracommerce e uma equipe fará o unboxing com esses compradores.

A campanha entra no ar dia 19, com flights em TV aberta até maio e vai crescendo nas demais plataformas até junho. Além do Brasil, já estão previstas veiculações para países como Índia, Indonésia, México, Peru e alguns países da Ásia.

“É importante dizer o quanto estamos felizes com esse job, que não deixa de ser uma grande conquista para a Publicis nesta nova gestão. Passamos por uma concorrência, para uma campanha global, e conquistamos na primeira. Marca um pouco do nosso jeito de trabalhar agora. Eu e a Miriam (Miriam Shirley da Silva, que assumiu também o cargo de co-presidente, após a ida de Hugo Rodrigues para a W/McCann), viemos de áreas técnicas, eu de estratégia e ela de canais. Cobramos muito das pessoas as respostas técnicas, que vão funcionar”, afirma Eduardo Lorenzi, co-presidente da Publicis.

Segundo Lorenzi, mais do que uma ideia que encantou o cliente, a campanha possui uma estratégia e canais fortes por trás. Ele também conta que antes de bater o martelo, a campanha foi testada com consumidores do Brasil e da França, e, pelo lado da agência, o trabalho é fundamental por marcar sua estreia numa categoria de produtos em que até então não havia atuado.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas