ESPM lança Think Rio, um movimento coletivo pela cidade

Buscar

ESPM lança Think Rio, um movimento coletivo pela cidade

Buscar
Publicidade

Marketing

ESPM lança Think Rio, um movimento coletivo pela cidade

Think tank autônomo e independente, liderado por Sandra Sanches, quer pensar soluções para a capital fluminense


25 de junho de 2019 - 15h26

Sandra Sanches lidera o projeto da ESPM Rio (Crédito: Divulgação)

Unir os diversos integrantes da sociedade em torno de discussões com um mesmo foco: pensar a cidade do Rio de Janeiro, apontando caminhos e soluções para o seu desenvolvimento. Este é o objetivo do Think Rio ESPM, um think tank autônomo e independente lançado nesta terça-feira, 25, em um evento no Teatro Prudential, no Rio. Quem está à frente do projeto é a Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, do Rio, instituição que já acumula muitos dados ligados à cidade. Com isso, ela quer a partir de agora mapear oportunidades de desenvolvimento e crescimento econômico para  o Rio,  unindo os diversos segmentos da sociedade. Vinculado a três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável determinados pela ONU, ele se desenvolverá com foco em Educação de Qualidade; Indústria, Inovação e Infraestruturas, e Cidades e Comunidades Sustentáveis. Estudos, debates, fóruns e um prêmio para a economia criativa são algumas das iniciativas que integram o Think Rio ESPM.

A iniciativa é liderada por Sandra Sanches, que assumiu a direção do Think Rio ESPM. Para ela, talentos, empresas, produtoras, agências de publicidade e gestores públicos, juntos, podem pensar um Rio melhor.  “O think tank que a ESPM será a oportunidade de reunir empresas, entidades de classe, ongs, especialistas e acadêmicos em torno de um projeto comum: o desenvolvimento da cidade, ancorado em seus valores culturais, na criatividade e no empreendedorismo. É um convite ao debate e à busca de soluções para a cidade”, fala.

A ideia é que o projeto crie uma rede de atores envolvidos com o Rio e que acreditam em seu potencial. “E à medida que realizarmos nossos eventos, fóruns, seminários e workshops vamos trazer empresas e pessoas comprometidas com o desenvolvimento da cidade para participar, com um aporte de conhecimento deles nas soluções que são fundamentais e essenciais para o sucesso do Think Rio”, fala. Sandra antecipa que um conselho do projeto também será criado e sua formação será anunciada em agosto. Ele será integrado por 20 membros distribuídos em cinco categorias: corporativa, social, pública, independente e ESPM. O mandato dos membros será de dois anos, período ao final do qual haverá renovação de dois terços dos integrantes do conselho; os representantes mantidos garantirão a memória e processos de continuidade.

Olhar Digital

Já em seu lançamento, o Think Rio ESPM traz dados da primeira fase do estudo Marcas e Presença Digital no Rio de Janeiro, desenvolvido pelo Observatório de Experiência Digital da ESPM Rio. O objetivo é compreender quais são as marcas preferidas pelos cariocas nos principais segmentos da economia, e avaliar a presença digital destas marcas. Além disso quer levantar a relação do carioca nos meios digitais, e seu comportamento nas compras online. Realizado entre os dias 13 e 16 de maio,  ele traz a visão de  396 moradores de todas as regiões da cidade.

Entre os resultados, o estudo verificou que a Praia ainda é a principal palavra associada ao Rio de Janeiro (24%), seguida pela Violência (11%), e Cristo Redentor (6%). Levando em conta este ambiente, as marcas que transitam melhor na praia e que, na visão dos entrevistados, representam melhor o Rio são Havaianas (18,38%), Biscoito Globo (11,19%), e Matte Leão (6,79%). A Havaianas destaca-se entre todas as idades, mas principalmente entre os mais jovens: 57,1% dos que tem até 17 anos citaram a marca, assim como 58,5% dos que tem entre 18 e 24 anos, e 48,1% de 25 a 35 anos. Ela também é destaque em todas as regiões do Rio, mas principalmente na Baixada, onde 68,4% citaram a marca.

Levantando o comportamento do carioca na relação entre marcas e sites, o estudo mostrou que eles não fazem uma associação direta entre os dois. Apesar disso, entre as top três marcas apontadas como as que tem bons sites, estão duas empresas de e-commerce. Questionados sobre as marcas que tem os melhores sites de internet eles citaram Americanas (9%), Havaianas (3%) e Casas Bahia (3%). As compras na internet ainda não são uma unanimidade na cidade, mas já fazem parte do comportamento do carioca. Apenas 15,2% afirmaram que sempre compram desta forma, embora o total de respondentes que afirmou que às vezes compra foi de 35,9% e quase sempre 23,2%. Apenas 8,1% disseram que nunca compram desta forma e 17,7% responderam quase nunca.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Rexona integra time de patrocinadores da Copa América 2024

    Rexona integra time de patrocinadores da Copa América 2024

    Marca da Unilever promoverá ações para os torcedores da competição de futebol, que acontece nos Estados Unidos a partir de 20 de junho

  • Nubank evolui ofertas premium e firma parceria com Max

    Nubank evolui ofertas premium e firma parceria com Max

    Plataforma anuncia o Nubank+, que conta com vantagens como cashback, saque grátis e acesso gratuito ao streaming Max por um ano