Por equidade de gênero, Barbie chega ao espaço

Buscar

Por equidade de gênero, Barbie chega ao espaço

Buscar
Publicidade

Marketing

Por equidade de gênero, Barbie chega ao espaço

Mattel lança na Europa versão da boneca em parceria com a Agência Espacial, inspirada na astronauta Samantha Cristoforetti


11 de julho de 2019 - 6h00

Astronauta Samantha Cristoforetti segura sua versão da boneca Barbie (Crédito: Reprodução/AdAge)

Em uma nova parceria com a Agência Espacial Europeia (ESA), a Barbie chegará a um lugar onde praticamente nenhuma boneca foi. Dez dias antes do aniversário de 50 anos da Apollo 11, missão que levou o homem ao solo lunar, a Mattel está lançando uma edição comemorativa da Barbie para celebrar os feitos de uma astronauta da vida real: Samantha Cristoforetti, a única mulher da Agência Espacial da Europa.

A Barbie Astronauta, no entanto, não estará à venda. A boneca inspirada em Samantha é, na verdade, o último lançamento do projeto Barbie Dream Gap, que começou em 2018 e destinou US$ 1 dólar de cada boneca vendida para instituições que incentivem o desenvolvimento de garotas e a equidade profissional e de gênero.

Para marcar o lançamento de sua versão Barbie, a própria astronauta irá apresentar uma série de vídeos e que guiará meninas durante um tour na Agência Espacial Europeia, localizada em Colônia, na Alemanha.

“Estamos orgulhosos de lançar essa parceria com a ESA que tem um claro objetivo: inspirar meninas a se tornarem a próxima geração de astronautas, engenheiras e cientistas espaciais”, disse Isabel Ferrer, diretora de marketing da marca Barbie na Europa, em comunicado, destacando a ideia de que a boneca pode servir como um trampolim para ampliar a exposição de novos papeis e carreiras às meninas.

Após uma missão de 199 dias na Estação Espacial, em 2014, Samantha bateu recorde, tornando-se a mulher que mais tempo permaneceu em uma missão espacial, sozinha – título que ela conservou até 2017, quando foi superada. A astronauta disse que espera que sua colaboração com a Mattel ajude garotas e garotas a sonharem com um futuro sem limites.

Desde o seu lançamento, em 1959, a Barbie já teve mais de 200 profissões. A recente parceria da Mattel com a ESA não é a primeira a gerar uma versão astronauta da boneca. No auge da Corrida Espacial, em 1965, a marca lançou a Barbie Astronauta, com um figurino prateado e futurista e com a promessa de que ela poderia “alcançar as estrelas”.

Com informações do Advertising Age

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Série explora marcas que transformaram indústrias

    Série explora marcas que transformaram indústrias

    Com quatro episódios, produção em vídeo de Meio & Mensagem aborda a história dos segmentos de moda, computação, mobilidade e gastronomia

  • Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Com Morumbi e Jurubatuba, cresce a lista de estações de que adicionaram nomes de marcas como nova fonte de receitas