“Experimentar é a base da inovação”

Buscar

“Experimentar é a base da inovação”

Buscar
Publicidade

Marketing

“Experimentar é a base da inovação”

No 8º episódio da série Transições, Leandro Ribeiro, cofundador da martech Match, fala sobre a importância do intraempreendedorismo


19 de setembro de 2019 - 6h00

 

Leandro Ribeiro: “O meu contato com o empreendedorismo foi por meio do desafio de desenvolver uma área que trabalhasse com automação de marketing e e-commerce” (Crédito: Denise Tadei)

Quando se fala em empreendedorismo é natural que haja uma associação direta com a abertura de novas empresas e com a vida fora das grandes companhias. No entanto, o intraempreendedorismo é tão importante no processo de transformação quanto a inovação, detectando lacunas internas na atuação de uma empresa e agindo para endereçá-las, apesar da estrutura tradicional do negócio não prever aquela nova área ou projeto. É o caso de Leandro Ribeiro que estando na Fbiz desde sua origem identificou a necessidade de alguns clientes e transformou em um projeto que deu origem à Match, empresa especializada em soluções de marketing digital do grupo e que tem Ribeiro como CEO e cofundador. No 8º episódio da série Transições, ele explica a importância do intraempreendedorismo em processos de inovação.

Meio & Mensagem – Como foi o processo de decisão e transição do mundo corporativo para o empreendedorismo?
Leandro Ribeiro – O meu contato com o empreendedorismo foi por meio do desafio de desenvolver uma área que trabalhasse com automação de marketing e e-commerce, que acabou extrapolando a necessidade do cliente e virou uma necessidade do mercado. Por isso, fundamos a Marketing Tech como sendo um departamento da Fbiz para atender as necessidades dos clientes, que na época eram Netshoes e Multiplus. Com o tempo, percebemos que se tratava de uma necessidade do mercado e não somente daqueles clientes. E isso virou uma oportunidade de negócio. Então em 2016, abrimos as portas para buscar outros clientes dessa natureza, que estavam passando por transformação digital e precisavam de apoio na escolha de tecnologia.

“As empresas têm que, cada vez mais, olhar para as pessoas e não somente para o seu produto. O desafio do marketing é transformar esse relacionamento entre marcas e pessoas mais fluido, menos forçado, mais natural e mais pessoal”

O que te levou ao ecossistema de inovação, por que esse tema te chamou a atenção?
Quando comecei a trabalhar na Fbiz, em 1999, ainda nem era uma agência e estava começando o boom da internet aqui no Brasil. O principal gatilho que nos mostrou a mudança de comportamento do consumidor foi com o projeto que fizemos para a Netshoes, no qual ajudamos a personalizar o seu site e a implementar a tecnologia digital. E tudo isso era muito novo. Na verdade, comecei esse movimento um pouco antes, quando a Fbiz fundou a área de Plataformas e eu era o gerente de Tecnologia da agência. Então, o Reiss (Pedro Reiss, ex-co CEO da Fbiz) me chamou e disse: “eu tenho um negócio aqui que acho que tem valor, mas não sei se vai dar certo. O seu momento é propício para fazer esse tipo de escolha. Vamos juntos?”. E eu topei construir a marketing tech sem nenhuma garantia que iria dar certo e nem se eu teria o meu emprego dali a seis meses. Eu era desenvolvedor e sabia que aproveitar as tecnologias que já existiam para gerar valor mais rápido para os clientes era um caminho para eu usar o meu conhecimento de tecnologia.

De que maneira os seus aprendizados em agência estão sendo aplicados e sendo úteis no dia-a-dia?
Quando eu comecei, a Fbiz ainda era um site (Fulano) e trabalhei em fazer sites, como o primeiro de empresas como Coca-Cola, Unilever, Seda… E esse aprendizado em criar coisas que até então inexistiam me ajudou muito em como a gente estrutura o nosso processo, a nossa venda e como devemos cuidar do cliente. Mas o que foi fundamental e que me ajuda muito até hoje, foi ter tido contato com os profissionais de planejamento, atendimento e criação da agência. Apesar de não ser um profissional dessa área, ter tido contato com esse tipo de trabalho me ajuda muito a entender os problemas dos clientes.

 

Ribeiro: “Hoje, quando a Match faz um trabalho de implementação de plataforma, nunca começamos pela implementação por si só, começamos pelo processo de descoberta” (Crédito: Denise Tadei)

Agora o oposto, quais ensinamentos você está tendo nessa nova realidade que você aplicaria no marketing?
Se tem uma coisa que eu aprendi e estou aprendendo, e para mim isso nunca vai acabar, é que tudo se resume ao relacionamento entre pessoas. Eu saí de uma posição onde eu não tinha nenhum contato com o cliente e hoje eu sou uma das pessoas da Match que os clientes confiam uma boa parte do seu negócio e do seu investimento. E o que eu aprendi é que o nosso principal ativo está na confiança que a gente gera no cliente. Se você demonstra para o cliente que você está mais preocupado com o problema dele do que ele mesmo, essa relação de confiança se torna inabalável. Por isso, o foco do nosso trabalho nunca pode ser somente a parte técnica, o fazer. Temos que colocar as pessoas em primeiro lugar. Eu vejo hoje as marcas tentado fazer isso: não é mais sobre o produto que eu vendo, mas é sobre as bandeiras que eu acredito, é sobre o posicionamento que eu tenho.

“Aquela visão que eu tinha quando era novo de que quando fosse mais velho eu teria um alto cargo numa empresa, teria uma posição estável e não precisaria mais aprender coisas novas, isso não existe.”

Pode indicar quatro insights que sua experiência recente lhe gerou em termos de consumo, experiência, inovação e marketing?
O insight de consumo é que as pessoas vão consumir a novidade. Todo mundo quer experimentar, isso faz parte do nosso dia-a-dia. Todo mundo quer experimentar a nova tecnologia, o novo produto ou a nova experiência. Então, aquele conservadorismo que achamos que as pessoas têm, talvez não seja mais tão válido. O que vemos são pessoas querendo investir na última tecnologia que existe, ainda sem saber muito o porquê, mas só para ser o pioneiro, ser o primeiro a tirar valor daquilo — se é que aquilo gera algum valor. Já sobre o insight de experiência, acredito que sempre vamos estar mudando de desafios ao longo das nossas vidas. Aquela visão que eu tinha quando era novo de que quando fosse mais velho eu teria um alto cargo numa empresa, teria uma posição estável e não precisaria mais aprender coisas novas, isso não existe. O mundo que eu escolhi viver muda muito e todos os dias. E quanto maior fica o seu negócio, não significa que você cresceu e sim, que você voltou para o início de um outro tamanho.

Veja as outras entrevistas das Série Transições:

“Inovação é sobre cultura e mindset”
Stephanie Peart, criadora da insurtech Komus, fala como levar os conceitos de marca e marketing para um ambiente regulado

“Cultura de compartilhamento fortalece a inovação”
Renato Dias, CEO do Taqe, ressalta a importância do entendimento da estrutura de grandes empresas para o dia a dia das startups

“O publicitário vai muito além da propaganda”
Gal Barradas, fundadora da Gal Barradas Brand&Venture, fala da construção de marcas por meio do propósito

“Inovação deve estar no dia a dia de todos”
André Foresti, fundador da Troublemakers, comenta o papel da mentalidade ágil na resolução de problemas

A tecnologia exigirá maior proposta de valor do marketing
Alexandra Mendonça, chief revenue officer da Winclap e ex-Mercado Livre, analisa os desafios das martechs

Os desafios de não transformar inovação em commodity
Daniel Chalfon, sócio da Astella Investimentos, fala sobre o equilíbrio entre conhecimento e suporte a novos empreendedores

Os aprendizados de uma marca community-driven
Jéssica Gomes, ex-Mutato e creative content da startup Sallve, comenta a responsabilidade na desconstrução de estereótipos

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira