Vinícola Santa Rita quer trazer novos hábitos ao Brasil

Buscar

Vinícola Santa Rita quer trazer novos hábitos ao Brasil

Buscar
Publicidade

Marketing

Vinícola Santa Rita quer trazer novos hábitos ao Brasil

País é o principal mercado de exportação da companhia chilena, que busca difundir consumo para além do inverno e colocar no mercado inovações como o vinho em latinhas


17 de dezembro de 2019 - 15h34

Andrés Lavados: investimentos para crescer no Brasil começaram há oito anos (Crédito: Divulgação)

Ainda que tenha enfrentado desafios em 2019, tanto de foro interno, como colheitas anteriores ruins em volume e valor, e externos, como a guerra comercial entre Estados Unidos e China e o aumento do preço do petróleo, o que afeta suas exportações, a vinícola chilena Santa Rita segue otimista em relação à atuação em mercados como o brasileiro.

O Brasil é o mercado mais importante para as exportações da vinícola, que é a segunda chilena em participação em valor (com 9,7% de share, segundo dado da Intelvid), segundo Andrés Lavados, CEO da companhia – e exporta para 70 países, nos cinco continentes. Ele conta que há oito anos a empresa iniciou um plano para tornar a marca mais relevante no mercado externo. “Esse plano contemplou um novo modelo de distribuição, que expandimos com sucesso para outros mercados e por meio do qual inserimos nossos produtos diretamente em supermercados e via importadores para o comércio on-line. Ano passado, encerramos o ano com um crescimento superior a 6%, após dois anos em que o crescimento foi o mais alto para uma vinícola chilena no mercado”, garante Andrés.

Por aqui, além de apostar em marcas como a 120 (disponível em diversas variedades, que vão desde Cabernet Sauvignon, até blends e brancos variados, como Sauvignon Blanc e Moscato), e as linhas Tres Medallas, Secret Reserv, Medalla Real e Coleção de Origem (vinhos ultra premium), também tem apostado em inovações como o primeiro vinho enlatado, chamado Rita e lançado inicialmente no Chile e no Reino Unido. Aqui, os produtos estão disponíveis em versões Rosé e Blanc, aos quais se juntou recentemente um espumante e, em breve, virá um tinto. “A lata é um formato inovador e sustentável que aponta para novas ocasiões por ser facilmente transportável”, considera o CEO da vinícola.

Praticidade em diferentes ocasiões de consumo é argumento para a linha Rita (Crédito: Divulgação)

Além de oferecer praticidade ao consumidor, outra estratégia da Santa Rita é manter a regularidade das vendas ao longo de todo o ano, com produtos adequados às diferentes estações/climas e ocasiões de consumo – o objetivo é ter os mesmos produtos nos diferentes países, mas adaptados a suas diferentes culturas e situações de consumo.

Ações de marketing

Sem agência de publicidade no Brasil, a Santa Rita conta com sua própria equipe de marketing para adaptar à realidade local as campanhas globais que realiza (além de contar por aqui com a Pipah Comunicação, para ações de PR e eventos, assim como com a Every, para ações digitais, e uma equipe de trade marketing, cuja missão é dar visibilidade aos produtos na ponta da cadeia de negócios). Assim, este ano, por exemplo, a campanha global para 120 – Live life 120 – foi explorada em três diferentes momentos: 120 Arsenal (a bebida é parceira oficial do time desde 2016 e este ano renovou por mais três anos), com direito a um “meet & greet” com o jogador Gilberto Silva, que atuou no clube inglês; 120 dias de verão convidava consumidores de mercados como São Paulo, a apreciarem um pôr-do-sol acompanhados de uma taça de vinho e teve desdobramentos em redes sociais da marca; já a campanha de inverno explorou os vinhos tintos em eventos exclusivos sob o mote “União”. O último deles, para 120, contou com o enólogo Óscar Salas.

“Até 2020, continuaremos com essas e outras ações, destacando principalmente os vinhos 120, Secret Reserve, Medalla Real e Coleção de Origem como os grandes embaixadores de Santa Rita no Brasil”, conta Andrés.

A vinícola Santa Rita é parte do grupo Santa Rita Estates, que também inclui as vinícolas Carmen e Doña Paula, assim como as marcas Sur Andino, e ano passado registrou exportações que chegaram a 683 mil caixas.

Se é fato que a Santa Rita conseguiu fazer do Brasil seu principal mercado externo, fica a expectativa de saber se a marca conseguirá também fazer o consumidor local revezar latinhas de vinho, com as de cerveja, que já está habituado a degustar.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira