Japão admite chances de adiar Olimpíada

Buscar

Japão admite chances de adiar Olimpíada

Buscar
Publicidade

Marketing

Japão admite chances de adiar Olimpíada

Comitê Olímpico Internacional (COI) reafirma esforços para que datas e competições sejam mantidas; patrocinadores ainda não se posicionaram


3 de março de 2020 - 13h48

O COI afirmou que continuará apoiando os atletas e fornecendo as informações e notícias  em todo o mundo (Crédito: divulgação/ COI)

Embora o Comitê Olímpico Internacional (COI) evite falar em cancelar os Jogos de Tóquio em razão do novo coronavírus (Covid-19), nesta terça-feira, 3, a ministra das Olimpíadas do Japão, Seiko Hashimoto, admitiu a possibilidade de adiamento do evento, previsto para acontecer entre 24 de julho a 9 de agosto. A declaração aconteceu durante um encontro na sede do poder legislativo japonês. O número de casos no país asiático chegava a 274 infectados, com seis mortes registradas.

Hashimoto, que também é ex-patinadora, afirmou que o contrato com o comitê prevê que o evento seja realizado dentro de 2020 e que somente haverá cancelamento se os Jogos não acontecerem até o final do ano. “O COI tem o direito de cancelar os Jogos somente se eles não ocorrerem dentro de 2020. Isso pode ser interpretado como a possibilidade dos Jogos serem adiados, contanto que sejam realizados durante esse ano”, afirma.

Embora a fala da ministra tenha deixado claro que o plano B da organização do evento é adiar os Jogos e o cancelamento seja apenas o último recurso, o COI reafirmou os esforços para que as datas e o bom andamento das competições sejam mantidos. “O COI continuará a seguir os conselhos da OMS, como a principal agência das Nações Unidas sobre esse assunto e incentiva todos os atletas a continuarem se preparando para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020”.

No mesmo texto, a organização afirmou que continuará apoiando os atletas e fornecendo as informações e notícias em todo o mundo. O que se sabe até o momento é que a disseminação do COVID-19 já afetou o calendário esportivo de diversos países, em várias modalidades, principalmente na China.

Sob o ponto de vista de estratégias e planejamento em comunicação, nenhum anunciante até o momento deu demonstrações que mudaria seus planos com relação aos Jogos. O caminho óbvio é que todos eles estejam atentos por informações mais precisas sobre como as coisas vão se desenrolar a partir dos próximos dias.

Impacto em eventos de negócios
Nos últimos dias, alguns eventos globais que envolvem negócios, inovação, criatividade e comunicação também foram cancelados por conta do vírus. Entre eles, o Mobile World Congress (que aconteceria em fevereiro, em Barcelona) e o F8 do Facebook (que aconteceria em maio, na Califórnia). Nesta semana, os organizadores do festival global de criatividade Dubai Lynx anunciaram também o adiamento da premiação por conta do Covid-19. O evento é realizado por meio de uma parceria entre a Ascential (também detentora do Cannes Lions) e o Motivar Media Group (dono do Campaign Middle East).

Publicidade

Compartilhe

Veja também