Marketing
Dia do Consumidor: promoções focam em descontos e cashback
Casas Bahia, Ponto Frio, Tok Stok, C&A e Pague Menos prometem quedas de preços que podem chegar a 70%
Dia do Consumidor: promoções focam em descontos e cashback
BuscarDia do Consumidor: promoções focam em descontos e cashback
BuscarCasas Bahia, Ponto Frio, Tok Stok, C&A e Pague Menos prometem quedas de preços que podem chegar a 70%
Salvador Strano
13 de março de 2020 - 10h00
O Dia do Consumidor celebra um discurso do ex-presidente estadunidense John F. Kennedy. Em 15 de março de 1962, o político elencou os quatro direitos que todo consumidor deveria ter: ser ouvido, ter informações, poder escolher e fazer tudo isso em segurança.
O Brasil importou a data em 2014, quando o comparador de preços Buscapé viu nela uma oportunidade de aquecer o comércio no primeiro semestre do ano tradicionalmente mais fraco em comparação ao segundo, quando o varejo promove a Black Friday e o Natal.
O movimento vem crescendo e, em 2020, diversas empresas já aderiram à data. Um estudo divulgado pelo Google apontou que as buscas relacionadas ao Dia do Consumidor cresceram 20% em 2019 quando comparado ao ano anterior.
A Via Varejo, por exemplo, abordou a data com as marcas Casas Bahia e Pontofrio. Entre as ações estão descontos que podem chegar a 70% que já estão no ar desde o começo do mês e vão até dia 16. Para comunicar o pacote, a Casas Bahia adotou o mote “Do jeito que o povo gosta”, com campanha criada pela Y&R e estrelada pelo jornalista Marcio Canuto. Já o Pontofrio divulga a campanha “Você sabe que merece”, onde seus clientes são protagonistas.
A Tok&Stok, por sua vez, escolheu sete categorias de produtos para apresentar descontos a seus clientes. Cada dia da semana que acaba no dia 15 tem um segmento onde a companhia divulga desconto de 10% em toda a linha. A seleção conta com estantes, racks, prateleiras, camas, guarda-roupas, mesas de jantar, cadeiras, bancos, sofás e itens de garden.Além disso, a marca oferecerá cashback de 20% para compras acima de R$ 500. O crédito, entretanto, só poderá ser usado dentro da própria Tok&Stok. Durante as madrugadas, o e-commerce da marca conta, também, com desconto progressivo de até 30% em acessórios selecionados.
Também de olho no e-commerce, a C&A realiza uma campanha voltada para seu pilar de Fashiontronics. Criada pela agência Global Shopper, leva o mote de “Semana Muito Eu. O Dia do Consumidor acontece antes na C&A” e conta com mídia OOH, TV e rádios, além de anúncios nas lojas físicas da marca. Os cashback dentro do e-commerce da C&A pode chegar a R$ 200, afirma a marca.
O varejo farmacêutico também aproveita a data para aumentar sua presença junto ao público. A Pague Menos oferece aos clientes promoções e descontos na “Semana do Consumidor Pague Menos”. Até 15 de março, somente no site, há descontos que chegam a 60%.
Compartilhe
Veja também
Track&Field abre primeira loja no continente europeu
Experience store foi aberta em Portugal sob o sistema de franquia e vem procurando cativas os clientes por meio de atividades esportivas
Como dominar as conversas sobre BBB para além das ações no programa
Ao fim de cada edição, os CMOs são questionados se ainda vale a pena patrocinar a atração, considerando KPIs pragmáticos, como ROI, e costumo responder que, no marketing, é fundamental entender que tudo precisa ser visto de forma conjunta