Inspirado em TV, Coala Festival faz festival online

Buscar

Inspirado em TV, Coala Festival faz festival online

Buscar
Publicidade

Marketing

Inspirado em TV, Coala Festival faz festival online

Transmitido na TNT e no YouTube, edição terá apresentadores, entrevistas e blocos de conteúdo


17 de agosto de 2020 - 7h57

Com um line-up formado por Gilberto Gil e o trio Gilsons, os Novos Baianos, Nego Bala, MC Tha com Rico Dalasam, Mariana Aydar com Mestrinho e quatro DJ sets a 7ª edição do Coala Festival será realizada em 12 de setembro e transmitida gratuitamente pelo YouTube da marca e na TNT a partir das 14h até 22h. A versão ganhou o nome Coala VRTL.

 

Edição tem patrocínio de Amstel, Jameson, Beefeater e Red Bull (Crédito: Wesley Allen/Divulgação)

Esta é a primeira vez que o Coala Festival não será realizado no Memorial da América Latina, em São Paulo. Os organizadores reservaram um local afastado e envolto por natureza para realização de shows e algumas entrevistas com os artistas presentes. Alguns conteúdos foram pré-gravados, como algumas das entrevistas.

Para que não haja risco, o festival contratou uma consultoria de saúde para garantir a saúde e segurança de toda a equipe e artistas presentes. Alguns protocolos adotados são a testagem, medição de temperatura, uso de máscara, face shield e luvas, distanciamento, higienização e logísticas de turnos.

A transmissão televisiva já era uma estratégia da edição do Coala Festival deste ano. O acordo com a TNT era vigente para este ano e evoluiu para uma parceria de transmissão da edição virtual. O canal exibirá os shows entre 20h e 22h. As oito horas completas do festival serão apresentadas no YouTube.

Considerando a exibição em telas, a organização idealizou um modelo que se aproxima de um programa televisivo, com roteiro e grade de atrações. A cantora e modelo Camila de Alexandre e o ator Kelson Succi conduzirão a transmissão, apresentando os shows e conduzindo entrevistas com os artistas presentes. O festival também contará com blocos de conteúdos temáticos sobre a música brasileira pré-gravados. Outros elementos que serão usados são vinhetas, divisão de tela com dois ambientes diferentes e elementos roteirizados para manter a audiência engajada.

“É um conteúdo feito para a tela e vamos ficar oito horas no ar, então, é muito importante que esse tempo seja pensado, roteirizado e preenchido de uma forma relevante e dinâmica. Fomos buscar referências, inclusive fora do ecossistema da música, que fazem bem esse trabalho e fizemos um apanhado de ideias que gostamos e que trarão esse dinamismo para o festival”, descreve Gabriel Andrade, sócio-fundador e um dos curadores do Coala Festival.

Para ajudar no novo modelo, a organização contratou um time com escopos e conhecimentos diferentes do que o mercado de eventos está habituado. Para Andrade, o entretenimento também foi forçado a se digitalizar, pois as ferramentas já estavam no mercado mas não eram amplamente exploradas. Na percepção do executivo, os novos formatos no digital devem se consolidar como uma tendência pós-pandemia, principalmente na união com o físico. Um festival transmitido virtualmente e pela televisão amplia o alcance e dialoga com públicos fora de São Paulo, o que potencializa a marca.

“Muito do que estamos vendo agora se manterá no futuro e consolidará esses novos pontos de contato com o público, criando uma experiência mais abrangente, mais acessível e mais completa. Acreditamos na complementaridade do físico e do digital, e esse ano é justamente o ano em que estamos desenhando a nossa presença nesse universo mas já pensando na união das duas coisas no futuro e como isso potencializa o festival como um todo”, afirma.

Patrocínios e receita
Um fator muito importante da presença das marcas em festivais é criar experiências físicas com o público. Isso não será possível com a transmissão virtual. Apesar disso, a edição encontrou novos formatos para contar com a presença de marcas. Ao todo, são quatro patrocinadores: Amstel, Jameson, Beefeater e Red Bull.

Elas estarão inseridas no plano de comunicação do festival e materiais da transmissão, e participarão dos blocos de conteúdo e elementos cenográficos do ambiente físico onde serão realizadas as gravações. Amstel apresentará os principais programetes de conteúdo e sediará o espaço físico das entrevistas; Red Bull fará um after ao vivo do Red Bull Studios e está realizando um aquecimento para o festival nas redes sociais; e Jameson e Beefeater se apropriarão dos DJ Sets.

**Crédito da imagem no topo: Wesley Allen/Divulgação

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    Aude Gandon esteve no País uma semana antes da Páscoa e falou com exclusividade ao Meio & Mensagem, exaltando força comercial e cultural da categoria

  • Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Marca da Coty, antes restrita a produtos para o corpo, apresenta a linha Monange Facial, desenvolvida para a pele das brasileiras