Marketing

Heineken insere energia verde em sua receita

Grupo assume compromisso de operar todas as suas cervejarias no Brasil até 2023 apenas com energia 100% renovável. Três plantas já foram modificadas

i 18 de dezembro de 2020 - 18h30

Embalagens terão selo sobre energia limpa (crédito: divulgação)

Começando neste mês, com as fábricas de Alagoinhas, na Bahia, de Araraquara, em São Paulo, e de Ponta Grossa, no Paraná, a Heineken passará a utilizar 100% de energia renovável na produção de cerveja no Brasil até 2023. Com isso, a energia verde é o novo ingrediente da tradicional fórmula com água, malte e lúpulo.

A iniciativa integra a estratégia global “Brewing a Better World” da companhia, que tem como um dos objetivos reduzir as emissões de CO2 na produção em 80% até 2030.

Uma das ações implementadas é a adoção de apenas energia renovável nos processos de fabricação e envase. Os rótulos das cervejas Heineken e Heineken 0.0 produzidas com energia renovável serão alterados. Será introduzido um símbolo que informará ao consumidor que o produto (garrafa, lata ou keg) integra uma cadeia energética mais limpa. Em novembro, o grupo adotou iniciativa semelhante com a cerveja Sol, agora produzida com energia de fonte solar.

Para comunicar a mudança, a cervejaria realizou nesta sexta-feira, 18, uma ativação no Rio de Janeiro. O Museu do Amanhã recebeu uma iluminação especial que o deixou totalmente verde. A ação para iluminar o museu também usou apenas energia limpa e foi desenvolvida em parceria com a Red Door Agency. Na comunicação, o projeto Heineken Energia Renovável inclui também as agências Publicis, Lema e iProspect.

As fábricas do Grupo Heineken passarão a adquirir energia elétrica de fontes 100% renováveis, além de ampliar a base energia térmica limpa proveniente de biomassa nas unidades de Araraquara, Alagoinhas e Ponta Grossa. Serão instaladas novas caldeiras de biomassa na cervejaria de Jacareí, em São Paulo, que já opera com 100% de energia elétrica de fontes renováveis. As demais oito cervejarias do grupo no Brasil serão convertidas.

Ativação no Museu do Amanhã marcou o anúncio (crédito: Patrick Gomes)

“A sustentabilidade é um dos pilares da marca e também uma prioridade do Grupo Heineken no Brasil, e essa novidade demonstra aos consumidores não só o nosso compromisso em ser um pouco mais verde a cada dia e fazer o bem para o planeta, mas também o potencial inovador que acompanha a marca desde 1873, por se tratar de um movimento pioneiro em nosso setor”, diz Vanessa Brandão, diretora de marketing de marcas premium do grupo.