Presidente da Tóquio 2020 renuncia após fala sexista

Buscar

Presidente da Tóquio 2020 renuncia após fala sexista

Buscar
Publicidade

Marketing

Presidente da Tóquio 2020 renuncia após fala sexista

Yoshiro Mori, presidente do Comitê Organizador e ex-primeiro-ministro japonês, reclamou da presença de mulheres em conselhos de administração


12 de fevereiro de 2021 - 12h10

Yoshiro Mori: “Gostaria de retirar tudo o que disse” (crédito: reprodução)

O presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio 2020 Yoshiro Mori renunciou ao cargo nesta sexta-feira, 12. O ex-primeiro-ministro do Japão foi pressionado após críticas por suas falas sexistas na quarta-feira, 3, em reunião do Comitê Olímpico Japonês – que anunciou, no ano passado, a intenção de ter um conselho de administração integrado por 40% de mulheres, contra 20% atualmente.

Segundo Mori, mulheres “têm dificuldades” em ser concisas e “têm o espírito de competição”. “Se uma levanta a mão, as outras acham que também devem se expressar. É por isso que todas acabam falando”, disse. “Se você aumenta o número de membros executivos do sexo feminino, e se seu tempo de palavra não estiver limitado em certa medida, terão dificuldade para terminar, o que é irritante”, complementou.

Após pedir desculpas, mas descartar a hipótese de renunciar na quinta-feira, 11, o dirigente anunciou o desligamento nesta sexta-feira, 12. “Minha declaração provocou muito caos. Desejo renunciar como presidente a partir de hoje. Vou renunciar ao cargo de presidente do comitê”, disse Mori.

Ao pedir desculpas, Mori disse que as declarações vão contra o espírito dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, e, portanto, são inapropriadas. “Gostaria de retirar tudo o que disse”. Ao jornal Mainichi, afirmou que falou “sem pensar” e que recebeu broncas da esposa e da filha. “Estava tentando dizer que questionava a opinião geral de que devemos aumentar o número de mulheres em cargos executivos, mas não queria menosprezar as mulheres”.

Para definir o sucessor, o Comitê Organizador terá um Comitê de Revisão de Candidatos com representação igual de gênero, incluindo representantes de atletas. Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), disse que “respeita totalmente a decisão do presidente Mori de renunciar e entende seus motivos”. Sobre o processo de nomeação do substituto, o COI disse que “este é um compromisso claro com a igualdade de gênero, que está totalmente alinhado com a Agenda Olímpica 2020”.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Petz e Cobasi preparam fusão que criará gigante do segmento

    Petz e Cobasi preparam fusão que criará gigante do segmento

    Nova companhia terá 50% de participação de cada uma das empresas e dará origem a player com 483 lojas e faturamento de R$ 6,9 bilhões

  • Moda Olímpica: marcas apresentam uniformes das delegações

    Moda Olímpica: marcas apresentam uniformes das delegações

    Riachuelo e Puma vestirão os integrantes do Time Brasil dentro e fora das quadras, enquanto Havaianas será, mais uma vez, o calçado oficial da delegação