Marketing

Mastercard deixará de ativar marca na Copa América

Empresa segue como patrocinadora do torneio, mas não fará ações para ativar marca na competição, que começa no próximo dia 13 e terá o Brasil como o País-sede

i 9 de junho de 2021 - 6h00

Copa América terá início no próximo dia 13 (Crédito: Reprodução/facebook.com/CopaAmerica)

Patrocinadora oficial da edição 2021 da Conmebol Copa-América, a Mastercard não promoverá ativações e ações para exibir sua marca ao longo do torneio, que começa no próximo dia 13. A informação, inicialmente publicada pela Folha de S.Paulo na noite dessa terça-feira, 8, foi confirmada à reportagem de Meio & Mensagem pela comunicação da empresa.

“Após análise criteriosa, decidimos por não ativar nosso patrocínio à Copa América no Brasil”, diz a empresa, em nota. A decisão, no entanto, não tira a Mastercard da posição de patrocinadora da competição sul-americana. A empresa continua tendo seu nome vinculado ao torneio da Conmebol, mas não promoverá o patrocínio em ações publicitárias e outras formas de ativação.

A decisão da Mastercard acontece em um momento em que a realização do torneio é criticada por parte da opinião pública e pela imprensa. Inicialmente marcada para acontecer na Argentina e na Colômbia, a Copa América deixou suas sedes originais por conta de instabilidade política, no caso da Colômbia, e pela alta proliferação de Covid-19, no caso da Argentina.

Na semana passada, a Conmebol anunciou que o Brasil, que recebeu a última edição da Copa América, e 2019, será a sede da edição deste ano. A decisão gerou críticas por parte da imprensa, por conta do grau da pandemia no Brasil e gerou instabilidade também na seleção brasileira, com jogadores e comissão técnica demonstrando insatisfação pela decisão de ter o Brasil como País-sede.

Os jogos da competição serão realizados no estádio Mané Garrincha, em Brasília; Arena Pantanal, em Cuiabá; Estádio Olímpico, em Goiânia; e Nilton Santos e Maracanã, ambos no Rio de Janeiro.

No comunicado enviado à imprensa, no entanto, a Mastercard não especifica quais foram as razões exatas que a levaram a desistir de ativar sua marca na Copa América. No Brasil, o evento será transmitido pelo SBT, na TV Aberta, e pelos canais Disney (Fox Sports e ESPN) na TV paga.