Com saída de Bezos, Amazon revisa valores corporativos

Buscar

Com saída de Bezos, Amazon revisa valores corporativos

Buscar
Publicidade

Marketing

Com saída de Bezos, Amazon revisa valores corporativos

Princípios pedem que os empregados levem em consideração o bem-estar de seus colegas e da sociedade quando tomarem decisões


5 de julho de 2021 - 18h00

Por Advertising Age

Os funcionários da Amazon devem trabalhar com base em um código de longa data de 14 valores corporativos. Na quinta-feira, 1, poucos dias antes do fundador Jeff Bezos deixar o cargo de CEO, a empresa alterou a lista, adicionando mais dois marcadores.

 

Bezos entrega a liderança da empresa ao antigo deputado Andy Jassy (Crédito: Mark Wilson/Getty Images)

Os novos “Princípios de Liderança” – “Esforce-se para ser o melhor empregador da Terra” e “Sucesso e escala trazem ampla responsabilidade” – exigem que os funcionários levem em consideração o bem-estar de seus colegas de trabalho e da sociedade para além das paredes da empresa ao tomar decisões. Eles também abordam críticas persistentes à empresa como um local de trabalho agressivo e cidadão corporativo imprudente.

O primeiro novo princípio se baseia em uma promessa feita por Bezos no início deste ano em sua carta final aos acionistas como CEO: um apelo para tornar a empresa um lugar melhor para trabalhar e criar valor para os trabalhadores, não apenas para os clientes. Esse apelo vem seguido de relatos de altos índices de lesões em uma instalação da Amazon em Bessemer, no Alabama, e um ano de agitação nos armazéns da empresa, quando alguns trabalhadores reclamaram que a administração os considerou dispensáveis durante a pandemia.

“Líderes trabalham todos os dias para criar um ambiente de trabalho mais seguro, produtivo, com melhor desempenho, mais diversificado e mais justo”, diz o princípio. “Eles lideram com empatia, se divertem no trabalho e tornam mais fácil para os outros se divertirem”.

A segunda aborda uma crítica de longa data à empresa sediada em Seattle, de que uma ascensão meteórica baseada na promessa de Bezos de satisfazer os clientes, em momentos, a Amazon deu pouca atenção a outros constituintes, incluindo às comunidades onde seus funcionários vivem e ao meio ambiente.

“Somos grandes, impactamos o mundo e estamos longe de ser perfeitos”, diz o segundo novo princípio. “Devemos ser humildes e atenciosos até mesmo sobre os efeitos secundários de nossas ações. Nossas comunidades locais, planeta e gerações futuras precisam que sejamos melhores a cada dia”, pontua.

O conjunto de princípios do maior varejista online tem servido como uma espécie de cola para funcionários, projetada para incentivá-los a satisfazer os clientes, fazer o negócio crescer e evitar a complacência que pode seguir o sucesso. Os funcionários são contratados e avaliados pela forma como estão de acordo com os princípios, e a lista talvez seja a maior contribuição da Amazon para a ciência de gestão, uma codificação do pensamento de Bezos.

Bezos entrega a liderança da empresa ao antigo deputado Andy Jassy, nesta segunda-feira, 5.

Tradução: Henrique Cesar Mello

**Crédito da imagem no topo: Christian Wiediger

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Surf: Dream Tour define patrocinadores para 2024

    Surf: Dream Tour define patrocinadores para 2024

    Prio, Gerdau e Estácio promovem as quatro etapas do principal campeonato de Surf do Brasil

  • Talk com Môni aborda o luxo mais liberto de suas próprias amarras

    Talk com Môni aborda o luxo mais liberto de suas próprias amarras

    Em sua quarta edição, evento que acontece no JK Iguatemi discute redes sociais e influência no segmento que por muito tempo resistiu a tudo isso