Natal: o que as crianças esperam da data?

Buscar

Natal: o que as crianças esperam da data?

Buscar
Publicidade

Marketing

Natal: o que as crianças esperam da data?

Levantamento da Kids Corp indica que crianças e adolescentes estão mais otimistas quanto à festividade neste ano


14 de dezembro de 2021 - 6h06

O Natal é sinônimo de presentes, sobretudo para as crianças. Contudo, elas entendem que a data vai além disso. A Kids Corp, empresa de kidtech que atua em toda a América Latina, realizou um estudo em parceria com a Askids, dedicada ao estudo do segmento, para entender as tendências do feriado deste ano por parte do público kids & teen dos países da região. 

 

62% do público brasileiro acredita que a data será melhor em 2021 (Crédito: Divulgação)

A pesquisa apontou que, das mais de 2 mil crianças e adolescentes — de 3 a 18 anos de idade — ouvidas pela companhia, 69% no Brasil (de 650 entrevistados) acreditam que este Natal será melhor que o ano anterior, enquanto a média da América Latina foi de 72%. Entre os outros países analisados aparecem Argentina, Colômbia, México, Chile e Peru. Enquanto isso, mais da metade (60%) dos brasileiros entende que a data é propícia para passar um tempo com a família, contra 62% das demais nações. 

Em 2020, o mesmo levantamento indicou que 26% do público-alvo brasileiro recebeu uma média de mais de 5 presentes cada, e 46% acredita que neste ano a tendência se repetirá. Em toda a América Latina, a média se mantém em três presentes por criança. O resultado da quantidade pode ser justificado pelo fato de que, segundo a Kids Corp, os pais procuraram compensar os filhos com presentes depois do longo período de confinamento.

Ainda, 5 em cada 10 crianças já sabem o que irão pedir ao Papai Noel e as categorias preferidas de produtos são: tecnológicos, brinquedos, jogos e vestuário, no geral. A Kids Corp identificou ainda que, a partir dos nove anos, os indivíduos começam a pedir dinheiro ou vales-presente — o que indica que se tornarão os decisores da compra. A faixa etária dos 3 aos 5 anos prioriza brinquedos e jogos outdoor, enquanto crianças de 6 a 12 anos pedem brinquedos e aparelhos tecnológicos e adolescentes até os 18 anos optam por roupas e também marcas tecnológicas. 

Em relação a produtos, celulares, roupas e sapatos, estão no topo do ranking de desejos. Além disso, as top marcas identificadas pela pesquisa são YouTube, Apple e Nike. O grupo mantém contato com tais companhias principalmente por meio de seus devices ao acessarem diversas plataformas, entre elas sites, apps, canais do YouTube e redes sociais. Ainda, 60% dos mais de 2 mil entrevistados passam seu tempo livre conectados. A média de horas semanais passadas online é de 42 horas.

A Kids Corp questionou as crianças e adolescentes sobre o que fazem quando se deparam com anúncios online. 54% dizem que pedem o produto aos pais ou colocam o item na lista do Papai Noel; 27% buscam informações sobre a marca ou o item; 24% assumem ficar mais interessados na marca e 13% falam mais sobre a marca. Apenas 14% contaram que realmente compram o que os foi apresentado nas propagandas. 

Por mais um ano, o e-commerce continua tendo relevância — herança do ano pandêmico. No Brasil, os que lideram entre listas de presentes estão Amazon, em primeiro lugar, seguida de Mercado Livre, Americanas, Shopee, AliExpress e Adidas. Na Argentina, Chile, México e Colômbia, o marketplace preferido é o Mercado Livre, enquanto no Peru, o líder é o portal Falabella. 

*Crédito da imagem do topo: Romolo Tavani/shutterstock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Cade aprova a compra do Playcenter pela Cacau Show

    Rede de chocolates adquiriu a empresa de entretenimento com o foco de ingressar no setor de experiências

  • Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Vult entra no segmento de produtos para cabelos

    Marca de beleza amplia atuação, colocando no mercado mais de 50 diferentes produtos para contemplar a diversidade brasileira