Eventos adiados fomentam investimentos em tecnologia

Buscar

Eventos adiados fomentam investimentos em tecnologia

Buscar
Publicidade

Marketing

Eventos adiados fomentam investimentos em tecnologia

Com Campus Party e desfiles de Carnaval postergados, formatos híbridos despontam como alternativa no mercado


4 de fevereiro de 2022 - 18h09

O cancelamento das comemorações públicas em diversas cidades do País na entrada de 2022 em decorrência da Covid-19 serviu como prenúncio do que viria a seguir. O Carnaval de rua foi vetado por prefeituras de vários municípios, os desfiles das escolas de samba foram adiados e, agora, eventos mais restritos tiveram sua data adiada, como foi o caso da Campus Party, que aconteceria em 15 de fevereiro e foi postergada para 16 de julho. A instabilidade no cenário da pandemia inicia um novo ciclo de conversas sobre a volta dos eventos ao digital, com maior investimento em tecnologia e interatividade.

 

(Créditos: Gennady Danilkin/Shutterstock)

Na percepção de Bruno Palanti, gerente de atendimento e novos negócios do Grupo MM, empresa de eventos corporativos, há uma demanda forte de eventos como um todo, independente de tamanho ou formato. O mercado viveu fases nos últimos anos. “Primeiro o evento 100% virtual, evoluindo para o híbrido, quando ganhamos a confiança em levar pessoas para o presencial, para um estúdio para acompanhar inloco, minimizando as viagens de quem estava muito distante, e também para os eventos 100% presencial”, descreve.

Segundo o executivo, a realização de eventos grandes, com mais de duas mil pessoas, deve ser retomada de forma mais lenta. Ainda há esperança em relação à vacinação. Apesar da alta taxa de contágio da variante Ômicron, a sintomatologia dos doentes está menos expressiva. Na opinião de Breno Ferreira, VP de Experience da TracyLocke, com a consolidação e ampliação da vacinação, a expectativa é de que esse cenário perdure até final de março. A partir de então, o executivo acredita que exista a possibilidade de maior flexibilização para eventos de grande porte, principalmente em espaços abertos.

Enquanto isso não ocorre, a tendência é que o investimento em tecnologia aumente, principalmente para melhorar a experiência interativa da audiência, dinamizar o tempo de participação, seja com o uso de realidade aumentada, cenários virtuais e etc. “Foi um ponto de partida, mas não é o ponto de chegada. Temos muito ainda o que evoluir e crescer, cada dia surgem novos usos para a tecnologia. É importante estarmos sempre antenados nas tendências para podermos trazer experiência aos participantes. Eventos memoráveis são regados de experiências novas e inesquecíveis, e é isso que devemos aprimorar sempre”, afirma Palanti.

O metaverso é uma tecnologia que avança nesse cenário. Apesar de incipiente na forma de trazer todos os conceitos, imagens e ativações sensorial, eventos grandes já usam a inovação. O SXSW de 2021 usou uma plataforma com avatares para que o usuário navegasse pela cidade virtual de Austin durante o evento remoto. “Já é uma realidade completamente viável tanto para ser a principal experiência quanto para ser parte de um evento hibrido”, diz Ferreira. O desafio é que preocupações com a execução e investimento tem que ser muito bem alinhados.

Para o executivo, os eventos híbridos vieram pra ficar e as experiências digitais vão ser cada vez mais relevantes nas suas entregas e não somente um ponto de atenção. “As empresas e eventos, por mais que estejam receosas com esse momento, precisam se conectar, os eventos não deixaram e não deixarão de acontecer, mas o que é necessário buscar aproximar as pessoas de todas as formas possíveis, minimizando riscos e exposições desnecessárias, mas trazendo as pessoas para dentro do evento, seja digital ou presencial”, complementa Palanti.

*Crédito da imagem no topo: Shutterstock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Rexona integra time de patrocinadores da Copa América 2024

    Rexona integra time de patrocinadores da Copa América 2024

    Marca da Unilever promoverá ações para os torcedores da competição de futebol, que acontece nos Estados Unidos a partir de 20 de junho

  • Nubank evolui ofertas premium e firma parceria com Max

    Nubank evolui ofertas premium e firma parceria com Max

    Plataforma anuncia o Nubank+, que conta com vantagens como cashback, saque grátis e acesso gratuito ao streaming Max por um ano