Marketing
A derrota do lutador predileto das marcas
Queda de Anderson Silva no UFC 162 vira motivo de piada com patrocinadores do atleta na web
Queda de Anderson Silva no UFC 162 vira motivo de piada com patrocinadores do atleta na web
Meio & Mensagem
8 de julho de 2013 - 5h44
A derrota para o norte-americano Chris Weidman no UFC 162, disputado no final de semana em Las Vegas, nos Estados Unidos, foi a primeira de Anderson Silva em 16 duelos no Ultimate Fighting Championship e resultou na perda do cinturão dos pesos-médios. Mas a queda na luta também trouxe reflexos para os patrocinadores do atleta, que nos últimos anos foi figurinha carimbada nos breaks comerciais do País.
O comportamento de Spider, como é conhecido, durante a luta atraiu críticas de colegas de profissão – que o chamaram de arrogante e prepotente – e de torcedores nas redes sociais. A derrota por nocaute também respingou em seus patrocinadores. Montagens feitas por internautas tiraram sarro de Burger King e Nike.
A camisa da marca de material esportivo criada para o atleta com os dizeres “Anderson Knows” foi adaptada para “Anderson Knows que was knocked out”. Um tênis com o logo da Nike e com o formato de sapato de palhaço também apareceu na web. Já a rede de fast food ganhou um novo slogan dos internautas bronqueados. Em uma foto em que Silva aparece em uma das lojas com uma camisa da empresa está estampada a assinatura “Losers eat at Burger King”.
Para o bem ou para o mal, Anderson Silva tem atraído a atenção do público. Pesquisa recente da Nielsen Sports, unidade de negócios da Nielsen, sobre lembrança e admiração de esportistas apontou o lutador de MMA em quinto lugar, atrás apenas de ídolos do futebol como Neymar, Pelé, Ronaldo Fenômeno e Ronaldinho Gaúcho. Spider já protagonizou campanhas para marcas como Budweiser, Burger King, Honda e Wizard, por exemplo.
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