Cenp lança indicador de investimento em mídia

Buscar

Cenp lança indicador de investimento em mídia

Buscar
Publicidade

Mídia

Cenp lança indicador de investimento em mídia

Com previsão de divulgação dos primeiros dados ainda em 2018, Cenp-Meios está concluindo fase de testes para consolidar informações prestadas pelas maiores agências do País


3 de abril de 2018 - 10h59

Barsotti: serão divulgados dados de investimento em mídia via agência, percentual de cada meio e por região geográfica

A mobilização dos últimos anos que uniu lideranças, empresas e entidades do mercado para que o Brasil volte a ter um indicador confiável da movimentação financeira gerada pela veiculação de publicidade na mídia surtiu efeito. Devem ser divulgados ainda em 2018 os primeiros dados do Cenp-Meios, que já opera em caráter experimental desde o início do ano no âmbito do Conselho Executivo das Normas-Padrão. Um Comitê Técnico foi formado no ano passado com a participação de representantes de anunciantes, veículos e agências, sob a coordenação do presidente do Grupo Meio & Mensagem, Salles Neto.

“Qualquer segmento da economia que se sinta relevante afere sua performance e acompanha o seu desenvolvimento. E o mercado publicitário é hoje um dos poucos setores que não têm essa referência”, observa Salles Neto, escolhido para coordenar o grupo de trabalho pelos 25 anos que acumula de experiência com o Projeto Inter-Meios, que alimentou o mercado com dados sobre o faturamento da mídia, até ser descontinuado em 2015. “Desde que perdeu o Inter-Meios, o mercado está órfão de um referencial para saber como caminha”, frisa.

Até o mês passado, já estavam integradas ao sistema de dados do Cenp-Meios 75% das 80 maiores agências do País, que integram os grupos 1, 2 e 3 do Cenp, numa divisão que leva em consideração o faturamento de cada uma delas e se estende até o grupo 7. A estimativa é a de que juntas as agências que estarão conectadas ao Cenp-Meios nesta primeira fase respondam por 80% a 85% do investimento em compra de mídia no País. “Esta é uma iniciativa com um nível grande de complexidade, que envolve, além das empresas e entidades representadas e filiadas ao Cenp, quatro companhias de software que atendem essas 80 maiores agências do País”, diz o presidente do Cenp, Caio Barsotti. As quatro empresas de software a que ele se refere são MicroUniverso, ADSolution, Progress e VBS.
Segundo Barsotti, as conversas para a viabilização do Cenp-Meios começaram há dois anos e incluíram tramites difíceis como a configuração de um sistema de informações seguro capaz de receber dados processados pelos quatro softwares diferentes. Outro aspecto adicional foi o da preocupação das agências, especialmente as multinacionais, que operam com regras rígidas de compliance, com a segurança das informações de suas áreas financeiras, já que as holdings controladoras são listadas em bolsas de valores.

Para aplanar ruídos, todo o processo de coleta de informações pelo Cenp-Meios é auditado pela KPMG. “O Cenp não entra no sistema das agências. O que acontece é o contrário. Cada agência acessa o sistema do Cenp-Meios e deposita lá em formato criptografado os dados de cada PI (Pedido de Inserção) que emite, restritos a valor, meio e cidade. Após a consolidação, essas informações são deletadas. Portanto, não há como chegar ao faturamento individual de cada agência. Além disso, os nomes do anunciante e do veículo sequer chegam ao sistema do Cenp-Meios”, detalha Barsotti.

Ou seja, as informações que serão colhidas e posteriormente divulgadas dizem respeito ao total de investimento em compra de mídia feita via agência, o percentual destinado a cada meio e a cada uma das regiões geográficas do País – dados similares ao que o Projeto Inter-Meios divulgou historicamente. “A principal diferença é que no Inter-Meios as informações eram repassadas pelos veículos e no Cenp-Meios são fornecidas pelas agências. Como não será contabilizada a compra de mídia feita diretamente por anunciantes, é natural que o número final seja menor do que aferia o Inter-Meios”, ressalta Barsotti.

Como o correto preenchimento do PI é fundamental para que todo o processo seja concluído sem ruídos, o Grupo de Mídia de São Paulo, em apoio à iniciativa, irá elaborar e distribuir às agências uma cartilha com o passo a passo para que os dados sejam enviados corretamente ao sistema do Cenp-Meios.

Outra preocupação é que o valor do investimento publicitário aferido pelo Cenp-Meios não seja entendido como total movimentado por todo o mercado brasileiro. Além da compra direta do anunciante no veículo, não estão incluídos valores movimentados por médias e pequenas agências, nem os montantes destinados à produção.

Para fazer uma projeção aproximada de quanto representa o mercado publicitário nacional, o Comitê Técnico Cenp-Meios está em negociação com a Kantar Ibope Media – instituto que fazia trabalho semelhante com o Inter-Meios. “Vencida essa fase de projeção nacional e da verba de produção, devemos começar a divulgar no segundo semestre os dados de investimento referentes ao início de 2018”, prevê Salles Neto, adiantando que a divulgação será feita mês a mês, com um espaço de cerca de três meses entre a coleta de dados e a publicação.

Desde que o Projeto Inter-Meios foi descontinuado, a única referência possível sobre o investimento em publicidade na mídia brasileira passou a ser o tradicional Monitor Evolution, da Kantar Ibope Media, cujos dados alimentam rankings de maiores agências e anunciantes, mas são baseados na checagem das inserções publicitárias cruzadas com os valores de tabela oficiais dos veículos – o que distorce para mais os valores absolutos, já que há casos em que as negociações com agências e anunciantes baixam os preços em até 90%. Em 2014, por exemplo, último ano aferido pelo Projeto Inter-Meios, o mercado publicitário brasileiro movimentou R$ 46 bilhões, mas a conta do Monitor Evolution chegou a R$ 121 bilhões – uma diferença de quase 160%.

Publicidade

Compartilhe

Veja também