Com mais assinantes, desafio de streamings é fidelização
Usuários trazidos pela quarentena demandarão revisão de ofertas, conteúdo e de preços de empresas como Netflix, Globoplay e Telecine

Série Todas as Mulheres do Mundo, do Globoplay: estreia na plataforma foi antecipada para ampliar as opções dos assinantes (Crédito: Divulgação/ Globoplay)
Sem poder sair de casa para qualquer atividade de lazer, é natural que as pessoas tenham recorrido às plataformas de streamings para preencher o tempo com filmes e séries. Alguns dados divulgados por players esse setor já mostra os efeitos da quarentena para os negócios.
No final de abril, a Netflix anunciou que, no primeiro trimestre de 2020, agregou 15,8 milhões de novos assinantes para seu serviço – o dobro do que a companhia havia projetado no período. Lançado há pouco mais de cinco meses, o Disney+ ultrapassou 50 milhões de assinantes. No Brasil, a Globoplay registrou alta no consumo. Segmentos estratégicos para a companhia, como o de séries, tiveram desempenho 111% maior no período de 13 de março a 14 de abril. Ainda sem números contabilizados, o Telecine também viu a alta da curva de seu serviço de streaming.
O bom momento atual, no entanto, não significa exatamente um futuro tranquilo. Por ainda ser um mercado em fase de consolidação, o Brasil ainda têm desafios econômicos e tecnológicos que interferem na massificação dos serviços de streming. Além disso, assim que as medidas de isolamento social forem flexibilizadas, a tendência é que alguns assinantes deixem de lado esses serviços. “Passando esse período, algumas pessoas irão cancelar, de fato. Isso é inevitável”, afirma Aline Pardos, consultora para os segmentos de mídia, entretenimento e digital e fundadora da DCM Consulting. Com a crise, a renda da população tende a diminuir, o que leva a cortes no orçamento. Além disso, é natural que, quando a rotina começar a voltar ao normal, as pessoas também queiram buscar opções de lazer fora de casa.
Desde o início da pandemia, o Globoplay já disponibilizou mais de 70 títulos nacionais e internacionais de forma gratuita, incluindo todas as temporadas de Malhação e séries como Shippados, Clique e Sandy & Jr. A plataforma também liberou todos os capítulos disponíveis da novela Amor de Mãe, que vinha sendo exibida no horário nobre e teve sua produção interrompida. O Globoplay também liberou o acesso às câmeras do BBB20 e ampliou as opções de conteúdo infanto-juvenil.
O Telecine intensificou a comunicação sobre a gratuidade do o primeiro mês para novos assinantes do streaming e abriu o sinal dos canais lineares. “Para o público final, quando abrirmos os sinais da rede e destacamos o período gratuito da plataforma, entendemos com clareza o papel do entretenimento no cenário que se desenrolaria nas próximas semanas”, explica Flavia Hecksher, diretora de marketing e negócios do Telecine.
A íntegra desta reportagem está publicada na edição semanal de Meio & Mensagem, que até o fim de maio pode ser acessada gratuitamente pela plataforma Acervo (www.meioemensagem.com.br/acervo), onde também está disponível a consulta a todas as edições anteriores que circularam nos 42 anos de história da publicação. Também está aberto a todo o público, gratuitamente, o acesso à versão digital das edições semanais de Meio & Mensagem, no aplicativo para tablets, disponível nos aparelhos com sistema iOS e Android.