Facebook Inc. adota nome Meta

Buscar
Publicidade

Mídia

Facebook Inc. adota nome Meta

Empresa quer ser reconhecida como uma fornecedora de tecnologia para uma conexão digital mais profunda


28 de outubro de 2021 - 17h00

Nesta quinta-feira, 28, o Facebook Inc., empresa dona das plataformas Facebook, Instagram, WhatsApp e da empresa de dispositivos de realidade virtual Oculus, anunciou seu novo nome. Durante a Connect, conferência anual da empresa, o co-fundador e CEO Mark Zuckerberg apresentou a marca Meta que, conforme sua explicação, significa “além” em grego e representa o compromisso da empresa na construção de tecnologias sociais que extrapolam o que a conexão digital oferece atualmente.

(Crédito: Divulgação/Meta)

A logomarca mantém o azul que deu a cor para o início da companhia com o aplicativo Facebook, até como forma de homenagem, mas foram adicionados tons mais claros em degradê. A intenção é que o desenho que a acompanha ganhe vida no metaverso para que o usuário se mova ao redor do logo.

“O Facebook é um dos produtos mais usados na história do mundo. É uma marca icônica de mídia social. Cada vez mais, ele não abrange tudo o que fazemos. Construir nossos aplicativos de mídia social sempre será importante para nós. Mas nossa marca está focada em um produto. O Facebook agora se refere a família de aplicativos e plataformas futuras. É hora de adotarmos uma nova marca de empresa para englobar tudo o que fazemos, refletir quem somos e o que fazemos”, introduziu Zuckerberg. E seguiu afirmando que a empresa vai ser “metaverse first” ao invés de “Facebook first”.

Também na conferência, Zuckerberg anunciou os investimentos feitos para a ajudar na construção do conceito de metaverso.

Zuckerberg disse que vê o metaverso como sucessor da internet mobile. Segundo ele, no futuro, quando uma pessoa enviar uma foto para parentes, eles podem se sentir como se estivessem com o remetente e não olhando para uma tela pequena. A empresa deu a entender que o metaverso pode conectar pessoas em diferentes ambientes para uma mesma atividade.

Nessa empreitada, empresa se apoia em produtos como o Horizon Social, no qual os usuários podem interagir entre si; o Horizon Worlds, através da qual será possível ter experiências em diferentes “mundos” com demais usuários; e o Horizon Marketplace, para atender a demandas comerciais. São plataformas que se assemelham a jogos e são acessíveis por fones e óculos de realidade virtual e aumentada.

 

(Crédito: Divulgação/Meta)

No campo da realidade virtual, a empresa afirma que continua trabalhando com desenvolvedores para construir e monetizar aplicativos. Já no âmbito da realidade aumentada, a companhia investe em tornar seus óculos de VR mais completos e trabalha junto com demais produtores de conteúdo e recursos para enriquecer as experiências do usuário. A empresa também comunicou que investirá US$ 150 milhões em educação via VR.

A intenção do fundador é unir criptomoedas e NFTs no seu metaverso para possibilitar usuários a terem propriedade sob seus próprios dados. Além disso, ele espera que, em uma década, o metaverso terá um bilhão de pessoas usuárias e gerará bilhões de dólares em comércio. Como exemplo, usuários podem adquirir códigos digitais para roupas no metaverso.

**Crédito da imagem no topo: Divulgação/Meta

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Veículos prestam homenagem aos 30 anos da morte de Ayrton Senna

    Veículos prestam homenagem aos 30 anos da morte de Ayrton Senna

    Globo, SporTV e Record preparam conteúdo especial para homenagear o piloto brasileiro

  • Os influenciadores mais procurados no primeiro trimestre de 2024

    Os influenciadores mais procurados no primeiro trimestre de 2024

    Pesquisa realizada pela Influency.me indica os perfis de creators mais buscados e aponta que o investimento em marketing de influência deve aumentar nos próximos meses