Dicas práticas para você vender mais

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Dicas práticas para você vender mais

Toda empresa quer vender mais. Mas será que você está fazendo a coisa certa para conseguir isso?


16 de outubro de 2018 - 11h04

Crédito: iStock

Hoje, os vendedores são, mais do que nunca, muito importantes nas empresas. Não basta apenas ter boa vontade para ser um bom vendedor, é preciso querer ser vendedor. Sem espírito de liderança, persistência, força de vontade e expertise não se fecha vendas, não vencemos adversidades, não fazemos nada.

O grande vendedor é, na verdade, um homem de negócios. Não basta apenas conhecer processo de vendas, seu mercado, sua empresa, concorrentes e produtos. É preciso um pouco mais. Todo vendedor é um empreendedor, que sabe a sua importância para a organização e acredita naquilo que faz.

Sem cliente, ninguém sobrevive. E empreendedores sabem bem disso. Por isso, afirmo que ser proativo e empreendedor é totalmente necessário para assumir a carreira de vendas.

É por esse motivo que, muitas vezes, a carreira de vendas acaba sendo uma jornada temporária para muitos, já que, cuidar de todos esses detalhes para que uma venda aconteça é um desafio muito grande.

Mas, algumas pessoas conseguem tirar grande proveito dessa jornada e transformar-se em grandes campeões de resultados em vendas. Essas pessoas são os verdadeiros empreendedores, que conseguem aliar seu conhecimento, juntamente à força de vontade para conseguir ultrapassar suas metas e obter novos resultados.

Por mais que não exista uma receita mágica para vender mais, existem sempre algumas regras que ajudam.

Tenha uma equipe forte, unida e de alto desempenho

Nenhum vendedor consegue aumentar as suas vendas fazendo parte de uma equipe de vendas fraca e sem motivação. Ter uma equipe comercialmente forte significa, acima de tudo, unicidade entre os vendedores: um ajudando, auxiliando e ensinando o outro. Quando um vendedor apoia o outro, toda a equipe cresce como um conjunto e fica mais forte para superar as adversidades.

Se você acha que faz parte de uma equipe de vendas fraca, ajude a qualificá-la. É muito mais fácil ser um vendedor de uma equipe extraordinária do que ser um extraordinário em uma equipe medíocre.

Seja diferente

A questão não é o que você faz de melhor que seu concorrente, mas o que você faz de diferente dele. O que você faz que ele não faz? Em que você se diferencia?

É assim que você precisa se posicionar. Como a empresa que promete e entrega coisas diferentes da concorrência. Assim, as pessoas vão entender que você é diferente, não simplesmente melhor. Não basta ser melhor. Precisa ser diferente.

Não gaste sua energia com os clientes errados

Nossos esforços para solucionar e contornar os problemas com os clientes errados, ouvi-los, ajustar nossa proposta e reparar todos os obstáculos impostos por falsas promessas, falta de informação e qualquer coisa do tipo, fará com que a rotina de vendas vá para o espaço. Quando paramos de nos dedicar para corrigir imperfeições na hora de entregar o produto, o foco da nossa empresa muda. E isso reflete diretamente na sua equipe de vendas.

A lição que fica é: segmente bem os clientes, para que eles saibam pelo que estão pagando e principalmente para que você possa entregar o seu produto ou serviço sem dor de cabeça.

Promova networking

Para vender mais não basta abordar mais clientes. Antes de querer fechar mais negócios, lembre-se de ajudar seus clientes a também fecharem mais vendas.

Promova o networking entre seus clientes. Quando eles começarem a aproveitar a sua carteira de clientes para fazer com que novos negócios floresçam, eles começarão a levar mais pessoas para fazer relacionamento com eles.

Quando você ajuda seus clientes a fazer negócio você acaba sendo ajudado por eles. Comprometa-se com o sucesso do seu cliente, fazendo com que a sua carteira seja geradora de negócios. Você criará uma comunidade de negócios entorno de sua marca e ganhará novos clientes.

Sua reputação precisa chegar antes em seus clientes

As pessoas querem fazer negócios com as pessoas que são especialistas em seus mercados. Elas não querem fazer negócios com um vendedor que parece não saber o que diz e que se enrola com a primeira pergunta que eles fazem. Se você não parecer ser um expert naquilo que faz, as pessoas não vão querer te ouvir. Elas querem falar com os especialistas, porque são justamente eles que vão dizer coisas novas sobre o seu negócio.

É como diz o velho ditado, não basta ser bom. Tem que parecer bom.

Seja uma pessoa melhor

As vendas não acontecem por acaso. Você precisa estudar, ficar atento ao mercado, às mudanças da sua empresa, aos consumidores, conhecer o seu produto e ir aperfeiçoando o seu conhecimento com o passar do tempo.

Mas, não é só de técnica que vive um vendedor. Para vender mais é preciso tentar ser uma pessoa melhor. É preciso tentar consertar as falhas que cometemos com clientes, com colegas de trabalho e a cada dia sermos melhores. Somente buscando a evolução conseguiremos fazer o melhor uso do nosso conhecimento e enxergar melhores oportunidades de vendas.

Inclua seu cliente nos processos de aprimorando do seu produto ou serviço. E essa é a dica final que deixo para você: continue evoluindo o seu processo comercial.

Eu não lhe diria para acreditar em mim, porque você certamente já sabe que estou falando a verdade.

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