O caos nosso de cada dia

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Opinião

O caos nosso de cada dia

Edição de aniversário dos 41 anos de Meio & Mensagem celebra a criatividade e a imprevisibilidade como agentes da transformação


15 de abril de 2019 - 11h10

 

(Foto: reprodução)

Em tempos de fake news e questionamentos, tanto da atividade em si quanto dos modelos de negócios das empresas do setor, os dias não têm sido fáceis para os jornalistas — se é que já foram…

A sensação de pertencimento quando se faz parte de uma redação e a intensidade do trabalho cotidiano, contudo, ainda me fazem acreditar no que volta e meia digo e repito para os colegas: não há no mundo outra profissão cuja dinâmica seja mais atraente ou antídoto mais eficiente contra o tédio do que a possibilidade de descobertas que permeia a vida de um repórter.

Acrescente a essas variáveis um mercado em completa transformação, como o da comunicação, e fica mais fácil entender por que um dia nunca é igual ao outro para nossa equipe de jornalistas. Tal entusiasmo reflete em produtividade: 2019 ainda não chegou a seu primeiro terço, mas a quantidade de conteúdo relevante e autoral produzido pelo time de Meio & Mensagem, nesses três meses e meio, é digno de nota.

Com o projeto 100 Dias de Inovação,viajamos dezenas de milhares de quilômetros e estivemos na CES, em Las Vegas, no MWC, em Barcelona, e no SXSW, em Austin, para registrar as principais movimentações da indústria, a consolidação de tendências e oportunidades propiciadas pelo avanço da tecnologia e o espírito do tempo, que guiará as decisões em planos que se sobrepõem aos rumos do mercado por tratarem da própria vida em sociedade. Publicamos extensa pesquisa e reportagem sobre a relação entre a geração Z e o trabalho, o ranking de Melhores Agências em Novos Negócios e o de Marcas Mais Punidas pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária. Também fizemos a curadoria da programação de dois dos principais eventos do primeiro semestre: o Summit que abre o Rio2C (última etapa do projeto 100 Dias de inovação, de 23 a 28 de abril, na Cidade das Artes, Rio de Janeiro), e o ProXXIma (que acontece em 7 e 8 de maio, no WTC, em São Paulo).

Isso sem falar nas edições semanais e suas matérias e entrevistas exclusivas, no noticiário quente e diário do site, nas séries de vídeos especiais e todo o desenvolvimento de novos produtos editoriais que apresentaremos nos próximos meses — aguarde.

Ao mesmo tempo, desde o começo do ano, todo o time de jornalistas já vinha trabalhando na edição de aniversário do Meio & Mensagem — uma das maiores, em termos de conteúdo editorial, já produzidas nos 41 anos de história.

Somente para a série de reportagens especiais foram produzidas 45 páginas, em torno dos desafios atuais propostos para a indústria criativa e para quem vive dela. Ao longo do processo de apuração, o editor-chefe Alexandre Zaghi Lemos escolheu a dedo colaboradores ilustres, para ampliar os pontos de vista sobre o tema e abrindo o devido espaço para os especialistas no assunto.

Convidou Alexandre Gama, Celso Loducca e Washington Olivetto a escreverem artigos sobre dilemas do mercado que ajudaram a construir, com seus talentos como criativos e competências como empresários; e também Dedé Larentino, Eco Moliterno, Gustavo Victorino, Júlio Andery e Marcos Medeiros, para ilustrarem o caos intrínseco ao ofício da comunicação contemporânea, um conceito que norteou a definição das pautas originalmente pensadas para esta edição — ideias que, assim como previsto pela teoria do caos, foram se transformando a partir de pequenos acontecimentos cujos desdobramentos multiplicaram possibilidades, ampliando universos.

Qualquer semelhança com a imprevisibilidade da rotina de repórter não é mera coincidência. É inspiração.

Viva o caos.

*Crédito da foto no topo: Reprodução

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