É hora de acelerar a retomada e se inocular de tecnologia
É hora de mudança de mindset do modo precaução, para o modo aceleração; do modo receio, para o modo coragem; do modo convencional, para o modo exponencial
É hora de acelerar a retomada e se inocular de tecnologia
BuscarÉ hora de acelerar a retomada e se inocular de tecnologia
BuscarÉ hora de mudança de mindset do modo precaução, para o modo aceleração; do modo receio, para o modo coragem; do modo convencional, para o modo exponencial
A pandemia acelerou processos de transformação digital que estavam engavetados (Crédito: Martin DM/iStock)
Os números da pandemia mostram um país como sempre foi o Brasil: prenhe de desigualdades e diferentes momentos de desenvolvimento.
Uma coisa, no entanto, é certa: caminhamos, mal ou bem, para um controle do vírus em alguma medida e algum momento logo ali adiante, e agora é mais do que a hora dos negócios se prepararem não mais para um cenário de crise instalada, mas para medidas estratégicas de enfrentamento e superação de um quadro de crise total, que começa, bem aos poucos, mas inevitavelmente, a ficar para trás.
É hora de mudança de mindset do modo precaução, para o modo aceleração. Do modo receio, para o modo coragem. Do modo convencional, para o modo exponencial.
Todos acompanhamos como a pandemia acelerou processos de transformação digital que estavam engavetados. Evoluímos anos em meses. Todos vimos isso.
Pois bem, agora é a hora de entender que isso não foi circunstancial, mas que pode vir a ser a velocidade que teremos que seguir de agora em diante.
Eu diria mais: agora é a hora de entender isso não como uma nova dificuldade, mas como uma gigantesca oportunidade. Oportunidade de superação, hiper-desenvolvimento e escalada para um novo patamar, seja seu negócio qual negócio for.
Para as agências, é hora de trazer a tecnologia definitivamente para dentro de casa. Para os anunciantes, é hora de inovar como método de gestão e geração de negócios. Para as plataformas de mídia e comunicação, é a hora de se transformarem em plataformas de dados, tecnologia e conversão. Para os negócios digitais, é hora de se transformarem em ecossistemas de integração omnitudo.
É hora também de nossa indústria, essa mesma descrita aí acima, assumir seu protagonismo já, diante de um cenário de negócios em que ficou mais do que provado que é a população, na condição de cidadãos e consumidores, que dita o que as empresas devem ou não fazer, e não o contrário. Serão eles sempre que determinarão o ritmo e razão de ser dos negócios.
E sabe quem conversa e entende melhor essa gente toda? Nossa indústria.
É hora de o diretor de marketing assumir protagonismo na corporação. É hora de a agência assumir protagonismo no marketing. É hora de os veículos assumirem-se como a rede de conexões protagonista, que integra tudo, porque está em todos os lugares em que os públicos estão.
Podemos promover uma revolução a partir desse desastre sem precedentes que é o Covid-19. Será desse infame invasor assassino que poderemos renascer fortalecidos por certezas que não tínhamos antes e conhecimentos que não dominávamos antes.
Planta baixa e pátio de manobras de tudo isso está a tecnologia. Será ela a viabilizadora de tudo. Chega de entendê-la como um desafio, um problema ou, para alguns tontos da cabeça, uma inimiga.
Ela é uma aliada, uma força descomunal, gigantesca e exponencial a nosso serviço e a nosso favor.
Mãos e cabeças à obra. A oportunidade é única. E ela é enorme.
**Crédito da imagem no topo: Eugenesergeev/iStock
Compartilhe
Veja também
E se o Cannes Lions premiasse as melhores parcerias do ano?
Num mundo em que a criatividade virou moeda valiosa, colaborações bem construídas se tornaram a força motriz da inovação
Os cases gringos mais memoráveis de Cannes 2025
Iniciativas como The Final Copy of Ilon Specht, vencedor do Grand Prix de film, são exemplos de consistência das marcas e reconhecimento a quem faz parte da história delas