10 Destaques Regionais de 2014
Relembre os principais fatos do ano da indústria de comunicação nos mercados regionais
Relembre os principais fatos do ano da indústria de comunicação nos mercados regionais
Meio & Mensagem
18 de dezembro de 2014 - 3h51
A conquista dos pampas
A Escala teve 60% de suas ações adquiridas pelo Grupo ABC em setembro. A agência tem sede em Porto Alegre, escritórios em São Paulo e Brasília e acordos operacionais com empresas em Santa Catarina e Recife. Com o aporte, a empresa planeja uma escalada agressiva nos próximos anos, com a meta de crescer 100% até 2020 e oferecer mais possibilidades de desenvolvimento profissional aos funcionários. Os sócios minoritários Alfredo Fedrizzi, Fernando Picoral, Miguel de Luca, Paulo Melo e Reinaldo Lopes seguiram como gestores do negócio. O ABC garantiu que essa é apenas a primeira parceria com agências instaladas em mercados regionais relevantes. O grupo controla também a DM9Sul, que tem sede em Porto Alegre e foi lançada no final de 2011. Na mesma época, a holding comprou a Morya, sediada em Salvador, mas que mantém escritório na capital gaúcha. As demais agências integrantes do ABC são: Africa, Bferraz, DM9DDB, DM9Rio, Interbrand, Loducca, Newstyle, Pereira & O’Dell, Rocker Heads, Sunset e Tudo.
Qualidade de vida e de trabalho
A Verbo Comunicação, de Sorocaba (SP) venceu a quarta edição do ranking Melhores Agências de Comunicação para se Trabalhar, promovida pela Great Place to Work. Entre os benefícios que levaram ao reconhecimento da agência está o Programa Univerbo, um auxílio no pagamento de cursos, palestras, e encontros com profissionais do mercado. Também qualificaram a Verbo a interatividade entre seus diferentes departamentos e o programa Primeiro Estágio, que oferece um mês de aprendizado, como estagiários, para estudantes que queiram conhecer o dia a dia de uma agência. Há 13 anos no mercado, a Verbo tem cerca de 50 colaboradores. O levantamento da Great Place to Work é realizado em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) e contou com 119 agências de todo o País, sendo que 35 alcançaram ou superaram a nota mínima de 70 pontos e se tornaram finalistas. O objetivo da pesquisa é qualificar o ambiente de trabalho dentro das empresas. Participam do prêmio agências de publicidade e de serviços especializados de acordo com o número de colaboradores, que varia de 30 a cem funcionários. Na mesma categoria da Verbo, concorreram as agências Danza, de Vitória, e Blackninja, de Recife.
Futebol com pimenta
Se no Mundial da Fifa o futebol brasileiro deixou a desejar dentro de campo, fora das quatro linhas a cultura do País contagiou turistas e torcedores. Um dos grandes sucessos do torneio foi o cardápio especial com pratos típicos regionais em cinco das 12 sedes. Em Belo Horizonte, o tradicional feijão tropeiro do Mineirão entrou no menu oficial. Um clássico das praias cariocas, o biscoito de polvilho também foi oferecido no Maracanã, no Rio de Janeiro. Em Recife, fizeram parte do cardápio o bolo de rolo e a tapioca. Também no Nordeste, Salvador ofereceu ao público acarajé e cocada. Já Manaus foi responsável pela principal inovação gastronômica da Copa do Mundo: em uma releitura do tradicional fish & chips britânico, o palco amazonense apresentou aos torcedores o tambaqui fish & chips. A versão tupiniquim do prato foi uma ideia de Mário Valle, dono de um restaurante na cidade, e superou a marca de uma tonelada de porções vendidas.
A decolagem de Viracopos
Após ser privatizado, o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), ganhou um contrato de R$ 9,5 bilhões de investimentos em 30 anos. As reformas preveem aumentar a capacidade para 22 milhões de passageiros/ano até 2012, fechar o contrato com média de 80 milhões de pessoas atendidas. As primeiras obras do aeroporto foram entregues a tempo da Copa do Mundo e ampliaram o novo terminal em 150 mil metros quadrados. O aeroporto já opera voos internacionais desde julho — hoje já são 35 rotas estrangeiras por semana. A Telefônica Vivo também fechou contrato de cinco anos para a gestão de ofertas e serviços de voz, dados e TI. Na área de publicidade, a ideia é incrementar seus pontos de mídia em até 500%, saltando dos atuais 58 para 353. A VCP Mídia, consórcio formado pela Via+ e Band Outernet, é responsável pelas telas do complexo, que já possui parcerias com marcas como Amil, Caixa Econômica Federal e John Deere.
Aos 50, Zero Hora muda
Em abril deste ano, ao comemorar 50 anos de atividade, o jornal gaúcho Zero Hora anunciou que entrava em nova fase. Com mudança integral em sua identidade visual, reorganização de seus cadernos e reformulações em sua operação, o veículo do Grupo RBS mudou com a missão de incrementar a interação com o público leitor, visando os mais variados meios de comunicação. Ainda de olho no crescimento do interesse do público pelo digital, o Zero Hora também investiu nas interfaces digitais de seu portal na internet, assim como em seus aplicativos para dispositivos móveis. Acompanhando a comemoração de seus 50 anos, o jornal lançou ainda um livro comemorativo, disponível para download gratuito em tablets, com conteúdo em áudio e vídeo. O material traz momentos históricos, o cotidiano e as mudanças de comportamento desde 1964, quando o Zero Hora foi lançado no mercado pelo Grupo RBS.
TVs em festa
A contratação do apresentador Luciano Faccioli pela TV Jornal de Pernambuco, afiliada do SBT, despertou a atenção do mercado para o fortalecimento das programações regionais das TVs abertas. No Ceará, por exemplo, a Jangadeiro, afiliada Band, lançou o folhetim Novela da Gente, gênero de ficção que costuma ser ancorado pela cabeça de rede. Embalada pelo sucesso da gastronomia na TV, a Band Bahia reestreou o programa Prato da Casa e, graças ao fortalecimento da área comercial em São Paulo, contou com grandes patrocinadores, como Todeschini e Knorr. A Record Goiás colocou R$ 50 milhões em sua sede, focada em desenvolver a transmissão HD — investimentos em tecnologia catalisou muitos mercados regionais por causa do desligamento do sinal analógico. A Record Bahia também investiu R$ 8 milhões na capital e mais R$ 25 milhões no interior, prevendo melhorias em estrutura e conteúdo. A Globo estreou em 2013 no DF o Música Brasília, apresentado pelos ex-The Voice Ellen Oléria e Diego Azevedo. Já a TV Fronteira fez 20 anos em junho com um retrospecto no Globo Repórter e novos quadros nos telejornais locais. A EPTV, afiliada Globo que serve a diversas cidades do interior paulista e sul de Minas Gerais, celebrou 35 anos com o Mais Caminhos, apresentado por Pedro Leonardo e Aline Lima (filhos dos cantores sertanejos Leonardo e Chitãozinho, respectivamente). A TV Morena, afiliada de Campo Grande, prepara sua festa de 50 anos em 2015 com uma nova sede. A TV Anhanguera, afiliada Globo em Goiás e Tocantins, tem investido em grandes eventos como o Radicais Livres, o Caldas Country e o programa Estação Anhanguera, que reúne os melhores momentos do Festival Vila Mix.
Pesquisas para todos
Agências de pequeno e médio porte ganharam um alento neste ano para suas demandas de pesquisa. Com o objetivo de facilitar o acesso dessas empresas a estudos online de audiência e a informações sobre os veículos de comunicação do Brasil, a Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) e o Ibope Media firmaram um acordo. Com ele, agências associadas da Fenapro passaram a ter a possibilidade de adquirir com descontos os relatórios de investimentos publicitários elaborados pelo instituto de pesquisa. O acordo incluiu o abatimento nos preços do relatório estratégico, que fornece dados detalhados dos anunciantes e dos meios em que estes atuam, e do relatório tático, que reúne as informações de veículos e de seus respectivos programas, bem como o volume de inserções feito em cada meio. Vale lembrar que o Ibope Media analisa mensalmente os investimentos publicitários realizados nas TVs aberta e paga, e ainda no rádio, jornal, revista, cinema, outdoor, mobiliário urbano e internet.
Recorde global
O desafio não era simples: o mineiro Ricardo Nunes queria comemorar os 25 anos da rede de lojas que criou, a Ricardo Eletro, vendendo 600 eletrodomésticos em 24 horas e sem ajuda de outros funcionários. Isso tudo para bater o recorde do norte-americano Joe Girard, que trabalhava em concessionárias de veículos e entrou para o Guinness Book depois de negociar 600 carros em um só ano. Quem criou o desafio foi a Pro Brasil, agência que atendeu a conta por dez anos, até a conta ir para a carteira da Propeg. A ideia era que, em sua última campanha para o cliente, a agência fizesse uma ação para que Ricardo Nunes entrasse para o livro dos recordes. E ele entrou. Após uma mobilização de mídia de alto impacto, Nunes vendeu 600 eletrodomésticos sozinho, em apenas cinco horas, no dia 24 de outubro, com a presença de juízes do Guiness Book. Com isso, teve seu recorde de vendas registrado na categoria Most home appliances sold by one person in 24 hours.
Avanço do Centro-Oeste
De 2002 a 2012, a região Centro-Oeste foi a única do País a apresentar aumento em sua participação no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Ainda na quarta posição (considerando as cinco regiões), o PIB do Centro-Oeste aumentou 1% no período de dez anos, e foi de 8,8% para 9,8%. O estudo foi feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado em novembro de 2014. O Sudeste continua concentrando a maior fatia do PIB com 55,2% da receita, seguido por Sul com 16,2%, Nordeste com 13,6% e por último a região Norte com 5,3%. Entre os motivos apontados para o crescimento do Centro-Oeste está o aumento da participação dos Estados de Goiás, com 2,8%, e Mato Grosso, com 1,8%. Ainda considerando a região, o Distrito Federal mostrou o maior PIB per capita, no valor de R$ 64.653; quase três vezes a média brasileira e praticamente o dobro do vice-líder São Paulo, com R$ 33.624,41. Brasília está entre as oito unidades do País que concentram 76,6% no PIB brasileiro, nesta ordem: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal e Bahia.
Tecnologia arretada
De 2006 a 2013 a renda das famílias no Nordeste cresceu 7,2% ao ano, mais que os 5,6% da média nacional. O desenvolvimento na região também é resultado do investimento de empresas em centros acadêmicos nos nove Estados. A Bahia tem sete mil pesquisadores, mais da metade doutores, distribuídos em cerca de 200 grupos de pesquisa em instituições acadêmicas, científicas e tecnológicas. A Paraíba também se destaca por seus polos tecnológicos. Hoje Campina Grande tem, por exemplo, 2,7 mil estudantes de pós-graduação, matriculados em 21 programas de MBA, 35 de mestrado e 16 de doutorado, uma das mais altas médias do País. Em Pernambuco está localizado o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R). A instituição, referência em ciência e tecnologia no País, foi sacudida neste ano pela saída de Silvio Meira, idealizador e líder da instituição, mas permanecerá por um período como consultor. Em dezembro, o Porto Digital, também de Recife, lançou o primeiro serviço de compartilhamento de carros elétricos do País.
Por Amanda Boucault, Beatriz Lorente, Felipe Turlão, Fernando Murad, Igor Ribeiro, Mirella Portiolli e Teresa Levin
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