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10 Destaques Regionais de 2014

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10 Destaques Regionais de 2014

Relembre os principais fatos do ano da indústria de comunicação nos mercados regionais


18 de dezembro de 2014 - 3h51

A conquista dos pampas
A Escala teve 60% de suas ações adquiridas pelo Grupo ABC em setembro. A agência tem sede em Porto Alegre, escritórios em São Paulo e Brasília e acordos operacionais com empresas em Santa Catarina e Recife. Com o aporte, a empresa planeja uma escalada agressiva nos próximos anos, com a meta de crescer 100% até 2020 e oferecer mais possibilidades de desenvolvimento profissional aos funcionários. Os sócios minoritários Alfredo Fedrizzi, Fernando Picoral, Miguel de Luca, Paulo Melo e Reinaldo Lopes seguiram como gestores do negócio. O ABC garantiu que essa é apenas a primeira parceria com agências instaladas em mercados regionais relevantes. O grupo controla também a DM9Sul, que tem sede em Porto Alegre e foi lançada no final de 2011. Na mesma época, a holding comprou a Morya, sediada em Salvador, mas que mantém escritório na capital gaúcha. As demais agências integrantes do ABC são: Africa, Bferraz, DM9DDB, DM9Rio, Interbrand, Loducca, Newstyle, Pereira & O’Dell, Rocker Heads, Sunset e Tudo.

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Qualidade de vida e de trabalho
A Verbo Comunicação, de Sorocaba (SP) venceu a quarta edição do ranking Melhores Agências de Comunicação para se Trabalhar, promovida pela Great Place to Work. Entre os benefícios que levaram ao reconhecimento da agência está o Programa Univerbo, um auxílio no pagamento de cursos, palestras, e encontros com profissionais do mercado. Também qualificaram a Verbo a interatividade entre seus diferentes departamentos e o programa Primeiro Estágio, que oferece um mês de aprendizado, como estagiários, para estudantes que queiram conhecer o dia a dia de uma agência. Há 13 anos no mercado, a Verbo tem cerca de 50 colaboradores. O levantamento da Great Place to Work é realizado em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) e contou com 119 agências de todo o País, sendo que 35 alcançaram ou superaram a nota mínima de 70 pontos e se tornaram finalistas. O objetivo da pesquisa é qualificar o ambiente de trabalho dentro das empresas. Participam do prêmio agências de publicidade e de serviços especializados de acordo com o número de colaboradores, que varia de 30 a cem funcionários. Na mesma categoria da Verbo, concorreram as agências Danza, de Vitória, e Blackninja, de Recife.  

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Futebol com pimenta
Se no Mundial da Fifa o futebol brasileiro deixou a desejar dentro de campo, fora das quatro linhas a cultura do País contagiou turistas e torcedores. Um dos grandes sucessos do torneio foi o cardápio especial com pratos típicos regionais em cinco das 12 sedes. Em Belo Horizonte, o tradicional feijão tropeiro do Mineirão entrou no menu oficial. Um clássico das praias cariocas, o biscoito de polvilho também foi oferecido no Maracanã, no Rio de Janeiro. Em Recife, fizeram parte do cardápio o bolo de rolo e a tapioca. Também no Nordeste, Salvador ofereceu ao público acarajé e cocada. Já Manaus foi responsável pela principal inovação gastronômica da Copa do Mundo: em uma releitura do tradicional fish & chips britânico, o palco amazonense apresentou aos torcedores o tambaqui fish & chips. A versão tupiniquim do prato foi uma ideia de Mário Valle, dono de um restaurante na cidade, e superou a marca de uma tonelada de porções vendidas. 

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A decolagem de Viracopos
Após ser privatizado, o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), ganhou um contrato de R$ 9,5 bilhões de investimentos em 30 anos. As reformas preveem aumentar a capacidade para 22 milhões de passageiros/ano até 2012, fechar o contrato com média de 80 milhões de pessoas­ atendidas. As primeiras obras do aeroporto foram entregues a tempo da Copa do Mundo e ampliaram o novo terminal em 150 mil metros quadrados. O aeroporto já opera voos internacionais desde julho — hoje já são 35 rotas estrangeiras por semana. A Telefônica Vivo também fechou contrato de cinco anos para a gestão de ofertas e serviços de voz, dados e TI. Na área de publicidade, a ideia é incrementar seus pontos de mídia em até 500%, saltando dos atuais 58 para 353. A VCP Mídia, consórcio formado pela Via+ e Band Outernet, é responsável pelas telas do complexo, que já possui parcerias com marcas como Amil, Caixa Econômica Federal e John Deere.

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Aos 50, Zero Hora muda
Em abril deste ano, ao comemorar 50 anos de atividade, o jornal gaúcho Zero Hora anunciou que entrava em nova fase. Com mudança integral em sua identidade visual, reorganização de seus cadernos e reformulações em sua operação, o veículo do Grupo RBS mudou com a missão de incrementar a interação com o público leitor, visando os mais variados meios de comunicação. Ainda de olho no crescimento do interesse do público pelo digital, o Zero Hora também investiu nas interfaces digitais de seu portal na internet, assim como em seus aplicativos para dispositivos móveis. Acompanhando a comemoração de seus 50 anos, o jornal lançou ainda um livro comemorativo, disponível para download gratuito em tablets, com conteúdo em áudio e vídeo. O material traz momentos históricos, o cotidiano e as mudanças de comportamento desde 1964, quando o Zero Hora foi lançado no mercado pelo Grupo RBS. 

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TVs em festa
A contratação do apresentador Luciano Faccioli pela TV Jornal de Pernambuco, afiliada do SBT, despertou a atenção do mercado para o fortalecimento das programações regionais das TVs abertas. No Ceará, por exemplo, a Jangadeiro, afiliada Band, lançou o folhetim Novela da Gente, gênero de ficção que costuma ser ancorado pela cabeça de rede. Embalada pelo sucesso da gastronomia na TV, a Band Bahia reestreou o programa Prato da Casa e, graças ao fortalecimento da área comercial em São Paulo, contou com grandes patrocinadores, como Todeschini e Knorr. A Record Goiás colocou R$ 50 milhões em sua sede, focada em desenvolver a transmissão HD — investimentos em tecnologia catalisou muitos mercados regionais por causa do desligamento do sinal analógico. A Record Bahia também investiu R$ 8 milhões na capital e mais R$ 25 milhões no interior, prevendo melhorias em estrutura e conteúdo. A Globo estreou em 2013 no DF o Música Brasília, apresentado pelos ex-The Voice Ellen Oléria e Diego Azevedo. Já a TV Fronteira fez 20 anos em junho com um retrospecto no Globo Repórter e novos quadros nos telejornais locais. A EPTV, afiliada Globo que serve a diversas cidades do interior paulista e sul de Minas Gerais, celebrou 35 anos com o Mais Caminhos, apresentado por Pedro Leonardo e Aline Lima (filhos dos cantores sertanejos Leonardo e Chitãozinho, respectivamente). A TV Morena, afiliada de Campo Grande, prepara sua festa de 50 anos em 2015 com uma nova sede. A TV Anhanguera, afiliada Globo em Goiás e Tocantins, tem investido em grandes eventos como o Radicais Livres, o Caldas Country e o programa Estação Anhanguera, que reúne os melhores momentos do Festival Vila Mix. 

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Pesquisas para todos
Agências de pequeno e médio porte ganharam um alento neste ano para suas demandas de pesquisa. Com o objetivo de facilitar o acesso dessas empresas a estudos online de audiência e a informações sobre os veículos de comunicação do Brasil, a Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) e o Ibope Media firmaram um acordo. Com ele, agências associadas da Fenapro passaram a ter a possibilidade de adquirir com descontos os relatórios de investimentos publicitários elaborados pelo instituto de pesquisa. O acordo incluiu o abatimento nos preços do relatório estratégico, que fornece dados detalhados dos anunciantes e dos meios em que estes atuam, e do relatório tático, que reúne as informações de veículos e de seus respectivos programas, bem como o volume de inserções feito em cada meio. Vale lembrar que o Ibope Media analisa mensalmente os investimentos publicitários reali­zados nas TVs aberta e paga, e ainda no rádio, jornal, revista, cinema, outdoor, mobiliário urbano e internet.  

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Recorde global
O desafio não era simples: o mineiro Ricardo Nunes queria comemorar os 25 anos da rede de lojas que criou, a Ricardo Eletro, vendendo 600 eletrodomésticos em 24 horas e sem ajuda de outros funcionários. Isso tudo para bater o recorde do norte-americano Joe Girard, que trabalhava em concessionárias de veículos e entrou para o Guinness Book depois de negociar 600 carros em um só ano. Quem criou o desafio foi a Pro Brasil, agência que atendeu a conta por dez anos, até a conta ir para a carteira da Propeg. A ideia era que, em sua última campanha para o cliente, a agência fizesse uma ação para que Ricardo Nunes entrasse para o livro dos recordes. E ele entrou. Após uma mobilização de mídia de alto impacto, Nunes vendeu 600 eletrodomésticos sozinho, em apenas cinco horas, no dia 24 de outubro, com a presença de juízes do Guiness Book. Com isso, teve seu recorde de vendas registrado na categoria Most home appliances sold by one person in 24 hours. 

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Avanço do Centro-Oeste
De 2002 a 2012, a região Centro-Oeste foi a única do País a apresentar aumento em sua participação no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Ainda na quarta posição (considerando as cinco regiões),­ o PIB do Centro-Oeste aumentou 1% no período de dez anos, e foi de 8,8% para 9,8%. O estudo foi feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado em novembro de 2014. O Sudeste continua concentrando a maior fatia do PIB com 55,2% da receita, seguido por Sul com 16,2%, Nordeste com 13,6% e por último a região Norte com 5,3%. Entre os motivos apontados para o crescimento do Centro-Oeste está o aumento da participação dos Estados de Goiás, com 2,8%, e Mato Grosso, com 1,8%. Ainda considerando a região, o Distrito Federal mostrou o maior PIB per capita, no valor de R$ 64.653; quase três vezes a média brasileira e praticamente o dobro do vice-líder São Paulo, com R$ 33.624,41. Brasília está entre as oito unidades do País que concentram 76,6% no PIB brasileiro, nesta ordem: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal e Bahia. 

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Tecnologia arretada
De 2006 a 2013 a renda das famílias no Nordeste cresceu 7,2% ao ano, mais que os 5,6% da média nacional. O desenvolvimento na região também é resultado do investimento de empresas em centros acadêmicos nos nove Estados. A Bahia tem sete mil pesquisadores, mais da metade doutores, distribuídos em cerca de 200 grupos de pesquisa em instituições acadêmicas, científicas e tecnológicas. A Paraíba também se destaca por seus polos tecnológicos. Hoje Campina Grande tem, por exemplo, 2,7 mil estudantes de pós-graduação, matriculados em 21 programas de MBA, 35 de mestrado e 16 de doutorado, uma das mais altas médias do País. Em Pernambuco está localizado o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R). A instituição, referência em ciência e tecnologia no País, foi sacudida neste ano pela saída de Silvio Meira, ideali­zador e líder da instituição, mas permanecerá por um período como consultor. Em dezembro, o Porto Digital, também de Recife, lançou o primeiro serviço de compartilhamento de carros elétricos do País. 

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Por Amanda Boucault, Beatriz Lorente, Felipe Turlão, Fernando Murad, Igor Ribeiro, Mirella Portiolli e Teresa Levin

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